A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Discurso Direto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Discurso Direto."— Transcrição da apresentação:

1 Discurso Direto

2 DEFINIÇÃO É o registro integral da fala do personagem, do modo como ele diz. Isso equivale a afirmar que o personagem fala diretamente, sem a interferência do narrador, que se limita a introduzi-la. Discurso direto "Vou à festa se você me acompanhar", disse João. Passando para o Discurso Indireto João disse que vai à festa se você acompanhá- lo.

3 Forma mais convencional:
Verbo dicendi ou de elocução (exprimir-se): dizer, falar, perguntar, retrucar etc; Dois pontos; Travessão (na outra linha). Exemplo: Estirado por sobre a mesa, o administrador gritava: −Você já esteve no Alentejo? (Eça de Queiroz)

4 Observe a fala dos interlocutores:
“─ Perfeito! ─ exclamou o diabo ─ Já vi que acertei. Quando podemos começar a campanha?” ─ Espere um pouquinho – disse o publicitário. ─ Temos que combinar algumas coisas. Interlocutores : diabo e publicitário.

5 Variantes da forma convencional
1) O personagem fala diretamente, isto é, sem ser introduzido, e o narrador se encarrega de esclarecer quem falou, como e por que falou. − Sente-se − ordena a professora irritada. 2) Em vez dos travessões para isolar a fala do personagem, encontramos outra pontuação: virgula, ponto etc. só permanece o travessão inicial. − O meu projeto é curioso, insistiu o sardento, mas parece que este povo não me compreende. ( Graciliano Ramos)

6 3) Várias falas se sucedem sem a presença notória do narrador; apenas se sabe o que fala cada personagem, porque há mudança de linha e novo travessão. − O que é, meu rapaz? − Eu queria conhecer a grande máquina. − Não conhece ainda? − Não. − É novo na cidade? − Nasci aqui. − E como não conhece a máquina? − Nunca me deixaram. ( Ignácio de Loyola Brandão)

7 Discurso Indireto

8 Discurso indireto O discurso indireto é definido como o registro da fala da personagem sob influência por parte do narrador. Nesse tipo de discurso, os tempos verbais são modificados para que haja entendimento quanto à pessoa que fala. Além disso, costuma-se citar o nome de quem proferiu a fala ou fazer algum tipo de referência. Ex: Kátia perguntou a sua prima se ela iria ao colégio. (discurso indireto) Passando para o discurso direto, temos: Kátia perguntou a sua prima: ─ Você vai ao colégio?

9 Resumindo: No discurso indireto, o narrador diz com suas palavras o que dizem os personagens.

10 TRANSFORMAÇÕES (FORMA)
Discurso direto Discurso indireto A mãe pergunta: - você está com fome? O jornal afirma: - Pão e leite mais caros esta semana. A mãe pergunta se ele está com fome. O jornal afirma que o pão e o leite ficarão mais caros nesta semana. Conjunção integrante que ou se liga o verbo dicendi ao que foi falado.

11 TRANSFORMAÇÕES (PRONOMES)
Discurso direto Discurso indireto A moça reclamava: - Eu não consigo entender-me com eles, nem eles comigo. A moça reclamava que (ela) não conseguia entender-se com os outros, nem eles com ela. Os pronomes de 1ª pessoa passam à 3ª pessoa.

12 Discurso Indireto Livre

13 Discurso indireto livre
É um registro da fala ou pensamento de personagem. Que consiste num meio-termo entre o discurso direto e o indireto, porque apresenta expressões típicas do personagem mas também a mediação do narrador. Por meio dele, o narrador pode, não apenas reproduzir indiretamente falas da personagens, mas também o que elas não falam, mas pensam, sonham, desejam, etc. Neste caso, discurso indireto livre corresponde ao monólogo interior das personagens, mas expresso pelo narrador.

14 Características do discurso indireto livre
É usado para transcrever pensamentos; Não apresenta geralmente verbo de elocução; A fala ou pensamento do personagem segue tempos verbais. (3ª pessoa). Ex: (...)deixava os filhos soltos no barreiro, enlameados como porcos. E eles estavam perguntadores, insuportáveis. Fabiano dava-se bem com a ignorância. Tinha o direito de saber? Tinha? Não tinha. — Está aí. (Cap. II, Fabiano / Romance Vidas Secas)

15 Exemplo de discurso indireto livre
“Não se conformou: devia haver engano. Ele era bruto, sim senhor, via-se perfeitamente que era bruto, mas a mulher tinha miolo. Com certeza havia um erro no papel do branco. Não se descobriu o erro, e Fabiano perdeu os estribos. Passar a vida inteira assim no toco, entregando o que era dele de mão beijada!Estava direito aquilo? Trabalhar como negro e nunca arranjar carta de alforria!” (Cap. X, Contas / Romance Vidas Secas)


Carregar ppt "Discurso Direto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google