A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

M ODULO II – ESPECIFICA INTENSIVO Prof. Regis Romero.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "M ODULO II – ESPECIFICA INTENSIVO Prof. Regis Romero."— Transcrição da apresentação:

1 M ODULO II – ESPECIFICA INTENSIVO Prof. Regis Romero

2 QUESTÃO 1 – (RESOLUÇÃO) a) Para a espécie 2, no fundo, porque os vermes vivem preferencialmente enterrados no lodo. Para a espécie 4, na faixa que recebe luz, porque as algas e plantas precisam da luz para a fotossíntese. b) Não competem pelo alimento, já que os hábitos alimentares são diferentes. As espécies 2, 3 e 5 podem competir pelo espaço, pois todas se alimentam no fundo, assim como 1 e 4 que se alimentam na região iluminada. c) 3 - predadora; 4 - herbívora.

3 QUESTÃO 2 – (RESOLUÇÃO) a) O esgoto não tratado é rico em resíduos orgânicos que uma vez decompostos por decompositores liberam nutrientes minerais que estimulam a proliferação de vegetais. b) Com maior quantidade de plantas, há mais fotossíntese e, portanto um incremento na produção de oxigênio na água.

4 QUESTÃO 3 – (RESOLUÇÃO) O gás liberado por conseqüência da criação de gado é o metano (CH4 ). Esse gás é gerado pela fermentação realizada por microorganismos simbiontes da microbiota, presentes no aparelho digestório dos bovinos, que possibilitam a digestão da celulose.

5 QUESTÃO 4 – (RESOLUÇÃO) O maior nível de variabilidade genética ao longo das gerações ocorrerá com a espécie A, pois a facilidade de deslocamento dessa espécie de um fragmento de mata para outro permite que esteja sujeita a pressões seletivas diferentes e intercruzamentos com populações diferentes, o que aumenta a variabilidade genética.

6 QUESTÃO 5 – (RESOLUÇÃO) a) Forma habitual de transmissão A pessoa se contamina através da picada do inseto hematófago, conhecido popularmente como barbeiro ou chupança. O inseto defeca e elimina o Tripanosoma cruzi junto com as fezes. Ao cocar o local da picada, a própria pessoa se contamina com os protozoários, que penetram através do ferimento da picada e, pela corrente sanguínea, atingem diversos órgãos e tecidos. B) O desmatamento, a substituição da mata original pela lavoura e o pastoreio excessivo são alguns dos fatores da adaptação dos insetos transmissores da doença de Chagas aos domicilios urbanos. Com isso, o homem vem contribuindo com a destruição do nicho ecológico desses insetos. Poderão ser citados também o uso indiscriminado de agrotóxicos e a expansão urbana desordenada.

7 QUESTÃO 6 – (RESOLUÇÃO) a)Produtores – curva Y eConsumidores de 1ª ordem – curva X b) Haverá, inicialmente, um aumento dos consumidores de 1ª ordem, ocasionado pela extinção de seus predadores, que são os consumidores de 2ª ordem. Em conseqüência, ao longo do tempo, ocorrerá um declínio da população de produtores. A falta de alimento levará, em seguida, a uma diminuição da população de consumidores primários.

8 QUESTÃO 7 – (RESOLUÇÃO) A) Mutualismo. B) Predação. C) Comensalismo. D) Competição.

9 QUESTÃO 8 – (RESOLUÇÃO) Grupo 3. Estas espécies realizam maior produção de matéria orgânica em intensidades luminosas mais altas, em conseqüência da maior taxa de fotossíntes A produtividade primária líquida tende a estabilizar-se porque, embora ocorra um aumento da produtividade primária bruta, passa também a haver um aumento proporcional da respiração. A biomassa tende a aumentar.


Carregar ppt "M ODULO II – ESPECIFICA INTENSIVO Prof. Regis Romero."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google