A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ricardo Reis.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ricardo Reis."— Transcrição da apresentação:

1 Ricardo Reis

2 Ricardo Reis ( ?) Se Alberto Caeiro era um camponês autodidata desprovido de erudição, seu discípulo Ricardo Reis era um erudito que insistia na defesa dos valores tradicionais, tanto na literatura quanto na política. De acordo com Pessoa:         "Ricardo Reis nasceu no Porto. Educado em colégio de jesuítas, é médico e vive no Brasil desde 1919, pois expatriou-se espontaneamente por ser monárquico. É latinista por educação alheia, e um semi-helenista por educação própria."

3 A linguagem de Ricardo Reis é clássica
A linguagem de Ricardo Reis é clássica. Usa um vocabulário erudito e, muito apropriadamente, seus poemas são metrificados e apresentam uma sintaxe rebuscada.     Os poemas de Reis são odes, poemas líricos de tom alegre e entusiástico, cantados pelos gregos, ao som de cítaras ou flautas, em estrofes regulares e variáveis. Nelas, convida pastoras como Lídia, Neera ou Cloe para desfrutar de prazeres contemplativos e regrados:    "Prazer, mas devagar,     Lídia, que a sorte àqueles não é grata     Que lhe das mãos arrancam.     Furtivos, retiremos do horto mundo     Os deprendandos pomos."

4 As odes de Reis, como as de Píndaro, recorrem sempre aos deuses da mitologia grega. Este paganismo, de caráter erudito, afasta-se da convicção de Alberto Caeiro de que não se deve pensar em Deus. Para Ricardo Reis, os deuses estão acima de tudo e controlam  o destino dos homens:   "Acima da verdade estão os deuses.     Nossa ciência é uma falhada cópia     Da certeza com que eles     Sabem que há o Universo. 


Carregar ppt "Ricardo Reis."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google