A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Centro de comando corporal. Recebe as informações do meio externo e interno, organiza e processa essas informações, para em seguida promover respostas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Centro de comando corporal. Recebe as informações do meio externo e interno, organiza e processa essas informações, para em seguida promover respostas."— Transcrição da apresentação:

1 Centro de comando corporal

2 Recebe as informações do meio externo e interno, organiza e processa essas informações, para em seguida promover respostas. Juntamente com o sistema endócrino coordena diversas funções do corpo.

3 A principal célula formadora do sistema nervoso é o neurônio. 1 – Dendrito 2 – Corpo celular 3 - Axônio

4 A bainha de mielina aumenta a velocidade do impulso nervoso. A bainha de mielina não é contínua, apresenta intervalos reguladores, formando os nódulos de Ranvier. A bainha de mielina esta presente somente nos vertebrados.

5 A transmissão do impulso é sempre numa mesma direção. São mensagens que percorrem os neurônios a uma velocidade que pode chegar a 120 m/seg

6 Local de encontro entre o final de um neurônio e os começo de outro, ou seja, local de ligação entre dois neurônios, onde é transmitido o impulso nervoso.

7

8 O consumo de drogas como a cocaína, craque, maconha, tabaco alteram a passagem do impulso nervoso. VER SITE:

9 SNC (sistema nervoso central) - Medula espinhal - Encéfalo SNP (sistema nervoso periférico) - Nervos - Gânglios nervosos

10 Corresponde ao centro nervoso, responsável pelo processamento das informações recebidas pelos receptores dos sentidos. É protegido pela caixa craniana (encéfalo) e coluna vertebral (medula espinhal). Três delicadas membranas revestem e protegem o SNC, são elas as MENINGES.

11

12

13 É a maior parte do encéfalo. Compreende as áreas responsáveis pelos 5 sentidos. Também é responsável pela linguagem, raciocínio, aprendizagem, memória, controle voluntário dos músculos.

14 O cerebelo é a parte do encéfalo responsável pela manutenção do equilíbrio e pelo controle do tônus muscular e dos movimentos automáticos. Dependemos do cerebelo para andar, correr, pular, andar de bicicleta.

15 Contém grande quantidade de neurônios que retransmite informações do córtex cerebral para o cerebelo garantindo assim a coordenação dos movimentos e a aprendizagem motora. Participa do controle automático da respiração.

16 Atua como centro de controle de várias funções vitais, entre elas, ritmo cardíaco, controlar a pressão do sangue e estabelece a frequência e a intensidade da respiração. Também conduz os impulsos nervosos do cérebro para a medula espinhal e vice-versa.

17 O tálamo é uma região de substâncias cinzentas do encéfalo. Conduz as informações recebidas pelos órgãos dos sentidos e as direciona para o cérebro. A principal função do tálamo é servir de estação de reorganização dos estímulos

18 Fica localizado abaixo do tálamo. O hipotálamo liga o sistema nervoso ao sistema endócrino sintetizando hormônios. Responsável pelo controle da temperatura, digestão, sensações de sede, fome, emoções e etc.

19 Cordão de cerca de 40 cm de comprimento que passa pelo canal da coluna vertebral. Faz a ligação entre todo o corpo e o encéfalo. Comanda os atos reflexos.

20

21 O conjunto de nervos que levam informações de todas as partes do corpo para o sistema nervoso central e trazem de volta o comando deste para todo o corpo é o SNP

22 Nervos cranianos (12 pares) Nervos espinhais (31 pares) Ex: Nervo olfatório Nervo óptico Nervo oculomotor Nervo hipoglosso Nervo vestibulococlear 8 pares de nervos cervicais 12 pares de nervos torácicos 5 pares de nervos lombares 6 pares de nervos sacrais.

23 Nervos Sensitivos: são os nervos que tem o papel de transmitir os impulsos nervosos do órgão receptor até ao SNC; Nervos Motores: conduzem o impulso codificado no encéfalo (SNC), até ao órgão efetor; Nervos Mistos: tem o mesmo papel que os nervos sensitivos e motores ao mesmo tempo.

24 Dá-se o nome de gânglio nervoso para qualquer aglomerado de corpos celulares de neurônios encontrado fora do sistema nervoso central.

25 Sistema nervoso autônomo é a parte do sistema nervoso que controla as atividades automáticas, ou seja, controla funções como a respiração, circulação do sangue, controle de temperatura e digestão. Classifica-se em: - SNA simpático - SNA parassimpático.

26

27

28 O ato reflexo é uma reação automática. Os atos reflexos são comandados pela substância cinzenta da medula espinhal. O nervo sensitivo envia o estímulo para a medula, um neurônio associativo passa o estímulo para o neurônio motor e este por sua vez desencadeia a resposta.

29

30 AVC – Acidente vascular cerebral Poliomielite Enxaqueca Epilepsia Doença de Alzheimer Doença de Huntington Doença de Parkinson Esquizofrenia Depressão

31 Prática de exercícios físicos; Lazer; Valorizar as relações de amizade, amor, família. Quando necessário buscar ajuda de profissionais especializados.


Carregar ppt "Centro de comando corporal. Recebe as informações do meio externo e interno, organiza e processa essas informações, para em seguida promover respostas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google