A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora Rosana Moraes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora Rosana Moraes"— Transcrição da apresentação:

1 Professora Rosana Moraes
Tecido Muscular Professora Rosana Moraes

2 Todos os movimentos que realizamos ao longo de nossa vida só são possíveis pela ação muscular.

3 DANÇAR

4 Saltar

5 Beijar

6 Sorrir

7 Enfim, todos os movimentos que você está imaginando, dependem dos músculos!!! Os músculos são constituídos por tecido muscular.

8 Características dos tecidos musculares
-são responsáveis pelos movimentos corporais; -são constituídos por células alongadas e contráteis (fibras musculares), contendo grande quantidade de filamentos citoplasmáticos (miofibrilas), responsáveis pela contração. -são de origem mesodérmica. - o tecido muscular também tem tecido conjuntivo, que, nutre e oxigena as células musculares e transmite aos tecidos vizinhos a força gerada na contração muscular.

9 O tecido muscular pode ser de três tipos:
Tecido muscular liso Tecido muscular estriado esquelético Tecido muscular estriado cardíaco

10 Músculo estriado esquelético
Localização: junto ao esqueleto. Controle da contração: voluntário. Forma das células: alongadas, cilíndricas, unidas. Estrias transversais: presentes. Número e localização de núcleos por célula: muitos, periférico. Velocidade da contração: rápida. Habilidade em manter- se contraído: pequena

11 Músculo estriado cardíaco
Localização: parte do coração Controle da contração: involuntário. Forma das células: alongadas, ramificadas, unidas longitudinalmente, com discos intercalares. Estrias transversais: presentes. Número e localização de núcleos por célula: um ou dois, centrais. Velocidade da contração: rápida (rítmica). Habilidade em manter-se contraído: pequena

12 Músculo liso Localização: parede do intestino, do útero, de artérias, do esôfago etc. Controle da contração: involuntário. Forma das células: isoladas alongadas, fusiformes. Estrias transversais: ausentes. Número e localização de núcleos por célula: um, central. Velocidade da contração: lenta. Habilidade em manter-se contraído: grande

13 Os componentes das células musculares receberam nomes especiais.
Membrana celular + endomísio = sarcolema Citoplasma = sarcoplasma Retículo endoplasmático liso = retículo sarcoplasmático ( rico em cálcio)

14

15

16 Sarcômero distendido Z Z Banda A Banda l Banda l Zona H

17

18 Ponte cruzada entre actina e miosina na contração muscular
Cabeça da miosina actina troponina tropomiosina Autor: San Diego State University College of Sciences

19 Dinâmica da contração A contração da fibra esquelética é desencadeada pela terminação nervosa presente em cada fibra muscular (célula). O estímulo nervoso propaga-se para o interior da fibra muscular estriada através dos túbulos T e atinge o retículo sarcoplasmático, provocando a liberação de íons cálcio (Ca++) armazenados no interior de suas bolsas. Os íons cálcio se espalham no citosol entram em contato com as miofibrilas, provocando a contração. Na presença de íons cálcio, moléculas de ATP reagem com as “cabeças” das moléculas de miosina, tranferindo sua energia. As extremidades dilatadas da miosina se ligam-se às moléculas de actina adjacentes e dobram-se com força e rapidez, fazendo os filamentos de actina se deslocarem sobre elas, em direção ao centro do miômero. Ao cessar o estímulo, a saída de íons cálcio é interrompida e os íons que restam livres são bombeados para o retículo rapidamente. Sem o cálcio a miosina separa-se da actina e os miômeros distendem-se, e a fibra relaxa.

20 Energia para a contração
Sabemos que os músculos armazenam glicogênio. Através do mecanismo respiratório, as moléculas de glicose prevenientes do glicogênio liberam energia para a síntese de ATP. A energia liberada pelo ATP permite o deslizamento da actina sobre a contração muscular. O estoque de ATP nas fibras musculares é, porém, limitado. Quando a atividade muscular é intensa, esse estoque é rapidamente consumido e, nessas condições, a energia oriunda do mecanismo respiratório não consegue, normalmente, restaurar as moléculas de ATP. Ocorre, no entanto, que a fibra muscular contém grandes quantidades de uma substância orgânica denominada creatina, capaz de ser fosforilada e armazenar fosfatos de alta energia para o ADP, permitindo a rápida formação de novas moléculas de ATP. Quando o músculo se encontra em repouso, o mecanismo respiratório fornece energia, permitindo a formação de novas moléculas de creatina-fosfato. Considerando o mecanismo contrátil, podemos concluir as seguintes funções para as substâncias citadas abaixo: glicogênio - Fonte primária de energia para a contração; ATP - fonte imediata de energia para a contração; Creatina-fosfato - reservatório de energia química para a contração.

21 Fibras musculares rápidas e lentas
Miosina tipo II Contração 10 x mais rápidas que a do tipo I. Têm pouca mioglobina Menor quantidade de mitocôndrias. São mais eficientes pra realizar esforço intenso e de curta duração, como corrida de velocidade e levantamento de peso. Lentas Miosina tipo I Contração mais lenta que a II. Têm maior quantidade de mioglobina. Têm mais irrigação sangüínea. Têm mais mitocôndrias. São mais eficientes na realização de esforço moderado e prolongado, como no ciclismo, natação, corridas de longas distâncias.

22 Curiosidade Rigidez cadavérica
Algumas horas depois que uma pessoa morre, seus músculos permanecem contraídos (rigidez cadavérica), pois a falta de ATP impede o deslizamento da miosina e da actina e o bombeamento de cálcio; com isso, o músculo não relaxa. Mas, no máximo 25 horas depois da morte, começa a destruição das proteínas celulares e os músculos relaxam.


Carregar ppt "Professora Rosana Moraes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google