A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orações Subordinadas Adjetivas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orações Subordinadas Adjetivas"— Transcrição da apresentação:

1 Orações Subordinadas Adjetivas

2 Aquela que exerce a função sintática de um adjetivo.
O que é? Aquela que exerce a função sintática de um adjetivo. Os pronomes relativos (que, o qual, a qual, os quais, as quais, quem, onde, cujo, cujos, cuja, cujas, quanto, etc.) são os conectivos que iniciam as orações subordinadas adjetivas no período.

3 COMPARE: Admiro pessoas que se esforçam. Admiro pessoas esforçadas.
Assim: A oração que se esforçam equivale ao adjetivo esforçadas e desempenha, em relação à oração principal, a mesma função sintática que o adjetivo.

4 Oração subordinada adjetiva
COMPARE: O computador japonês causou boas impressões. Adjetivo O computador que é japonês causou boas impressões. Oração subordinada adjetiva É um trabalho emocionante. É um trabalho que emociona.

5 Classificação EXPLICATIVAS RESTRITIVAS
Dependendo do sentido que as orações subordinadas adjetivas têm no texto, elas podem ser classificadas como: EXPLICATIVAS RESTRITIVAS

6 Classificação Explicativa São as orações que servem para esclarecer melhor o sentido do termo que se refere, explicando detalhadamente sua característica principal. Aparece separada por vírgulas.

7 O problema, que era de fácil resolução, deixou os alunos apreensivos.
Exemplos: O problema, que era de fácil resolução, deixou os alunos apreensivos. Oração Principal: O problema deixou os alunos apreensivos. Oração subordinada adjetiva explicativa: que era de fácil resolução

8 O aluno, que era irresponsável, vivia faltando às aulas.
Exemplos: O aluno, que era irresponsável, vivia faltando às aulas. Oração Principal: O aluno vivia faltando às aulas Oração subordinada adjetiva explicativa: que era irresponsável

9 Exemplos: As missões espaciais americanas, que tinham cunho político, levaram o homem a pisar na lua. Oração Principal: As missões espaciais americanas levaram o homem a pisar na lua. Oração subordinada adjetiva explicativa: que tinham cunho político.

10 Classificação Restritiva Delimita o significado do antecedente. É indispensável ao sentido o período. NÃO vem separada por vírgula.

11 Os políticos que são honestos merecem nosso respeito.
Exemplos: Os políticos que são honestos merecem nosso respeito. Oração Principal: Os políticos merecem nosso respeito Oração subordinada adjetiva restritiva: que são honestos De acordo com a oração não são todos os políticos que merecem respeito, mas apenas um conjunto restrito, ou seja, aqueles que são honestos.

12 Ele implantou o sistema que nós desenvolvemos.
Exemplos: Ele implantou o sistema que nós desenvolvemos. Oração Principal: Ele implantou o sistema Oração subordinada adjetiva restritiva: que nós desenvolvemos. A oração que nós desenvolvemos restringe o significado da palavra sistema. Ele não implantou um sistema qualquer e sim um sistema específico, ou seja, o que nós desenvolvemos.

13 Atenção:    A oração subordinada adjetiva explicativa é separada da oração principal por uma pausa, que, na escrita, é representada pela vírgula. É comum, por isso, que a pontuação seja indicada como forma de diferenciar as orações explicativas das restritivas: de fato, as explicativas vêm sempre isoladas por vírgulas; as restritivas, não.

14 ATENÇÃO! Não confunda oração adjetiva com substantiva:
“Você sabe o que torna a sociedade mais humana.” Oração Subordinada Adjetiva Restritiva Você sabe aquilo que torna a sociedade mais humana. AQUILO = O = ANTECEDENTE

15 ATENÇÃO! Você não sabe o que está perdendo
AQUILO = O = ANTECEDENTE DO PRONOME RELATIVO QUE Você não sabe aquilo que está perdendo

16 Orações Adjetivas Reduzidas
O louquinho estava parada com um cordão, amarrado na ponta de uma vassoura. oração principal or. Subordinada adjetiva restritiva reduzida A 2ª oração poderia ser desenvolvida, isto é, ser apresentada de outra forma e, ainda assim, expressar a mesma idéia. Observe e compare: O louquinho estava parada com um cordão, que estava amarrado na ponta de uma vassoura. oração principal or. Subordinada adjetiva restritiva desenvolvida Concluímos, então, que as orações subordinadas adjetivas podem ser desenvolvidas ou reduzidas.

17 Orações Adjetivas Reduzidas
Quando reduzidas, têm o verbo no infinitivo, no gerúndio, ou no particípio. O professor observou duas alunas a discutir, baixinho sobre o conteúdo da prova. (reduzida de infinitivo) A menina, conversando demasiadamente, não ouviu a aula. (reduzida de gerúndio) Eu comprei uma nova moto lançada neste ano. (reduzida de particípio)

18 REDUZIDA DE INFINITIVO Observei um pássaro a cantar harmoniosamente.
DESENVOLVIDA REDUZIDA DE INFINITIVO Observei um pássaro a cantar harmoniosamente. Observei um pássaro que cantava harmoniosamente. REDUZIDA DE GERÚNDIO Este é o rio poluído, agonizando por tanta sujeira. Este é o rio poluído, que agoniza por tanta sujeira. REDUZIDA DE PARTICÍPIO Aqui estão os contos avaliados pela comissão julgadora. Aqui estão os contos que a comissão julgadora avaliou.


Carregar ppt "Orações Subordinadas Adjetivas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google