A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARCADISMO Iluminismo é a denominação dada ao conjunto das tendências ideológicas, filosóficas e científicas desenvolvidas no século XVIII, como consequência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARCADISMO Iluminismo é a denominação dada ao conjunto das tendências ideológicas, filosóficas e científicas desenvolvidas no século XVIII, como consequência."— Transcrição da apresentação:

1 ARCADISMO Iluminismo é a denominação dada ao conjunto das tendências ideológicas, filosóficas e científicas desenvolvidas no século XVIII, como consequência da recuperação de um espírito experimental, racional, que buscava o saber enciclopédico. Isaac Newton: Para ele, o mundo podia ser descrito como uma máquina cujo funcionamento era regido por leis inflexíveis e universais. Na base de seus estudos, encontravam-se os três elementos que definiram a postura iluminista: razão, natureza e verdade. A natureza: único elemento que se manifesta de modo concreto para a observação humana. Exemplo do belo e da harmonia. Os artistas do século XVIII elegem a natureza como principal modelo a ser imitado.

2 O Arcadismo: na Grécia Antiga, havia uma parte central do Peloponeso de nominada Arcádia.
No século XVIII, o termo arcádia passou a identificar agremiações de poetas que se reuniam para restaurar o estilo dos poetas clássico-renascentistas, com o objetivo declarado de combater o rebuscamento barroco. A estética literária desenvolvida nessas academias de poetas passou a ser designada Arcadismo. Tinha como característica principal a idealização da vida no campo. O desejo de seguir as regras da poesia clássica fez com que essa estética também fosse conhecida como Neoclassicismo. O projeto literário do Arcadismo: fazer da literatura um instrumento de mudança social. A repetição insistente de um cenário acolhedor e natural foi a forma encontrada pelos autores do período para divulgar os ideais de uma sociedade mais igualitária e justa. Cada poema árcade transforma-se em uma espécie de propaganda que pretende, como resultado fina, modificar a mentalidade das elites do período.

3 Linguagem: simplicidade acima de tudo
O bucolismo: a Natureza como um espaço acolhedor, primaveril, alegre. A vida rural é sinônimo de tranquilidade e harmonia. Lira XXIII Num sítio ameno, Cheio de rosas, De brancos lírios, Murtas viçosas, Dos seus amores Na companhia, Dirceu passava Alegre o dia O adjetivo bucólico faz referência a tudo aquilo que é relativo a pastores e seus rebanhos, à vida e aos costumes do campo. Por esse motivo, a característica árcade de apresentar, nos poemas, cenários de vida campestre foi denominada de bucolismo. GONZAGA, Tomás Antônio. Marília de Dirceu. Linguagem: simplicidade acima de tudo O Arcadismo adota como missão combater a artificialidade verbal do barroco. Por isso, elege a simplicidade como norma para a criação literária.

4 O resgate de temas clássicos
Fugere urbem: fuga da cidade, da urbanização; a firmação das qualidades da vida no campo. Aurea mediocritas: literalmente significa mediocridade áurea (dourada); simboliza a valorização das coisas cotidianas, simples, focalizadas pela razao e pelo bom senso. Locus amoenus: caracterização de um lugar ameno, tranquilo, agradável, onde os amantes se encontram para desfrutar os prazeres da natureza. Inutilia truncat: significa cortar o inútil, eliminar os excessos, evitando qualquer uso mais elaborado da linguagem. Carpe diem: cantar o dia. Trata da passagem do tempo como algo que traz a velhice , a fragilidade e a morte, tornando imperativo aproveitar o momento presente de modo intenso.

5 O Arcadismo brasileiro: a febre do ouro
Ecos da liberdade chegam à colônia: Inconfidência mineira A opressão administrativa portuguesa, o declínio da produção do ouro, a convivência com as ideias liberais e a revolução na América do Norte foram os principais fatores que contribuíram para o início do movimento revolucionário.

6 Cláudio Manuel da Costa
Considerado iniciador do Arcadismo no Brasil, com a publicação de Obras, em 1768. Escreveu, além de muitos sonetos, um poema épico, Vila Rica, de valor mais histórico do que literário, pelas informações sobre as descobertas das minas, a função da cidade e as primeiras revoltas do lugar. Sofreu forte influencia de Camões: em seus sonetos amorosos, a louvação da mulher amada é feita a partir da escolha de um aspecto físico em que sua beleza se iguale à perfeição da natureza.


Carregar ppt "ARCADISMO Iluminismo é a denominação dada ao conjunto das tendências ideológicas, filosóficas e científicas desenvolvidas no século XVIII, como consequência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google