A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora Fernanda Landim

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora Fernanda Landim"— Transcrição da apresentação:

1 Professora Fernanda Landim
Reino Fungi Cap 5 Professora Fernanda Landim

2 Fungos Os fungos são grandes recicladores da natureza. Eles decompõem matéria orgânica, possibilitando que outros seres vivos reaproveitem os elementos químicos da matéria decomposta. Atuam como agentes fermentadores na produção de pães e de bebidas alcoólicas.

3

4 Características gerais
Eucarióticos Heterotrófico Uni ou pluricelulares Vivem na água, solo ou no corpo de outros seres vivos Podem viver associações mutualística Seus principais representantes são os bolores, os cogumelos, as orelhas-de-pau e as leveduras

5 Estrutura do corpo dos fungos
Todos os fungos multicelulares são constituídos por filamentos ramificados denominados hifas, as quais contém o material celular. O conjunto de hifas forma o micélio, que constitui o corpo do fungo. A parede das hifas é formada basicamente pelo polissacarídeos quitina. Curiosamente, essa substância está presente no reino Animal, constituindo o esqueleto dos artrópodes (crustáceos, aranhas, insetos etc.)

6

7 Obtenção de nutrientes
Quanto a forma de obtenção de nutrientes, os fungos são heterotróficos que podem ser aeróbios ou anaeróbios facultativos. Utilizam-se uma grande variedade de fontes orgânicas como alimentos. A maioria das espécies nutre-se de restos de outros organismos, sendo chamadas de espécies sapróbias, ou seja, são os organismos decompositores. Outras espécies nutrem-se de matéria orgânica viva e são parasitas de animais e plantas, causando-lhes doenças. Há outras que vivem em associações harmoniosas com outros organismos, trocando benefícios, como é o caso dos fungos que constituem os liquens e as micorrizas.

8 Reprodução Podem apresentar reprodução assexuada e sexuada.
Reprodução assexuada pode ocorrer de diferentes formas: Brotamento Fragmentação Para explicar a reprodução sexuada será utilizado como exemplo um cogumelo que pertence ao Filo Basidiomycota (basidiomicetos)

9 Reprodução Assexuada Brotamento - Os brotos (gêmulas) normalmente separam-se da célula original

10 Reprodução Assexuada Fragmentação - O micélio de um fungo se fragmenta e origina novos micélios.

11 Reprodução sexuada Grupo basidiomicetos (cogumelos).
O ciclo de vida desses fungos inicia-se com a germinação de um esporo, que origina hifas.

12 Reprodução sexuada O fungo só se torna visível apenas quando origina hifas férteis, que formam uma estrutura aérea chamada corpo de frutificação. Na sua extremidade superior forma-se uma estrutura semelhante a um chapéu, na qual se encontram vários esporângios. Cada esporângio produz esporos. Quando os esporos encontram condições favoráveis, germinam dando origem a hifas que formarão um novo indivíduo.

13

14 Importância Ecológica: São fundamentais no equilíbrio da natureza, pois as espécies sapróbias desempenham o papel de agentes decompositores. Alimentação: Utilizados na alimentação como o champignon, na preparação de alimentos e bebidas fermentadas como as leveduras, e na produção de queijos tipos roquefort. Indústria farmacêutica: Os fungos produzem os antibióticos, substâncias que matam bactérias.

15 Fungos mutualísticos Os fungos mutualísticos se associam a outros seres vivos mantendo uma relação com benefícios para ambos os participantes. Tipos de associação: liquens e micorrizas

16 Liquens Associação entre fungos e algas
A alga produz substâncias utilizadas na nutrição do fungo. O fungo protege a alga, mantendo-a em um ambiente úmido e favorável.

17 Micorrizas Sabemos que muitos cogumelos crescem perto de plantas. Se acompanhássemos terra a dentro as hifas que formam esses cogumelos, descobriríamos que elas se enrolam e às vezes penetram nas raízes das árvores, formando as micorrizas. Os fungos aumentam a capacidade da raiz de absorver minerais e água do solo. As raízes fornecem matéria orgânica que produziu por meio da fotossíntese.

18


Carregar ppt "Professora Fernanda Landim"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google