A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cap. 10 - Relações lógico- semânticas do discurso I Professora Ana Paula.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cap. 10 - Relações lógico- semânticas do discurso I Professora Ana Paula."— Transcrição da apresentação:

1 Cap Relações lógico- semânticas do discurso I Professora Ana Paula

2 Relações lógico-semânticas Texto = organização de palavras que formam ideias. As palavras formam orações, e as orações formam períodos. Essa união deve ser coerente e lógica, construindo um sentido para quem lê. As conexões entre as partes constituintes são: Conjunções, locuções conjuntivas, preposições, locuções prepositivas, advérbios e locuções adverbiais.

3 Outras ideias As relações lógico-semânticas não se restringem aos termos de uma oração, elas também englobam: Períodos Parágrafos e outros blocos maiores.

4 Conexões entre orações Relação de subordinação (dependência) 1) Causalidade: um segmento representa uma causa e em outro, o efeito. (como, porque, visto que, tanto...que, tão...que etc) O calor era tão forte que o bolo derreteu. Por ter saído tarde da festa, Pedro voltou para casa de taxi.

5

6 a) O que provoca o efeito de humor nessa tirinha? b) Explique a relação lógico-semântica no 1º quadrinho.

7 2) Finalidade ou mediação: um segmento expressa o meio empregado para atingir o fim presente em outro. (a fim de, para que etc) Já existem certas medidas de proteção à fauna para que tais caçadas não se repitam. O jovem se esforçou muito a fim de passar no vestibular.

8 3) Concessiva: expressa uma oposição entre ideias, enfatizando-se aquela que não é introduzida pelos conectivos concessivos: (embora, apesar de, ainda que etc) Ainda que eu falasse / A língua dos homens / E falasse a língua dos anjos, / Sem amor eu nada seria.

9 4) Complementação: um segmento funciona como complemento de outro. ( sujeito, complemento verbais (objetos diretos e indiretos), complemento nominal, predicativo e aposto). Quero saber como você chegou aqui. (OD) Mariana lembrou-se de que Manoel chegaria mais tarde. (OI) Tenho vontade de que aconteça um milagre. (compl. Nom.) É preciso que o grupo melhore. (Suj.) Faço apenas um pedido: que você nunca abandone os seus princípios. (Aposto) Nosso desejo é que ele desistisse. (predicativa)

10 5) Condicionalidade: um segmento expressa a condição para o conteúdo presente em outro. Se o primeiro seguimento for verdadeiro, o segundo também será. ( se, caso, desde que, contanto que, a menos que...etc) Ex: Caso faça sol, iremos à praia. Ex: Sem uma polícia idônea, o crime sempre vencerá.

11 Último aviso caso alguma coisa me acontecer, informem a família, foi assim, assim tinha que ser tinha que ser dor e dor esse processo de crescer tinha que vir dobrado esse medo de não ser tinha que ser mistério esse meu modo de desaparecer um poema, por exemplo, caso alguma coisa me suceder, vá que seja um indício quem sabe ainda não acabei de escrever Paulo Leminski

12

13 6) Temporalidade: estabelece o tempo em que em que ocorrem as ações ou eventos. 4.1.Simultaneidade: Mal o filme começou, já se ouviam as vaias da plateia Anterioridade / Posteridade Antes que o inimigo atacasse, o soldado desferiu-lhe um tiro. Depois de um ano, eu não vindo, pode me esquecer.

14 7) Modo: um segmento se expressa a maneira (ou modo) como foi utilizada uma ação contida em outro fragmento. Ex: Sem levantar a cabeça, a mulher saiu envergonhada do recinto. Correndo feito louco, o aluno terminou o trabalho escolar dentro do prazo.

15

16

17 A Cartomante (Conto de Machado de Assis) HAMLET observa a Horácio que há mais cousas no céu e na terra do que sonha a nossa filosofia. Era a mesma explicação que dava a bela Rita ao moço Camilo, numa sexta-feira de novembro de 1869, quando este ria dela, por ter ido na véspera consultar uma cartomante; a diferença é que o fazia por outras palavras. Quais as relações lógico-semânticas presentes no texto lido?


Carregar ppt "Cap. 10 - Relações lógico- semânticas do discurso I Professora Ana Paula."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google