A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nomes: Kamila Emily, Ana Gabriela e Érica. Série:9ºB Prof°:Joelma

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nomes: Kamila Emily, Ana Gabriela e Érica. Série:9ºB Prof°:Joelma"— Transcrição da apresentação:

1 Nomes: Kamila Emily, Ana Gabriela e Érica. Série:9ºB Prof°:Joelma
A Revolta da Vacina Nomes: Kamila Emily, Ana Gabriela e Érica. Série:9ºB Prof°:Joelma

2 A chamada Revolta da Vacina ocorreu de 10 a 16 de novembro de 1904 na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. O início do período republicano no Brasil foi marcado por vários conflitos e revoltas populares. O motivo que desencadeou esta foi a campanha de vacinação obrigatória, imposta pelo governo federal, contra a varíola.

3 Qual a origem do movimento?
Vários fatores contribuíram para a rebelião popular: 1) A vacinação foi decretada obrigatória, e o governo formou então as brigadas sanitárias, grupos encarregados de promover a vacinação nos bairros e que utilizou-se de grande violência. 2) A propaganda contrária realizada por grupos monarquistas, aproveitando-se do desconhecimento da situação por parte da população, estimulando-a à rebelião. Notem que nos dois casos há um profundo desprezo pelas camadas populares. As elites, no poder ou na oposição, não possuíam a mínima preocupação em esclarecer a sociedade em relação aos procedimentos adotados. A rebelião ocorreu nos bairros, onde a população ergueu barricadas e com pau e pedras enfrentou a polícia. Após intensa repressão e a prisão de várias pessoas, a vacinação foi completada, eliminando-se a varíola da cidade.

4 A população estava alarmada
A população estava alarmada. No domingo, dia 13, o centro do Rio de Janeiro transforma-se em campo de batalha: era a rejeição popular à vacina contra a variola que ficou conhecida como a Revolta da Vacina, mas que foi muito além do que isto. Para erradicar a varíola, o sanitarista convenceu o Congresso a aprovar a Lei da Vacina Obrigatória (31 de Outubro de 1904), que permitia que brigadas sanitárias, acompanhadas por policiais, entrassem nas casas para aplicar a vacina à força.


Carregar ppt "Nomes: Kamila Emily, Ana Gabriela e Érica. Série:9ºB Prof°:Joelma"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google