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CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL: A EXPERIÊNCIA DE ENSINO A DISTANCIA (EAD) DA SECRETARIA NACIONAL DE HABITAÇÃO (SNH) DO MINISTÉRIO DAS CIDADES.

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Apresentação em tema: "CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL: A EXPERIÊNCIA DE ENSINO A DISTANCIA (EAD) DA SECRETARIA NACIONAL DE HABITAÇÃO (SNH) DO MINISTÉRIO DAS CIDADES."— Transcrição da apresentação:

1 CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL: A EXPERIÊNCIA DE ENSINO A DISTANCIA (EAD) DA SECRETARIA NACIONAL DE HABITAÇÃO (SNH) DO MINISTÉRIO DAS CIDADES III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede de Escolas de Governo Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) Escola Nacional de Administração Pública (Enap/MPOG) Júnia Santa Rosa Diretora Depto de Desenvolvimento Institucional e Cooperação Técnica Secretaria Nacional de Habitação Ministério das Cidades 28 de outubro de 2010

2 1. CURSOS A DISTÂNCIA (EAD) DA SNH FERRAMENTAS DE CAPACITAÇÃO TÉCNICA DE GESTORES E DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DOS GOVERNOS SUBNACIONAIS 1. EAD-Urbanização de Favelas Região Nordeste jul./set EAD-Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS Regiões Norte e Nordeste set./nov EAD-Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS Sul, Sudeste e Centro-oeste out./dez EAD-Urbanização de Favelas Sul, Sudeste, Centro-oeste e Norte abr./jul EAD-Trabalho Social Todas as regiões jul./set PARTICIPANTES PARTICIPANTES MUNICÍPIOS

3 2. OBJETIVOS DOS CURSOS A DISTÂNCIA (EAD) FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL DO SETOR PÚBLICO HABITACIONAL AMPLIAÇÃO DA CAPACIDADE DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL 3. PÚBLICO-ALVO DOS CURSOS A DISTÂNCIA (EAD) Gestores dos governos federal, estaduais e municipais Técnicos da CAIXA Movimentos sociais, consultorias e demais agentes sociais

4 4. ETAPAS E ATIVIDADES PARA DESENVOLVIMENTO DOS CURSOS 1ª ETAPA – PLANEJAMENTO 2ª ETAPA – CONTRATAÇÃO DAS EQUIPES 3ª ETAPA – DESENVOLVIMENTO 4ª ETAPA – APLICAÇÃO DO CURSO 5ª ETAPA – ENCERRAMENTO Definição BÁSICA do conteúdo e estrutura do curso Contratação de consultor CONTEUDISTA Definição da equipe de professores Definição do nº de turmas e nº de participantes Contratação da EMPRESA para o desenvolvimento e gestão da plataforma – modalidade pregão Contratação da equipe de PROFESSORES Contratação da GRÁFICA para impressão do material didático (Livro do EAD) Mobilização dos participantes Desenvolvimento da plataforma Planejamento das atividades da monitoria Balizamento de conceitos e métodos de ensino com professores Sistematização dos RESULTADOS: (i) nº de municípios e participantes inscritos; (ii) nº efetivo de participantes; (iii) índice de evasão; (iv) nº de participantes que concluíram o curso e que foram certificados. Síntese da AVALIAÇÃO do curso pelos participantes Inscrição dos alunos Publicação da plataforma do EAD Envio dos livros aos alunos matriculados Acompanhamento das turmas e dos fóruns Monitoramento dos serviços da empresa

5 5. METODOLOGIA DOS CURSOS A DISTÂNCIA (EAD) DA SNH/MCIDADES 5.1. CONTEÚDO DO CURSO CARGA HORÁRIA: DE 60 A 80 hs CONTEÚDO DIVIDIDO EM MÓDULOS CADA MÓDULO COMPOSTO POR UM NÚMERO ESPECÍFICO DE DISCIPLINAS CADA DISCIPLINA POSSUI DURAÇÃO DE 1 SEMANA Contexto Módulo I Aula 01: O processo de urbanização brasileiro e a função social da propriedade urbana Aula 02: Política e Sistema Nacional de Habitação, PlanHab PLHIS Módulo II MetodologiaAula 03: PLHIS: Metodologia, princípios e diretrizes Diagnóstico Aula 04: Necessidades habitacionais Aula 05: Assentamentos precários: identificação, caracterização e tipos de intervenção Aula 06: Produção habitacional Aula 07: PLHIS: Roteiro para produção do diagnóstico do setor habitacional Estratégias de ação Aula 08: PLHIS: Estratégias de ação EX.: EAD-PLHIS

6 5. METODOLOGIA DOS CURSOS A DISTÂNCIA (EAD) DA SNH/MCIDADES EM MÉDIA OS CURSOS POSSUEM DURAÇÃO DE 8 A 10 SEMANAS A 1ª SEMANA É DESTINADA À AMBIENTAÇÃO DOS ALUNOS NA PLATAFORMA DEMAIS SEMANAS DESTINADAS ÀS DISCIPLINAS AS DISCIPLINAS SÃO ABERTAS NAS QUARTAS OS FÓRUNS DE DEBATE SÃO ABERTOS NAS SEXTAS E FECHADOS NAS TERÇAS Possibilitando a participação durante o final de semana (sábados e domingos) 5.2. CRONOGRAMA DO CURSO E DAS AULAS QUAQUISEXSÁBDOMSEGTER ABERTURA DA DISCIPLINA 1 ABERTURA DO FÓRUM 1 ENCERRAMENTO DO FÓRUM 1 QUAQUISEXSÁBDOMSEGTER ABERTURA DA DISCIPLINA 2 ABERTURA DO FÓRUM 2 ENCERRAMENTO DO FÓRUM 2 leitura do texto da disciplina participação nos fóruns de debate

7 5. METODOLOGIA DOS CURSOS A DISTÂNCIA (EAD) DA SNH/MCIDADES OS PARTICIPANTES SÃO DIVIDIDOS EM TURMAS DE 200 a 300 ALUNOS CADA TURMA É ACOMPANHADA: PELO PROFESSOR DA TURMA (acompanha a turma do início ao final do curso) PELOS PROFESSORES VISITANTES (1 professor por disciplina, acompanha a turma durante o período de sua disciplina) PELO MONITOR DA TURMA (acompanha a turma do início ao final do curso) 5.3. ORGANIZAÇÃO DA EQUIPE 5.4. PLATAFORMA MOODLE ESPAÇOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: FÓRUNS DE DISCUSSÃO TIRA-DÚVIDAS QUESTIONÁRIOS ou TRABALHOS DEMAIS ESPAÇOS VIRTUAIS: SECRETARIA DO CURSO SALA DE PROFESSORES

8 COORDENAÇÃO EXECUTIVA (DICT/SNH/MCIDADES) EQUIPE DE DESENVOLVIMENTO E SUPORTE Coord. Monitoria (Empresa) Monitor de Turma 1 Monitor de Turma 2 Monitor de Turma 3 Monitor de Turma 4 EQUIPE DE APLICAÇÃO E COORDENAÇÃO DE CONTEÚDO Coordenação Pedagógica (Consultor / Conteudista) Professor de Turma 1 Professor de Turma 2 Professor de Turma 3 Professor de Turma 4 Professor de Disciplina 1Professor de Disciplina 2Professor de Disciplina 3

9 5. METODOLOGIA DOS CURSOS A DISTÂNCIA (EAD) DA SNH/MCIDADES PARA OBTENÇÃO DO CERTIFICADO, SÃO DEFINIDOS PRÉ-REQUISITOS QUE VARIAM DE CURSO PARA CURSO, NO GERAL: COMBINAM PARTICIPAÇÃO MÍNIMA EM 50% DOS FÓRUNS DE DISCUSSÃO MÉDIA 5,0 (CINCO) NOS QUESTIONÁRIOS OU TRABALHOS PROPOSTOS 5.5. CRITÉRIOS DE OBTENÇÃO DE CERTIFICAÇÃO 5.6. MATERIAL DIDÁTICO O CONTEÚDO DAS AULAS É PUBLICADO EM LIVRO E ENVIADO AOS ALUNOS

10 ORÇAMENTOS DOS CURSOS A DISTÂNCIA (EAD) DA SNH/MCIDADES EAD-PLHIS (1ª e 2ª ed) EAD-UrbFavelas (2ª ed)EAD-TrabalhoSocial DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DA PLATAFORMA CONTEUDISTA GRÁFICA - IMPRESSÃO MATERIAL DIDÁTICO PROFESSORES prof. Disciplina prof. Turma TOTALR$ ,00R$ ,00R$ ,00 NÚMERO DE ALUNOS VALOR/ALUNOR$ 70,60R$ 407,90R$ 182,53

11 RESULTADOS inscritos rendimento avaliação

12 6.1. NÚMERO DE INSCRITOS Cursos Data de Início Data de Conclusão nº de VAGAS INSCRIÇÕES nº de municípios nº de participantes EAD-Urb Favelas (nordeste) 1ª ed30/6/200821/9/ EAD-PLHIS (norte e nordeste) 1ª ed6/9/20099/11/ EAD-PLHIS (sul, sudeste e centro-oeste) 2ª ed18/10/200921/12/ EAD-Urb Favelas (sul, sudeste, centro-oeste e norte) 2ª ed18/4/201010/7/ EAD-Trabalho Social (todas as regiões) 1ª ed18/7/201028/9/ TOTAL - parcial EAD em fase de encerramento 6. RESULTADOS

13 6.2. PERFIL DOS PARTICIPANTES INSTITUIÇÃOTOTAL% MUNICÍPIO367772,1% GOVERNO DE ESTADO2535,0% GOVERNO FEDERAL611,2% CAIXA4699,2% Instituições de Ensino2535,0% Entidades sem fins lucrativos561,1% Consultorias440,9% Outros2855,6% TOTAL ,0% OBS.: considerados os participantes do EAD-PLHIS (1ª e 2ª edições) e do EAD-UrbFavelas (1ª e 2ª edições)

14 6. RESULTADOS 6.3. RENDIMENTO DOS PARTICIPANTES Não-acesso: Alunos inscritos mas que nunca acessaram o ambiente virtual Evasão e Desistência: Alunos que acessaram o ambiente virtual, mas abandonaram o curso ou solicitaram desligamento Conclusão: Alunos que acessaram o ambiente virtual e concluíram as atividades EAD-PLHIS (1ª e 2ª edições) e do EAD-UrbFavelas (1ª e 2ª edições) alunos que não acessam a plataforma alunos participantes porcentagem de alunos que concluíram o curso índice de evasão e desistência

15 6.4. AVALIAÇÃO DOS PARTICIPANTES 6. RESULTADOS Resposta% Baixo1,22% Médio15,37% Alto47,70% Muito alto35,71% Total100,00% Qual o grau de contribuição do curso no exercício de suas atividades profissionais na instituição em que você trabalha? Resposta% Somente de casa11,5% Somente no trabalho16,0% Mais de casa22,8% Mais do trabalho26,2% Igualmente de ambos23,0% Total100,0% De onde você acessou o curso? AVALIAÇÕES APLICADAS NAS EDIÇÕES DO EAD-PLHIS e EAD-UrbFavelas

16 6.4. AVALIAÇÃO DOS PARTICIPANTES 6. RESULTADOS Resposta% Ótima63,3% Boa35,0% Regular1,5% Deficiente0,1% Total100,0% A qualidade dos textos das aulas deste curso é: AVALIAÇÕES APLICADAS NAS EDIÇÕES DO EAD-PLHIS e EAD-UrbFavelas Resposta% Nenhum19,55% Baixo43,37% Médio34,73% Alto1,93% Muito Alto0,42% Total100,00% Qual foi o grau de dificuldade que você teve para entender o conteúdo deste curso?

17 Resposta:% É válido, pois consegui aprender sem me deslocar para outra cidade82,5% Consegui aprender tão bem quanto num curso convencional38,5% Num curso presencial, eu certamente aprenderia mais22,1% Me senti próximo dos colegas, mesmo estando fisicamente distante deles28,5% Me senti próximo dos professores, mesmo estando fisicamente distante deles40,7% Tive dificuldade para manter a disciplina para estudar e participar nos períodos propostos 27,8% Qual sua opinião geral sobre o Ensino a Distância? (todas as opções cabíveis) 6.4. AVALIAÇÃO DOS PARTICIPANTES 6. RESULTADOS AVALIAÇÕES APLICADAS NAS EDIÇÕES DO EAD-PLHIS e EAD-UrbFavelas

18 6.4. AVALIAÇÃO DA SECRETARIA NACIONAL DE HABITAÇÃO/MCIDADES 6. RESULTADOS Excelente ferramenta para a capacitação de gestores públicos e agentes sociais que elaboram, implementam e avaliam – localmente – políticas públicas ALCANCE Atinge de maneira simultânea municípios das mais diferentes regiões do país ESCALA Capacita simultaneamente, a cada curso, milhares de gestores APROXIMAÇÃO ENTRE MCIDADES X GESTORES Permite a comunicação direta dos gestores e técnicos que operam os programas habitacionais com o MCIDADES DISSEMINAÇÃO DE CONTEÚDOS E METODOLOGIAS Veículo de disseminação de informações, dados, programas, métodos, práticas, etc.

19 DESAFIOS

20 Forma de GESTÃO apresenta limitações que dificultam e encarecem o oferecimento continuado de cursos a distância ao público alvo Necessidade de se licitar a cada oferta de curso – via pregão eletrônico – os serviços de desenvolvimento e gestão da plataforma, resultam em: alterações sistemáticas dos profissionais envolvidos repetição de tarefas reorganização das equipes Incompatibilidade entre o desenho e a estrutura institucional do Ministério das Cidades, montados para produção, execução e acompanhamento de políticas públicas setoriais, e o desenho e a estrutura institucional necessárias para a provisão contínua de cursos a distância, de atendimento em escala e de abrangência nacional 7. DESAFIOS

21 MINISTÉRIO DAS CIDADES SECRETARIA NACIONAL DE HABITAÇÃO DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E COOPERAÇÃO TÉCNICA Obrigada!


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