A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano Estratégico Regional de Turismo Grande Florianópolis Plano Estratégico Regional de Turismo Grande Florianópolis.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano Estratégico Regional de Turismo Grande Florianópolis Plano Estratégico Regional de Turismo Grande Florianópolis."— Transcrição da apresentação:

1 Plano Estratégico Regional de Turismo Grande Florianópolis Plano Estratégico Regional de Turismo Grande Florianópolis

2 MÓDULOS OPERACIONAIS IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO SISTEMA DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS DO PROGRAMA SISTEMA DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS DO PROGRAMA SENSIBILIZAÇÃO SISTEMA DE MONITORIA E AVALIAÇÃO DO PROGRAMA ROTEIRIZAÇÃO TURÍSTICA ROTEIRIZAÇÃO TURÍSTICA PROMOÇÃO E APOIO À COMERCIALIZAÇÃO PLANO ESTRATÉGICO DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO REGIONAL MOBILIZAÇÃO INSTITUCIONALIZAÇÃO DA INSTÂNCIA DE GOVERNANÇA REGIONAL INSTITUCIONALIZAÇÃO DA INSTÂNCIA DE GOVERNANÇA REGIONAL

3 GESTÃO DESCENTRALIZADA SECRETARIA DE ESTADO DE TURISMO CULTURA E ESPORTE CONSELHO ESTADUAL DE TURISMO REGIÕES TURÍSTICAS DE SANTA CATARINA GRANDE FLORIANÓPOLIS SERRA CATARINENSE COSTA VERDE E MAR GRANDE OESTE VALE EUROPEU CAMINHO DOS PRÍNCIPES VALE DO CONTESTADO CAMINHO DOS CANIONS ENCANTOS DO SUL CAMINHOS DA FRONTEIRA Subprograma de Informação e Estudos Turísticos Subrograma de Estudo de Mercado Subprograma de Estruturação de Atrativos e Espaços Turísticos Subprograma de Regionalização do Turismo PROGRAMA DO DESENVOLVIMENTO DO TURISMO Subprograma de Promoção e Comercialização Do Produto Turístico Subprograma de Qualificação dos Serviços Turísticos Subprograma de Sensibilização e Conscientização Turística PDIL GERÊNCIA DE POLÍTICAS DE TURISMO POLÍTICAS PROGRAMAS Subprograma de Sustentabilidade de Destinações Turísticas SANTUR SDRS Fórum de Secretários e Dirigentes Turismo CONSERRA Cons Costa Verde Mar Fórum Caminho dos Princípes Construção Municípios SEITEC lei , Lei estadual nº13.792

4 Plano Estratégico Regional de Turismo – Grande Florianópolis Subprograma Informações e Estudos Turísticos Subprograma Informações e Estudos Turísticos Subprograma Elaboração de Pesquisa Mercadológicas e Estudos de Mercado Subprograma Elaboração de Pesquisa Mercadológicas e Estudos de Mercado Subprograma Estruturação de Atrativos e de Espaços Turísticos Subprograma Estruturação de Atrativos e de Espaços Turísticos Subprograma Sustentabilidade de Destinações Turísticas Subprograma Sustentabilidade de Destinações Turísticas Subprograma Regionalização do Turismo Subprograma Regionalização do Turismo Subprograma Sensibilização e Conscientização Turística Subprograma Sensibilização e Conscientização Turística Subprograma Capacitação de Recursos Humanos e Qualificação de Serviços Turísticos no Estado Subprograma Capacitação de Recursos Humanos e Qualificação de Serviços Turísticos no Estado Subprograma Promoção e Comercialização do Produto Turístico do Estado Subprograma Promoção e Comercialização do Produto Turístico do Estado Programa de Desenvolvimento do Turismo

5 Sistema de informações; Inovação e tecnologia; INVTUR; Estudos da capacidade de carga nos atrativos naturais; Estudos da capacidade de carga nos atrativos culturais; Informação de acesso às linhas de crédito específicas do setor turístico, por meio da divulgação das linhas de financiamento existentes, da criação de novas linhas de microcrédito e do apoio à elaboração de projetos; Sistema de informações; Inovação e tecnologia; INVTUR; Estudos da capacidade de carga nos atrativos naturais; Estudos da capacidade de carga nos atrativos culturais; Informação de acesso às linhas de crédito específicas do setor turístico, por meio da divulgação das linhas de financiamento existentes, da criação de novas linhas de microcrédito e do apoio à elaboração de projetos; Subprograma Informações e Estudos Turísticos Subprograma Informações e Estudos Turísticos

6 Subprograma Elaboração de Pesquisa Mercadológicas e Estudos de Mercado Subprograma Elaboração de Pesquisa Mercadológicas e Estudos de Mercado Pesquisa de demanda turística; Pesquisa mercadológica (pós-venda). Pesquisa de demanda turística; Pesquisa mercadológica (pós-venda).

7 Subprograma Estruturação de Atrativos e de Espaços Turísticos Subprograma Estruturação de Atrativos e de Espaços Turísticos Implantação de sinalização turística; Reestruturação metodológica e aprimoramento da infraestrutura receptiva nos municípios – CATs; Implantar diretrizes para adequação de acessos, infraestrutura e equipamentos turísticos em novos atrativos; Articulação dos órgão competentes para melhoria ou implantação de sistema de saneamento básico em destinações turísticas; Construção de Diretrizes para os serviços de segurança, saúde, comunicação e transporte em destinações turísticas; Adequação de horários de funcionamento dos equipamentos turísticos; Cadastramento, fiscalização, orientação e controle da qualidade dos serviços na Região da Grande Florianópolis (CADASTUR); Incentivo à elaboração de Planos Municipais de Turismo; Adaptação e implantação de acessibilidade nos equipamentos e serviços turísticos; Implantação de sinalização turística; Reestruturação metodológica e aprimoramento da infraestrutura receptiva nos municípios – CATs; Implantar diretrizes para adequação de acessos, infraestrutura e equipamentos turísticos em novos atrativos; Articulação dos órgão competentes para melhoria ou implantação de sistema de saneamento básico em destinações turísticas; Construção de Diretrizes para os serviços de segurança, saúde, comunicação e transporte em destinações turísticas; Adequação de horários de funcionamento dos equipamentos turísticos; Cadastramento, fiscalização, orientação e controle da qualidade dos serviços na Região da Grande Florianópolis (CADASTUR); Incentivo à elaboração de Planos Municipais de Turismo; Adaptação e implantação de acessibilidade nos equipamentos e serviços turísticos;

8 Subprograma Sustentabilidade de Destinações Turísticas Subprograma Sustentabilidade de Destinações Turísticas Planos de manejo para inserção do turismo em áreas ambientais; Articular a aplicabilidade da legislação vigente; Desenvolver e apoiar projetos de sustentabilidade ambiental para fomentar os produtos turísticos. Planos de manejo para inserção do turismo em áreas ambientais; Articular a aplicabilidade da legislação vigente; Desenvolver e apoiar projetos de sustentabilidade ambiental para fomentar os produtos turísticos.

9 Subprograma Regionalização do Turismo Subprograma Regionalização do Turismo Cooperação Técnica e Operacional ao desenvolvimento do Programa de Regionalização do Turismo; Formatar produtos turísticos que integre os roteiros da Região com a política pública do Estado; Estimular o desenvolvimento dos segmentos turísticos na Região; Valorização e resgate da gastronomia típica regional; Produção associada através da agricultura familiar e artesanato, criando identidade local; Trabalhar em projetos de cooperação regional; Estruturar e fortalecer o turismo cultural (étnico- histórico). Cooperação Técnica e Operacional ao desenvolvimento do Programa de Regionalização do Turismo; Formatar produtos turísticos que integre os roteiros da Região com a política pública do Estado; Estimular o desenvolvimento dos segmentos turísticos na Região; Valorização e resgate da gastronomia típica regional; Produção associada através da agricultura familiar e artesanato, criando identidade local; Trabalhar em projetos de cooperação regional; Estruturar e fortalecer o turismo cultural (étnico- histórico).

10 Subprograma Sensibilização e Conscientização Turística Subprograma Sensibilização e Conscientização Turística Sensibilização do empresariado para a necessidade de modernização dos meios de hospedagem, alimentação e transporte existentes, dando ênfase aos processos e alternativas de tecnologia ambientalmente responsáveis; Conscientização voltada para o Turismo nas Escolas no ensino fundamental e médio; Incentivo à participação da população local na prestação de serviços turísticos; Conscientização turística da comunidade local; Sensibilização e conscientização do turista; Sensibilização do empresariado para a necessidade de modernização dos meios de hospedagem, alimentação e transporte existentes, dando ênfase aos processos e alternativas de tecnologia ambientalmente responsáveis; Conscientização voltada para o Turismo nas Escolas no ensino fundamental e médio; Incentivo à participação da população local na prestação de serviços turísticos; Conscientização turística da comunidade local; Sensibilização e conscientização do turista;

11 Subprograma Capacitação de Recursos Humanos e Qualificação de Serviços Turísticos no Estado Subprograma Capacitação de Recursos Humanos e Qualificação de Serviços Turísticos no Estado Assessoramento técnico no desenvolvimento de novos empreendimentos turísticos; Capacitação de serviços e equipamentos de turismo; Atualização dos empreendimentos para que possam (re)ver suas práticas e receber orientações de como aprimorar seus serviços; Inserir cursos de línguas estrangeiras entre os prestadores de serviços turísticos; Capacitação e qualificação de guias de turismo para a região; Fomentar a criação de curso de empreendedorismo para comercialização de produtos regionais observando produção, qualidade e comercialização; Assessoramento técnico no desenvolvimento de novos empreendimentos turísticos; Capacitação de serviços e equipamentos de turismo; Atualização dos empreendimentos para que possam (re)ver suas práticas e receber orientações de como aprimorar seus serviços; Inserir cursos de línguas estrangeiras entre os prestadores de serviços turísticos; Capacitação e qualificação de guias de turismo para a região; Fomentar a criação de curso de empreendedorismo para comercialização de produtos regionais observando produção, qualidade e comercialização;

12 Subprograma Promoção e Comercialização do Produto Turístico Subprograma Promoção e Comercialização do Produto Turístico Guia impresso com descrição dos circuitos na região; Apoio a promoção e divulgação do produto turístico do Estado; Promoção e divulgação nos principais mercados emissores do país e do exterior; Plano de Marketing; Criação do site da região; Participação em Missões Técnicas, Feiras e eventos; Elaboração do material promocional da Região da Grande Florianópolis; Calendário de eventos regionais. Guia impresso com descrição dos circuitos na região; Apoio a promoção e divulgação do produto turístico do Estado; Promoção e divulgação nos principais mercados emissores do país e do exterior; Plano de Marketing; Criação do site da região; Participação em Missões Técnicas, Feiras e eventos; Elaboração do material promocional da Região da Grande Florianópolis; Calendário de eventos regionais.


Carregar ppt "Plano Estratégico Regional de Turismo Grande Florianópolis Plano Estratégico Regional de Turismo Grande Florianópolis."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google