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Sistemas de Informação nas Organizações. Introdução : Ambiente que cerca a Organização Estruturação Sistêmica Sistemas de Informações Gerenciais Sistemas.

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Apresentação em tema: "Sistemas de Informação nas Organizações. Introdução : Ambiente que cerca a Organização Estruturação Sistêmica Sistemas de Informações Gerenciais Sistemas."— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Informação nas Organizações

2 Introdução : Ambiente que cerca a Organização Estruturação Sistêmica Sistemas de Informações Gerenciais Sistemas de Gestão Empresarial (ERP) Supply Chain Management ( SCM ) Customer Relationship Management ( CRM ) Sistemas de Apoio à Decisão Data WareHouse ( DW ) Business Intelligence ( BI ) Conclusão Índice

3 Introdução : Ambiente que cerca a Organização EMPRESAEMPRESA Globalização Parcerias Crise do Estado Iniciativa Privada Distribuição De Renda Foco em Resultado Competitividade Conhecimento Preservação Ambiental

4 Sistema de Informação: É todo e qualquer sistema que possui dados ou informações de entrada que tenham por fim gerar informações de saída para suprir determinadas necessidades. Permite ainda: Manter o fluxo de informações na empresa; Criar relacionamentos entre os sub-sistemas (departamentos). Estruturação Sistêmica

5 Só um Sistema de Informação pode manter uma base concreta para um bom processo de tomada de decisões. Decisões bem tomadas = Estabilidade. Estruturação Sistêmica

6 O maior objetivo de um Sistema de Informação é : Permitir que o melhor uso dos dados, utilizando cenários e filtros apropriados, possa definir as informações que representam a exceção e a maior relevância do processo organizacional. Estruturação Sistêmica

7 Profissional de SI Deve estar apto a administrar os relacionamentos das três perspectivas do modelo de relacionamento cíclico: Estruturação Sistêmica Pessoas Tecnologia Processo

8 Existem diversos problemas individuais e relacionados aos elementos do MRC, onde destaca-se: Em processos: os vícios políticos podem representar o maior problema para melhorar a eficácia dos Sistemas de Informação. Em pessoas: os medos, as crenças, os valores pessoais e as limitações das pessoas são pontos de grande importância para o desenvolvimento de Sistemas de Informação. Em tecnologia: o uso de tecnologia como melhoria de imagem é uma visão equivocada de sua aplicação. Estruturação Sistêmica

9 Qual é o maior patrimônio de uma Organização ? Estruturação Sistêmica INFORMAÇÃO

10 Ela é a base e o resultado no processo de tomada de decisões. Muitos profissionais de decisão não sabem como definir corretamente sua necessidade de informação. As informações podem ser classificadas como: Informações operacionais; Informações gerenciais ou estratégicas. Precisam ser corretamente definidas; Estruturação Sistêmica Informação

11 Elas precisam possuir algumas características de quantidade, conteúdo, oportunidade e qualidade. É comparativa com períodos semelhantes de estudo; É confiável; Foi gerada em tempo hábil; Possui o nível de detalhes adequado; Os pontos principais para definir uma informação são: Forma; Idade; Freqüência; Estruturação Sistêmica

12 A tecnologia da informação tem sido até agora uma produtora de dados, em vez de informação, e muito menos uma produtora de novas e diferentes questões estratégicas. Os executivos não têm usado a nova tecnologia porque ela não tem oferecido as informações de que eles precisam para suas próprias tarefas. Peter Drucker Estruturação Sistêmica

13 Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) Sopa de Letrinhas ???????

14 Sistemas de Primeira Geração Apoio Operacional / Ambiente caracter / Sistemas isolados Sistemas de segunda Geração Apoio Gerencial / Ambiente caracter / Sistemas semi- integrados Sistemas de Terceira Geração Apoio Estratégico e Tático / Ambiente Gráfico Sistemas Altamente Integrados Banco de Dados Relacional / ERP / SCM / CRM Sistemas de Quarta Geração ASP, BI, e-COMMERCE, B2B, etc Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) Histórico

15 Sistemas Integrados de Gerenciamento de Processos ( Sincronizando departamentos ) A informação é distribuída de forma clara, segura e em tempo real Foco direcionado -> Regras bem definidas Dinamicamente equilibrado, podendo aperfeiçoar os processos continuamente Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) Características

16 Sistemas de Gestão Empresarial E.R.P. Sistemas de Informações Gerenciais (SIG)

17 Década 70 M.R.P-> Material Resourse Planning Reduzir os níveis de estoque Década 80 M.R.P.II -> Manufacturing Resourse Planning MRP I + Recursos Produção Não integrados com demais sistemas Década 90 E.R.P -> Globalização, Integração, Bug 2000 Empreendimento completo Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) E.R.P

18 Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) E.R.P

19 Pedido de Compra Cotação Solicitação Compras Projeção de Estoque Previsão de Vendas Estatística Consulta Banco de Informação Liberação de crédito Clientes Pedidos de Vendas Contrato de Fornecimento Importação Livros Fiscais Ordens de Produção Coletor Eletrônico Controle de Qualidade Estoque MP / MC Requisições Recebimento de mercadoria Fornecedor Liberação de Estoque Faturamento Contas a Receber Movimento de Títulos Banco Estoque Produto Acabado Manutenção Industrial Orçamento Contas a Pagar Fluxo de Caixa Faturamento CMV + Margem Bruta Custos Centros Improdutivos Lançamento Contabilidade Lançamentos Automáticos Razão Balancete Diário Demonstração de L&P Mensal Acumulado orçado real Faturamento -CMV Movimento de Títulos Simulação Financeira Ativo Fixo DPNF Simulação Preços de Venda Produção Banco LA faturamentoLA Contas a Receber LA de movimentos LA de Rateios Ponto Eletrônico Carga Máquina Controle de Produção Folha de Pagamento Apropriações LA Folha LA Depreciação

20 Tecnologia Integrar todas as áreas de negócio da empresa Garantir a integridade/confiabilidade dos dados Otimizar performance do ambiente tecnológico e de sistemas Atualização e Evolução constante Processos Reduzir fluxo de documentos e controles manuais Oferecer visão horizontal dos processos Diminuir lead-time dos processos e reduzir custos Comprometer a organização com as mudanças e com a melhoria contínua Pessoas Melhorar a definição das funções e responsabilidades Necessidade de capacitação e adaptação aos novos processos Melhorar a qualidade do atendimento ao cliente interno Descentralização das Informações Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) E.R.P

21 Banco de Dados ORACLE, SYBASE, SQL SERVER Linguagens Delphi, Visual Basic Sistemas Operacionais Servidores : UNIX, NT, WINDOWS 2000, XP, LINUX Clientes : NT, WINDOWS 2000, XP Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) E.R.P – Ambiente Físico

22 Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) S.C.M Sistemas de Gestão Empresarial Supply Chain Management

23 A tradução do termo SUPPLY CHAIN para o português é Cadeia de Suprimentos O SCM é o conjunto completo de processos necessários para obter as matérias primas, transformá-las naquilo que os clientes desejam, e entregar este produto no tempo certo e local desejado. Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) S.C.M

24 AS QUATRO FORÇAS COMPETITIVAS A ameaça de novos concorrentes; A ameaça de produtos ou serviços substitutos; O poder de barganha dos compradores; O poder de barganha dos fornecedores; Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) S.C.M

25 Obter apenas o necessário para a produção do que vai ser vendido. Produzir apenas o que será vendido. O objetivo é alcançar a vantagem de custo da padronização atendendo ainda as variedades das demandas locais, através da logística e fabricação flexível. Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) S.C.M

26 Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) S.C.M Custo Qualidade Tempo Flexibilidade Inovação

27 Redução de estoques através da cadeia como um todo; Aumento da produtividade; Redução em despesas operacionais; Balanceamento da cadeia logística; Melhor qualidade na comunicação entre empresas; Velocidade para se adequar às mudanças de mercado; Redução dos custos de transporte, etc... Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) S.C.M - Benefícios

28 Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) C.R.M Sistemas de Gestão Empresarial Customer Relationship Management

29 conceito ou talvez uma filosofia de trabalho sustentada por aplicações Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) C.R.M

30 A implementação de um projeto de CRM além de tempo e dinheiro, exige quase sempre, profundas mudanças na forma da empresa se relacionar com seus clientes Politicas, Procedimentos, tarefas e atitudes Identificar e conhecer o cliente e suas necessidades garantir sua satisfação atendimento personalizado maior atenção dedicada aumento da eficiência nos serviços prestados Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) C.R.M

31 Sistemas de Suporte a Decisão E o que vem mais por aí ?

32 Definição Ambiente complexo Projetado para fornecer subsídios para alta gerência tomar decisões Para a empresa os maiores problemas para a tomada de decisões são: Disponibilidade da informação; Rapidez de degradação de informação. Sistemas de Suporte a Decisão

33 SIG Nível Gerencial Apoio a qualquer processo de decisão tática Apoio a decisões estratégicas e Operacionais SAD Contribuem e Influenciam o processo Fornecer e analisar alternativas Pesquisar Históricos de decisões tomadas Auxiliar a resolução de problemas estruturados Simular impactos de Investimentos em um novo produto/projeto Baseados em custos e rendimentos Análise de Riscos Descobrir informações Escondidas ( Data Mining) Definição – SIG x SAD – Qual diferença ??? Sistemas de Suporte a Decisão

34 ... eles estão dispersos em diferentes bancos de dados?... eles estão dispersos em diferentes softwares?... eles estão dispersos em diferentes plataformas?... eles são redundantes?... o volume é muito grande?... computadores e sistemas comuns gastariam muito tempo para consolidá-los e apresentá-los de forma legível? Definição – Como transformar DADOS -> INFORMAÇÃO Sistemas de Suporte a Decisão

35 Uma enxurrada de dados de todos os Tipos provenientes de diversas fontes arquivados de diversos modos oriundos de diversos meios Sistemas de Suporte a Decisão

36 Ferramentas e Técnicas ETLETL OLAP EXTRAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E CARREGAMENTO FONTES DE DADOS DATA WAREHOUSE Data Mart Aplicativos Operacionais Softwares de Automação de Escritórios Dados Externos Equipamentos de Automação Data Mining EXPLORAÇÃO Sistemas de Suporte a Decisão

37 Finanças EstoqueVendas Técnico DATA MART Data warehouse departamental DATA WAREHOUSE Corporativo Data WareHouse - Armazém de Dados Sistemas de Suporte a Decisão

38 Ambiente separado Disponibilidade Integrado Retrato no tempo Orientado por assunto Fácil acesso É um amplo e flexível repositório de dados, que aglutina dados de fontes heterogêneas, projetado de modo a suportar o processo de tomada de decisão. Data WareHouse - Armazém de Dados Sistemas de Suporte a Decisão

39 - é uma estrutura de dados que forma um subconjunto de um banco de dados grande - organiza os dados em duas categorias: - campos de dados - dimensões com múltiplos níveis - resumos dos dados são previamente calculados de modo a otimizar o tempo de recuperação das informações Data WareHouse - Cubo Sistemas de Suporte a Decisão

40 Estratégia Preço Cliente Venda Produto Organização Tempo Região Data WareHouse - Dimensões Sistemas de Suporte a Decisão

41 O ambiente de exploração objetiva disponibilizar, através de ferramentas apropriadas, o acesso a informação. Satisfazer as necessidades de exploração e pesquisa Identificar tendências Democratizar o acesso a informação Data Mining- Ambiente Exploração Data Warehouse Sistemas de Suporte a Decisão

42 REDES NEURAIS constrõem representações internas de modelos ou padrões achados nos dados ÁRVORES DE DECISÃO Identificam associações dos dados, formando as regras sobre o dado INDUÇÃO DE REGRAS detectam tendências dos dados, apresentando uma lista não encomendada Conjunto de técnicas cuja finalidade é permitir a descoberta de relações não visíveis dos banco de dados. Data Mining- Ambiente Exploração Data Warehouse Sistemas de Suporte a Decisão

43 Um conjunto de conceitos, métodos e recursos tecnológicos que habilitam a obtenção e distribuição de informações geradas a partir de dados operacionais, históricos e externos, visando proporcionar subsídios para a tomada de decisões gerenciais e estratégicas Business Intelligence - Definição Sistemas de Suporte a Decisão

44 Através da utilização de BI (Business Intelligence) as empresas podem aumentar : Rentabilidade Obter maior agilidade nos negócios Reduzir custos Operacionais Fidelizar os clientes Focar nos resultados e permitir a tomada de decisões, dentre outros inúmeros benefícios Business Intelligence - Definição Sistemas de Suporte a Decisão

45 Construção de relatórios com distribuição periódica e automática; Análises multidimensionais ou OLAP volume de vendas x diversas dimensões como clientes, produtos, região, e representantes, canal de vendas, etc..; Indicadores de Performance – Balance Scored Card (Estratégia); Criação de painéis de controle com os principais indicadores de performance (Dashboards); Alertas por , relatórios, mensagens de celular e outros, quando algum determinado indicador de performance, atinge um nível critico, definido pelos próprios executivos; Business Intelligence - Definição Sistemas de Suporte a Decisão

46 Conclusões : Onde as Organizações estão inseridas Conhecimento Humano Volume de Dados Desde anos 70 até hoje -> corresponde a 5000 anos anteriores O ambiente de tecnologia de informação está repleto de oportunidades e desafios Ambiente Competitivo; Deter a Informação e saber utilizá-la (Eficiencia e Competitividade); Informação -> Estratégia Negócio Respostas Rápidas e eficientes as mudanças Flexivel, Adaptar-se Organização Inteligente : Exploração da Informaçãp

47 DÚVIDAS ???????? PERGUNTAS ?????

48 Contato : Andre Luiz de Fendi MUITO OBRIGADO


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