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RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS aula 13.

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Apresentação em tema: "RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS aula 13."— Transcrição da apresentação:

1 RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS aula 13

2 É aconselhável manter-se um banco de dados com os possíveis candidatos aos cargos de que a área comercial necessita, e que esteja sempre atualizado e sempre alimentado. RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS

3 O Recrutamento inicia-se com a requisição de preenchimento de uma ou mais vagas. É importante determinar os objetivos da contratação, como cargo, urgência, características dos candidatos, local de trabalho, etc. RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS

4 Vantagens Mais rápido Menor custo Integração mais rápida Motivação interna Maior lealdade RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS Desvantagens Conflito de interesses Desestímulo Grau de incompetência do profissional Fontes internas de contratação

5 Fontes externas de contratação Vantagens Possibilidade de trazer gente já treinada Renovar e enriquecer o capital humano RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS Desvantagens Diminuição da lealdade Desinteresse e insatisfação interna Efeitos negativos no plano de carreira e política de salários Fala de garantia do desempenho Processo mais demorado e caro

6 Fontes externas de recrutamento Banco de dados da empresa Cartazes informativos Anúncios Contato com a cadeia produtiva Órgãos de classe Empresas especializadas Escolas Internet RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS

7 Recrutamento Misto RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS

8 A próxima etapa é a TRIAGEM, que pode ser efetuado de diversas e criativas maneiras. RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS

9 SELEÇÃO Entrevista técnica Teste de aptidão Teste de personalidade Técnicas de simulação RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS

10 Exemplo de perfil para um candidato a uma vaga em vendas Gostar de lidar com público Dinamismo e iniciativa Capacidade de negociação e persuasão Boa fluência verbal e agradável Saber ouvir e ser paciente Escolaridade Cursos e conhecimento em informática, línguas Experiência Idade RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS

11 Entrevista Técnica Não-diretiva Diretiva RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS

12 Vendo o outro lado 1. Chegue um pouco antes da hora marcada 2. Aparência adequada 3. Firmeza no aperto de mão e controle de ansiedade 4. Postura adequada 5. Concentre-se na entrevista 6. Não fume, masque gomas ou use óculos escuros RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS

13 Vendo o outro lado 7. Seja objetivo e entusiasmado 8. Seja honesto, amigável, formal, siba ouvir e questione somente o necessário 9. Não fale mal de seus ex-empregadores 10. Informe-se previamente de todos os detalhes relevantes do emprego e da empresa 11. Esteja preparado para todas as etapas do processo de seleção e não superestime-se ou subestime-se RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS

14 Cuidados na condução da entrevista Deixar o candidato à vontade buscando sua naturalidade RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS

15 Formas de contratação A adequação a situação geral da empresa é imprescindível RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS

16 Vantagens Política mercadológica com maior eficácia Maior controle RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS Desvantagens Custo fixo Menos flexibilidade Vendedor Interno

17 RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS Vendedor Externo Vantagens Custo variável com o volume de vendas Maior agilidade e flexibilidade Desvantagens Menos controle mercadológico Menos contato com o cliente Leis trabalhistas

18 Plano de carreira RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS Horizontal Vertical


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