Carregar apresentação
1
RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS
aula 13
2
RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS
É aconselhável manter-se um banco de dados com os possíveis candidatos aos cargos de que a área comercial necessita, e que esteja sempre atualizado e sempre alimentado.
3
RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS
O Recrutamento inicia-se com a requisição de preenchimento de uma ou mais vagas. É importante determinar os objetivos da contratação, como cargo, urgência, características dos candidatos, local de trabalho, etc.
4
RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS
Fontes internas de contratação Vantagens Mais rápido Menor custo Integração mais rápida Motivação interna Maior lealdade Desvantagens Conflito de interesses Desestímulo Grau de incompetência do profissional
5
RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS
Fontes externas de contratação Vantagens Possibilidade de trazer gente já treinada Renovar e enriquecer o capital humano Desvantagens Diminuição da lealdade Desinteresse e insatisfação interna Efeitos negativos no plano de carreira e política de salários Fala de garantia do desempenho Processo mais demorado e caro
6
RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS
Fontes externas de recrutamento Banco de dados da empresa Cartazes informativos Anúncios Contato com a cadeia produtiva Órgãos de classe Empresas especializadas Escolas Internet
7
RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS
Recrutamento Misto
8
RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS
A próxima etapa é a TRIAGEM, que pode ser efetuado de diversas e criativas maneiras.
9
RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS
SELEÇÃO Entrevista técnica Teste de aptidão Teste de personalidade Técnicas de simulação
10
RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS
Exemplo de perfil para um candidato a uma vaga em vendas Gostar de lidar com público Dinamismo e iniciativa Capacidade de negociação e persuasão Boa fluência verbal e agradável Saber ouvir e ser paciente Escolaridade Cursos e conhecimento em informática, línguas Experiência Idade
11
RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS
Entrevista Técnica Não-diretiva Diretiva
12
RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS
Vendo o outro lado Chegue um pouco antes da hora marcada Aparência adequada Firmeza no aperto de mão e controle de ansiedade Postura adequada Concentre-se na entrevista Não fume, masque gomas ou use óculos escuros
13
RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS
Vendo o outro lado Seja objetivo e entusiasmado Seja honesto, amigável, formal, siba ouvir e questione somente o necessário Não fale mal de seus ex-empregadores Informe-se previamente de todos os detalhes relevantes do emprego e da empresa Esteja preparado para todas as etapas do processo de seleção e não superestime-se ou subestime-se
14
RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS
Cuidados na condução da entrevista Deixar o candidato à vontade buscando sua naturalidade
15
RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS
Formas de contratação A adequação a situação geral da empresa é imprescindível
16
RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS
Vendedor Interno Vantagens Política mercadológica com maior eficácia Maior controle Desvantagens Custo fixo Menos flexibilidade
17
RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS
Vendedor Externo Desvantagens Menos controle mercadológico Menos contato com o cliente Leis trabalhistas Vantagens Custo variável com o volume de vendas Maior agilidade e flexibilidade
18
RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS
Plano de carreira Vertical Horizontal
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.