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RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS

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Apresentação em tema: "RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS"— Transcrição da apresentação:

1 RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS
aula 13

2 RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS
É aconselhável manter-se um banco de dados com os possíveis candidatos aos cargos de que a área comercial necessita, e que esteja sempre atualizado e sempre alimentado.

3 RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS
O Recrutamento inicia-se com a requisição de preenchimento de uma ou mais vagas. É importante determinar os objetivos da contratação, como cargo, urgência, características dos candidatos, local de trabalho, etc.

4 RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS
Fontes internas de contratação Vantagens Mais rápido Menor custo Integração mais rápida Motivação interna Maior lealdade Desvantagens Conflito de interesses Desestímulo Grau de incompetência do profissional

5 RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS
Fontes externas de contratação Vantagens Possibilidade de trazer gente já treinada Renovar e enriquecer o capital humano Desvantagens Diminuição da lealdade Desinteresse e insatisfação interna Efeitos negativos no plano de carreira e política de salários Fala de garantia do desempenho Processo mais demorado e caro

6 RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS
Fontes externas de recrutamento Banco de dados da empresa Cartazes informativos Anúncios Contato com a cadeia produtiva Órgãos de classe Empresas especializadas Escolas Internet

7 RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS
Recrutamento Misto

8 RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS
A próxima etapa é a TRIAGEM, que pode ser efetuado de diversas e criativas maneiras.

9 RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS
SELEÇÃO Entrevista técnica Teste de aptidão Teste de personalidade Técnicas de simulação

10 RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS
Exemplo de perfil para um candidato a uma vaga em vendas Gostar de lidar com público Dinamismo e iniciativa Capacidade de negociação e persuasão Boa fluência verbal e agradável Saber ouvir e ser paciente Escolaridade Cursos e conhecimento em informática, línguas Experiência Idade

11 RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS
Entrevista Técnica Não-diretiva Diretiva

12 RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS
Vendo o outro lado Chegue um pouco antes da hora marcada Aparência adequada Firmeza no aperto de mão e controle de ansiedade Postura adequada Concentre-se na entrevista Não fume, masque gomas ou use óculos escuros

13 RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS
Vendo o outro lado Seja objetivo e entusiasmado Seja honesto, amigável, formal, siba ouvir e questione somente o necessário Não fale mal de seus ex-empregadores Informe-se previamente de todos os detalhes relevantes do emprego e da empresa Esteja preparado para todas as etapas do processo de seleção e não superestime-se ou subestime-se

14 RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS
Cuidados na condução da entrevista Deixar o candidato à vontade buscando sua naturalidade

15 RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS
Formas de contratação A adequação a situação geral da empresa é imprescindível

16 RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS
Vendedor Interno Vantagens Política mercadológica com maior eficácia Maior controle Desvantagens Custo fixo Menos flexibilidade

17 RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS
Vendedor Externo Desvantagens Menos controle mercadológico Menos contato com o cliente Leis trabalhistas Vantagens Custo variável com o volume de vendas Maior agilidade e flexibilidade

18 RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS
Plano de carreira Vertical Horizontal


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