A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elementos constituintes da música (Música é uma das formas de expressão da sensibilidade humana que varia de sociedade para outra) -Ritmo -Melodia -Harmonia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elementos constituintes da música (Música é uma das formas de expressão da sensibilidade humana que varia de sociedade para outra) -Ritmo -Melodia -Harmonia."— Transcrição da apresentação:

1 Elementos constituintes da música (Música é uma das formas de expressão da sensibilidade humana que varia de sociedade para outra) -Ritmo -Melodia -Harmonia

2 Ritmo ( fluir, em grego rhythmos. Necessariamente implica em movimento, seja natural ou construído) -Natural (batimentos cardíacos, respiração,...) - Construído (relógio, instrumentos musicais,...) O ritmo é marcado pela batida constante de uma música. É a combinação entre o som e o silêncio (pausa). O tambor é instrumento que toca, geralmente, apenas ritmos. Ele oferece a base rítmica de uma orquestra.

3 Fatores do ritmo: Intensidade e Duração Intensidade: Diz respeito aos sons fortes e fracos do rítmo. A idéia do acento está ligada ao fator intensidade. Embora a intensidade seja a mesma em cada batida, ouvimos sempre o tic mais forte que o tac. Duração: Corresponde ao tempo entre cada batida ritmica.

4 Melodia: é a emissão linear de sons apoiados no ritmo. Harmonia: é a organização de sons combinados e simultâneos, ajustados à melodia e ao ritmo.

5 Relação entre ritmo, melodia e harmonia: [...] o ritmo sonoro supõe a existência do som; a melodia supõe ritmo e som; a harmonia supõe melodia, ritmo e som. (Gainza apud Camargo, 1994, p. 19)

6 Ritmo do Movimento Corporal Estímulo/Preparação – disposição para tensãoEstímulo/Preparação – disposição para tensão Acento/ Descarga – explosão máxima Acento/ Descarga – explosão máxima Escoamento/Conclusão - relaxamento Escoamento/Conclusão - relaxamento

7 Fatores Rítmicos do Movimento Laban codificou princípios gerais do movimento Fluência – Espaço – Peso - Tempo

8 Todos os seres humanos tem uma forma de lidar com o ESPAÇO Um ritmo para falar e se mexer - TEMPO Uma intensidade ao pegar nas coisas e pessoas – PESO Um jeito de expressar este espaço, peso e tempo - FLUÊNCIA

9 Considerando que todo gesto expressa um rítmo, Explique: - possibilidades de relação entre o estudo do ritmo e as aulas de Educação Física. -uma atividade que possibilite interação da linguagem corporal e linguagem musical.

10 Leitura sugerida para próxima aula: Texto: Brincando com o ritmo na Educação Física


Carregar ppt "Elementos constituintes da música (Música é uma das formas de expressão da sensibilidade humana que varia de sociedade para outra) -Ritmo -Melodia -Harmonia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google