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APRESENTAÇÕES NO POWERPOINT

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Apresentação em tema: "APRESENTAÇÕES NO POWERPOINT"— Transcrição da apresentação:

1 APRESENTAÇÕES NO POWERPOINT
Noções básicas Profa. Márcia de Borba Campos FACIN/PUCRS Profa. Milene Selbach Silveira FACIN/PUCRS

2 Animação Texto Figura Slide

3 espiral deslizar para baixo dissolver desdobrar ao centro rotação
Animação Texto espiral deslizar para baixo dissolver desdobrar ao centro rotação mais zoom

4 Ainda pode ser palavra a palavra ...
Animação Texto Ainda pode ser palavra a palavra ... Ou letra a letra interferindo na velocidade de leitura e “algumas vezes” ... ... irritando o leitor

5 Princípio da proximidade
Animação Texto ...apresentar o texto por inteiro, ou por blocos de significado, evitando um grande fracionamento das mensagens Princípio da proximidade Itens relacionados entre si devem ser agrupados e aproximados uns dos outros

6 Animação Figura

7 Animação Slide Transição entre slides

8 Princípio da repetição
Animação Slide Misturar muitas ações podem tornar a apresentação cansativa, contribuindo para diminuir o nível de atenção Crie uma organização: repita cores, bordas, transição de slides; tenha uma identidade visual Princípio da repetição Foco no conteúdo

9 A b C E D Fonte Atenção na função estética da tipologia
... não esqueça de que seu objetivo é a comunicação

10 Existem muitas fontes. Devemos escolher aquela que facilita a leitura
Estilos Existem muitas fontes. Devemos escolher aquela que facilita a leitura Conhecendo os estilos Antigo Moderno Com serifa Sem serifa Manuscrito Decorativo

11 Transição grosso-fino moderada nos traços
Fonte Serifa inclinada Estilo Antigo Transição grosso-fino moderada nos traços Exemplos Palatino Times Garamond Baskerville

12 Transição grosso-fino radical nos traços
Fonte Serifa horizontal Estilo Moderno Transição grosso-fino radical nos traços Photina Casual Black Times Bold Onyx Exemplos

13 Serifado Bookman Fonte Rockwell Courier Exemplos
Serifa horizontal e grossa Serifado Pouca ou nenhuma transição grosso-fino nos traços Courier Rockwell Bookman Exemplos

14 Não há transição grosso-fino nos traços
Fonte Não há serifa Sem Serifa Não há transição grosso-fino nos traços Helvetica Avant Garde News Gothic Exemplos

15 Manuscrito Brush Script Fonte Tempus Sans ITC Exemplos
Parecem ser escritos a mão, com caneta tinteiro, com um pincel, com lápis ou caneta profissional Brush Script Lucida handwriting Tempus Sans ITC

16 Decorativo Westminster Impact Matisse ITC Fonte Exemplos
Parecem ser escritos a mão, com caneta tinteiro, com um pincel, com lápis ou caneta profissional Gill Sans Ultra Bold Matisse ITC Westminster Impact

17 Fonte Tamanho Segundo Soffner (1998), a tecnologia não é uma questão de equipamento mas, sim, de saber fazer, segundo a própria origem grega da palavra – Téchné. Sendo assim, é preciso refletir justamente na utilização do computador na educação: tem-se que pensá-lo não como uma máquina para reproduzir conhecimento e armazenar informações mas, ao contrário, como uma nova tecnologia em favor da comunicação, da linguagem, do desenvolvimento. De acordo com Macedo (1996), o uso do computador expressa-se em um contexto de contínua interação e, sendo assim, não pode ser visto somente como um instrumento que prolonga os poderes da comunicação ou que processa e armazena informações, uma vez que possibilita uma qualidade de interação que tem valor de desenvolvimento. O computador incorporado com novas tecnologias de comunicação, como redes de computadores, por exemplo, deixa de estar associado a um processo de ensino/aprendizagem individualizado, a software de instrução programada, a perguntas e respostas, onde o usuário encontra-se só em sua relação com o computador – isolamento - para um ambiente de cooperação, de troca, de crescimento individual e social, possibilitando a criação coletiva de um conhecimento compartilhado. Neste sentido, a comunicação não termina no computador; mas começa através dele, em um ambiente interativo.

18 Fonte Tamanho Segundo Soffner (1998), a tecnologia não é uma questão de equipamento mas, sim, de saber fazer, segundo a própria origem grega da palavra – Téchné. Sendo assim, é preciso refletir justamente na utilização do computador na educação: tem-se que pensá-lo não como uma máquina para reproduzir conhecimento e armazenar informações mas, ao contrário, como uma nova tecnologia em favor da comunicação, da linguagem, do desenvolvimento. De acordo com Macedo (1996), o uso do computador expressa-se em um contexto de contínua interação e, sendo assim, não pode ser visto somente como um instrumento que prolonga os poderes da comunicação ou que processa e armazena informações, uma vez que possibilita uma qualidade de interação que tem valor de desenvolvimento. O computador incorporado com novas tecnologias de comunicação, como redes de computadores, por exemplo, deixa de estar associado a um processo de ensino/aprendizagem individualizado, a software de instrução programada, a perguntas e respostas, onde o usuário encontra-se só em sua relação com o computador – isolamento - para um ambiente de cooperação, de troca, de crescimento individual e social, possibilitando a criação coletiva de um conhecimento compartilhado. Neste sentido, a comunicação não termina no computador; mas começa através dele, em um ambiente interativo.

19 Fonte Tamanho Segundo Soffner (1998), a tecnologia não é uma questão de equipamento mas, sim, de saber fazer, segundo a própria origem grega da palavra – Téchné. Sendo assim, é preciso refletir justamente na utilização do computador na educação: tem-se que pensá-lo não como uma máquina para reproduzir conhecimento e armazenar informações mas, ao contrário, como uma nova tecnologia em favor da comunicação, da linguagem, do desenvolvimento. De acordo com Macedo (1996), o uso do computador expressa-se em um contexto de contínua interação e, sendo assim, não pode ser visto somente como um instrumento que prolonga os poderes da comunicação ou que processa e armazena informações, uma vez que possibilita uma qualidade de interação que tem valor de desenvolvimento. O computador incorporado com novas tecnologias de comunicação, como redes de computadores, por exemplo, deixa de estar associado a um processo de ensino/aprendizagem individualizado, a software de instrução programada, a perguntas e respostas, onde o usuário encontra-se só em sua relação com o computador – isolamento - para um ambiente de cooperação, de troca, de crescimento individual e social, possibilitando a criação coletiva de um conhecimento compartilhado. Neste sentido, a comunicação não termina no computador; mas começa através dele, em um ambiente interativo.

20 Fonte Tamanho O computador incorporado com novas tecnologias de comunicação, como redes de computadores, por exemplo, deixa de estar associado a um processo de ensino/aprendizagem individualizado, a software de instrução programada, a perguntas e respostas, onde o usuário encontra-se só em sua relação com o computador – isolamento - para um ambiente de cooperação, de troca, de crescimento individual e social, possibilitando a criação coletiva de um conhecimento compartilhado. Neste sentido, a comunicação não termina no computador; mas começa através dele, em um ambiente interativo.

21 Fonte Tamanho O computador ...
 deixa de estar associado a um processo de ensino/aprendizagem individualizado  ambiente de cooperação, de troca, de crescimento individual e social, possibilitando a criação coletiva de um conhecimento compartilhado  a comunicação não termina no computador; mas começa por meio deste, em um ambiente interativo.

22 Também podemos escrever na vertical
Fonte Direção Também podemos escrever na vertical Ou assim Ou deste lado

23 Podemos centralizar o parágrafo
Texto Alinhamento Este texto está alinhado à esquerda. Este está alinhado à direita. Podemos centralizar o parágrafo Ou podemos ter um texto justificado, alinhado à direita e à esquerda. Entretanto, atente para evitar a formação de “vazios” entre as palavras.

24 - Recursos Tecnológicos -
Texto efeito WordArt Informática na Educação Módulo 2 - Recursos Tecnológicos - Pró-docente 2004/1

25 Texto efeito WordArt O computador ...
 deixa de estar associado a um processo de ensino/aprendizagem individualizado  ambiente de cooperação, de troca, de crescimento individual e social, possibilitando a criação coletiva de um conhecimento compartilhado  a comunicação não termina no computador; mas começa por meio deste, em um ambiente interativo.

26 Fonte - Texto Cor PERIGO Cor da letra x Cor de fundo do slide

27 O computador ...  deixa de estar associado a um processo de ensino/aprendizagem individualizado  ambiente de cooperação, de troca, de crescimento individual e social, possibilitando a criação coletiva de um conhecimento compartilhado  a comunicação não termina no computador; mas começa por meio deste, em um ambiente interativo

28 O computador ...  deixa de estar associado a um processo de ensino/aprendizagem individualizado  ambiente de cooperação, de troca, de crescimento individual e social, possibilitando a criação coletiva de um conhecimento compartilhado  a comunicação não termina no computador; mas começa por meio deste, em um ambiente interativo

29 O computador ...  deixa de estar associado a um processo de ensino/aprendizagem individualizado  ambiente de cooperação, de troca, de crescimento individual e social, possibilitando a criação coletiva de um conhecimento compartilhado  a comunicação não termina no computador; mas começa por meio deste, em um ambiente interativo.

30 O computador ...  deixa de estar associado a um processo de ensino/aprendizagem individualizado  ambiente de cooperação, de troca, de crescimento individual e social, possibilitando a criação coletiva de um conhecimento compartilhado  a comunicação não termina no computador; mas começa por meio deste, em um ambiente interativo.

31 O computador ...  deixa de estar associado a um processo de ensino/aprendizagem individualizado  ambiente de cooperação, de troca, de crescimento individual e social, possibilitando a criação coletiva de um conhecimento compartilhado  a comunicação não termina no computador; mas começa por meio deste, em um ambiente interativo.

32 O computador ...  deixa de estar associado a um processo de ensino/aprendizagem individualizado  ambiente de cooperação, de troca, de crescimento individual e social, possibilitando a criação coletiva de um conhecimento compartilhado  a comunicação não termina no computador; mas começa por meio deste, em um ambiente interativo.

33 O computador ...  deixa de estar associado a um processo de ensino/aprendizagem individualizado  ambiente de cooperação, de troca, de crescimento individual e social, possibilitando a criação coletiva de um conhecimento compartilhado  a comunicação não termina no computador; mas começa por meio deste, em um ambiente interativo.

34 O computador ...  deixa de estar associado a um processo de ensino/aprendizagem individualizado  ambiente de cooperação, de troca, de crescimento individual e social, possibilitando a criação coletiva de um conhecimento compartilhado  a comunicação não termina no computador; mas começa por meio deste, em um ambiente interativo.

35 Fundo do slide Cor Podemos padronizar os slides com o mesmo fundo ...
... como fizemos até este slide

36 Fonte - Texto Cor ... é que são tantas as opções ....

37 Outros recursos visuais
Disco rígido (HD) Painel de Controle Rede CD Disquete Lixeira

38 Outros recursos visuais
Disco rígido (HD) Painel de Controle Rede CD Disquete Lixeira

39 Outros recursos visuais
.... Disco rígido (HD) .... Painel de Controle Rede CD Disquete .... Lixeira ... ...

40 Links e botões

41 Podemos colocar som em nossa apresentação mas ...
CUIDADO

42 Som ... Devem realçar a apresentação Ao invés de incomodar ou assustar ... Poluindo a apresentação com estes “barulhinhos”

43 Diferentes em cada slides ou manter a mesma para toda a apresentação
Som Diferentes em cada slides ou manter a mesma para toda a apresentação ATENÇÃO para o bom-senso ... A apresentação não deve ser um grande quebra-cabeça

44 Referência Bibliográfica
PUCRS VIRTUAL / EAD. Uma apresentação em PowerPoint. Versão eletrônica. WILLIAMS, Robim. Design para quem não é designer: noções básicas de planejamento visual. Tradução Laura Karin Gillon. São Paulo: Callis, 1995.

45 APRESENTAÇÕES NO POWERPOINT
Noções básicas Profa. Márcia de Borba Campos FACIN/PUCRS Profa. Milene Selbach Silveira FACIN/PUCRS


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