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IBM Brasil Inovação – Teoria & Prática Caso COR Artur Szabo, PMP IBM Brasil – Executive Project Manager.

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1 IBM Brasil Inovação – Teoria & Prática Caso COR Artur Szabo, PMP IBM Brasil – Executive Project Manager

2 IBM Brasil Alguma teoria…

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4 INOVAÇÃO ? A palavra é derivada do termo latino innovatio, e se refere a uma idéia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores. (Dicionário Michaelis)

5 O paradoxo da inovação em Gerenciamento de Projetos INOVAÇÃO PROJETO Jeito novo Quebrar paradigmas Criatividade Surpreender PrevisibilidadeOrganização Método Melhores Práticas Evitar ou Controlar mudanças

6 Onde a inovação aparece nos projetos ? A palavra é derivada do termo latino innovatio, e se refere a uma idéia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores. Idéias Entregáveis Processos / Recursos

7 Idéia / Entregáveis Baixa Alta Tipos de Projetos e as Inovações Obrigatórios Higiênicos Estratégicos ou Ruptores AltaBaixaAltaBaixa Intuitivos ou P&D Processos & Recursos

8 IBM Brasil COR - Centro de Operações Rio

9 O Projeto COR ganhou recebeu 02 importantes prêmios em 2011 Projeto Inovador do Ano – Revista Mundo PM IBM Outstanding Technical Achievement Award

10 O que é o COR ? Vídeo

11 Da teoria à prática… Idéias Entregáveis Processos / Recursos

12 Desafios Em abril/2010, a Cidade do Rio de Janeiro sofreu com as piores tempestades dos últimos tempos – as quais deixaram pelo menos 110 mortos – e as equipes de emergência não estavam preparadas para resolver os problemas consequentes. Como coordenar as ações em momentos de crise ? Podemos nos preparar para o próximo verão ? Como engajar a população e os meios de comunicação para atuar em crises ? Podemos aproveitar o que a cidade já sabe sobre estes tipos de eventos ?

13 Innovation Discovery Workshop, em Maio/2010 Idéias inovadoras Um Centro de Operações que pudesse ajudar a gestão do dia-a- dia e, que se transformasse num CGC – Centro de Gestão de Crises – quando necessário. Concentrar num único espaço todas os Serviços relacionados: Defesa Civil, Trânsito, Assistência Social, Limpeza, Obras e Reparos, Concessionárias (Luz, Gas, Metro, etc.) Democratizar a vasta experiência que alguns orgãos já detinham: Geo Rio Rio Aguas Alerta Rio CET Rio Facilitar a comunicação, o senso de urgência e o espírito de equipe TECNOLOGIA da INFORMAÇÃO como fator crítico de sucesso

14 A decisão de criar um Centro de Operações foi tomada e, a sua implementação teve um cronograma agressivo. Construção e Instalações Operação e Ajustes

15 Deliverables Inovadores 1o. Centro de Operações horizontal do mundo –Mais de 30 Serviços, Agências e Concessionárias atuando de forma integrada O maior telão de controle da América Latina (80 TVs de 50) PMAR – Previsão Meteorológica de Alta Resolução –Previsibilidade de 1 Km2 –Pontos de Interesse customizáveis –Mapas interativos / Meteogramas / Tabelas de dados com intervalos de 10 min. –Até 48 hs de antecedência, atualizadas a cada 12 hs. Previsão de Alagamentos - 1a. Solução desenvolvida e implementada pelo IBM Brazil Research Center Modelo para a Avaliação da Severidade dos Incidentes (em processo de patenteamento) POPs – Protocolos de Operação Padronizados - alimentados no Sistema de Gestão de Incidentes Rio Mídia (desenvolvido pelo Iplan Rio) – –Mapa da cidade com mais de 80 camadas de informação vindas dos mais diversos orgãos e concessionárias de serviços

16 . Respostas rápidas para situações de Emergência ou Crise - Gerenciamento e criação de indicadores Planejar, Treinar, Preparar O desafio era criar uma organização virtual, mantendo a independência dos diversos orgãos mas, coordenando as suas ações

17 Visualização, Rápida comunicação e Sistemas de previsão e de acompanhamento IBM Triton DB2 / Websphere / Tivoli / Lotus Domino / Lotus Sametime Sistema de Gerenciamento de Incidentes SETB – Services Emergency Team Builder PMAR (IBM Deep Thunder) Previsão Meteorológica Previsão de Alagamentos Rio Midia

18 Principais funcionalidades : Painel Executivo Algoritimo de avaliação da severidade dos incidentes POPs – atribuição automática de tarefas, com base no protocolo definido para cada tipo de incidente Integração das informações das diferentes agências, orgãos, serviços e concessionárias Acompanhamento do progresso, através de informes de situação, ícones e relatórios Comunicações via , sistema e SMS Sistema de Gerenciamento de Incidentes

19 PMAR – Previsão Meteorológica de Alta Resolução

20 Estimativas de precipitação Previsão de Alagamentos Estimativas de Impacto Calibragem do Modelo Rede de Sensores e Calibragem do Modelo Impactos dos alagamentos Previsao de chuvas e Estimativas de precipitação Análise das precipitações Previsão de Alagamentos

21 …mas, e os aspectos humanos? Conflitos por perda de poder ? Democratizar e compartilhar informações ? Só eu sei como fazer Quem manda em quem? O papel do Sponsor Visão de processos / Passagem de bastão Não criar burocracia, nem sobrepor organizações Respeitar a experiência e a cultura Senso de orgulho e espírito de corpo A mídia como avalista e controladora

22 IBM Brasil Obrigado ! Artur Szabo, PMP IBM Brasil


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