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Inovação – Teoria & Prática Caso COR

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Apresentação em tema: "Inovação – Teoria & Prática Caso COR"— Transcrição da apresentação:

1 Inovação – Teoria & Prática Caso COR
Artur Szabo, PMP IBM Brasil – Executive Project Manager IBM Brasil

2 Alguma teoria… IBM Brasil

3

4 INOVAÇÃO ? A palavra é derivada do termo latino innovatio, e se refere a uma idéia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores. (Dicionário Michaelis)

5 O paradoxo da inovação em Gerenciamento de Projetos
Criatividade Jeito novo INOVAÇÃO Surpreender Quebrar paradigmas Evitar ou Controlar mudanças Previsibilidade PROJETO Método Melhores Práticas Organização

6 Onde a inovação aparece nos projetos ?
A palavra é derivada do termo latino innovatio, e se refere a uma idéia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores. Idéias Entregáveis Processos / Recursos

7 “ Estratégicos ou Higiênicos “Ruptores” Intuitivos ou P&D Obrigatórios
Tipos de Projetos e as Inovações Processos & Recursos Alta Baixa Estratégicos ou “Ruptores” Higiênicos Intuitivos ou P&D Obrigatórios Baixa Alta Idéia / Entregáveis

8 COR - Centro de Operações Rio
IBM Brasil

9 O Projeto COR ganhou recebeu 02 importantes prêmios em 2011
Projeto Inovador do Ano – Revista Mundo PM IBM Outstanding Technical Achievement Award

10 O que é o COR ? Vídeo

11 Da teoria à prática… Idéias Entregáveis Processos / Recursos

12 Desafios Em abril/2010, a Cidade do Rio de Janeiro sofreu com as piores tempestades dos últimos tempos – as quais deixaram pelo menos 110 mortos – e as equipes de emergência não estavam preparadas para resolver os problemas consequentes. Como coordenar as ações em momentos de crise ? Podemos nos preparar para o próximo verão ? Como engajar a população e os meios de comunicação para atuar em crises ? Podemos aproveitar o que a cidade já sabe sobre estes tipos de eventos ?

13 Idéias inovadoras Innovation Discovery Workshop, em Maio/2010 “Um Centro de Operações que pudesse ajudar a gestão do dia-a-dia e, que se transformasse num CGC – Centro de Gestão de Crises – quando necessário”. Concentrar num único espaço todas os Serviços relacionados: Defesa Civil, Trânsito, Assistência Social, Limpeza, Obras e Reparos, Concessionárias (Luz, Gas, Metro, etc.) “Democratizar” a vasta experiência que alguns orgãos já detinham: Geo Rio Rio Aguas Alerta Rio CET Rio Facilitar a comunicação, o senso de urgência e o espírito de equipe TECNOLOGIA da INFORMAÇÃO como fator crítico de sucesso

14 Construção e Instalações
A decisão de criar um Centro de Operações foi tomada e, a sua implementação teve um cronograma agressivo. Construção e Instalações Operação e Ajustes

15 “Deliverables” Inovadores
1o. Centro de Operações “horizontal” do mundo Mais de 30 Serviços, Agências e Concessionárias atuando de forma integrada O maior telão de controle da América Latina (80 TVs de 50”) PMAR – Previsão Meteorológica de Alta Resolução Previsibilidade de 1 Km2 Pontos de Interesse customizáveis Mapas interativos / Meteogramas / Tabelas de dados com intervalos de 10 min. Até 48 hs de antecedência, atualizadas a cada 12 hs. Previsão de Alagamentos - 1a. Solução desenvolvida e implementada pelo IBM Brazil Research Center Modelo para a Avaliação da Severidade dos Incidentes (em processo de patenteamento) POPs – Protocolos de Operação Padronizados - alimentados no Sistema de Gestão de Incidentes Rio Mídia (desenvolvido pelo Iplan Rio) – Mapa da cidade com mais de 80 camadas de informação vindas dos mais diversos orgãos e concessionárias de serviços

16 . O desafio era criar uma organização virtual, mantendo a independência dos diversos orgãos mas, coordenando as suas ações Respostas rápidas para situações de Emergência ou Crise - Gerenciamento e criação de indicadores Planejar, Treinar, Preparar

17 Visualização, Rápida comunicação e Sistemas de previsão e de acompanhamento
IBM Triton DB2 / Websphere / Tivoli / Lotus Domino / Lotus Sametime Sistema de Gerenciamento de Incidentes SETB – Services Emergency Team Builder PMAR (IBM Deep Thunder) Previsão Meteorológica Previsão de Alagamentos Rio Midia

18 Sistema de Gerenciamento de Incidentes
Principais funcionalidades: Painel Executivo Algoritimo de avaliação da severidade dos incidentes POPs – atribuição automática de tarefas, com base no protocolo definido para cada tipo de incidente Integração das informações das diferentes agências, orgãos, serviços e concessionárias Acompanhamento do progresso, através de informes de situação, ícones e relatórios Comunicações via , sistema e SMS

19 PMAR – Previsão Meteorológica de Alta Resolução

20 Previsão de Alagamentos
Estimativas de precipitação Previsao de chuvas e Estimativas de precipitação Análise das precipitações Previsão de Alagamentos Impactos dos alagamentos Rede de Sensores e Calibragem do Modelo Calibragem do Modelo Estimativas de Impacto

21 …mas, e os aspectos humanos?
Conflitos por perda de poder ? Democratizar e compartilhar informações ? “Só eu sei como fazer” “Quem manda em quem”? O papel do “Sponsor” Visão de processos / Passagem de bastão Não criar burocracia, nem sobrepor organizações Respeitar a experiência e a cultura Senso de orgulho e “espírito de corpo” A mídia como avalista e controladora

22 Artur Szabo, PMP IBM Brasil szabo@br.ibm.com
Obrigado ! Artur Szabo, PMP IBM Brasil IBM Brasil


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