Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEduardo Nolasco Alterado mais de 10 anos atrás
1
Jornalismo Multiplataformas Tecnologias, Redes e Convergência
Carlos Pernisa Júnior Eduardo Barrére UFJF
2
Tecnologias, Redes e Convergência
Ementa da disciplina: O uso das tecnologias de comunicação em rede para a produção jornalística. O ambiente digital e suas possibilidades de conexão. Jornalismo transmidiático - transmídia - e jornalismo multimídia como casos de convergência. O jornalismo na TV digital interativa (TVDI). Mônadas abertas: um modo de produção da reportagem jornalística na Web.
3
Tecnologias de comunicação em rede
Modelo da comunicação de massa Modelo da comunicação digital (em rede)
4
Comunicação Eras da comunicação
Lucia Santaella – “Por que as comunicações e as artes estão convergindo?”
5
COMUNICAÇÃO Oral – um-um - Palavra falada – conversa ou diálogo
- Equilíbrio entre emissor e receptor com troca de papéis - Oralidade – ausência de uma memória documental – mitos e lendas
6
COMUNICAÇÃO Escrita (manuscrito)
- Leitura em voz alta – analfabetismo alto - Detenção do saber – mesmo que instrumental (leitura) - Desequilíbrio entre emissor e receptor – com pouca troca de papéis - Oralidade e escrita – início de uma memória documental
7
COMUNICAÇÃO Impressa (imprensa)
- Leitura silenciosa – receptor único e alfabetizado - Saber distribuído aos letrados – menor analfabetismo - Desequilíbrio entre emissor e receptor sem troca de papéis - Fim da tradição oral como modelo
8
COMUNICAÇÃO De Massa (meios de massa) – um-todos
- Emissor único com inúmeros receptores - Receptor não diferenciado, presumido, médio (com grau de instrução baixo) – massa - Oralidade de volta – mas com mudanças em relação à memória - Influência de elementos paralelos à comunicação central – publicidade e propaganda, por exemplo
9
COMUNICAÇÃO Digital (redes e suportes)
- Possibilidades variadas de relações entre emissor e receptor - Oralidade e escrita em debate – sem uma predominância clara – retomada do texto - Hipertexto e hipermídia
10
COMUNICAÇÃO Mudança de paradigma Da comunicação de massa:
Modelo do início do século XX Segmentação e volta do público Crise do conceito – problema da informação
11
COMUNICAÇÃO Mudança de paradigma Para a comunicação digital:
Segmentação e público Modelo mais participativo Volta da ideia da comunicação – troca (um-um ou todos-todos)
12
O ambiente digital e suas possibilidades de conexão
As redes Conexões e convergências
13
Redes A mudança para a comunicação digital está determinando uma nova configuração na área. Se antes havia uma ideia de passagem, hoje a formação rizomática em rede determina a comunicação. Rede hipertextual (Lévy): seis princípios: - Metamorfose; heterogeneidade; multiplicidade e de encaixe de escalas; exterioridade; topologia e mobilidade dos centros.
14
Convergência Analógica – alguma convergência
Digital – convergência quase total “A convergência é digital”
15
Leituras desta aula LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Tradução de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993. SANTAELLA, Lucia. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus, 2005.
16
Leituras para a próxima aula
PERNISA JÚNIOR, Carlos. Jornalismo Transmidiático ou Multimídia? Curitiba: Interin, v. 10, n. 2, jul./dez Disponível em: ALZAMORA, Geane; TARCIA, Lorena. Brazilian Journalism Research. Convergência e transmídia: galáxias semânticas e narrativas emergentes em jornalismo. Disponível em:
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.