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Universidade Federal de Juiz de Fora – Tópicos Especiais em Economia e Gestão da Saúde Gabrielle de Oliveira Araújo Res. Gestão Hospitalar – HU/UFJF E-mail:

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1 Universidade Federal de Juiz de Fora – Tópicos Especiais em Economia e Gestão da Saúde Gabrielle de Oliveira Araújo Res. Gestão Hospitalar – HU/UFJF Tel:

2 Universidade Federal de Juiz de Fora – O MERCADO SAÚDE

3 Universidade Federal de Juiz de Fora – DEMANDA - D Quantidade de um bem/serviço que os indivíduos desejam consumir, em um determinado período de tempo, dadas as restrições orçamentárias. DESEJO ORÇAMENTO PREFERÊNCIAS INDIVIDUAIS UTILIDADE = SATISFAÇÃO/BEM ESTAR

4 Universidade Federal de Juiz de Fora – Determinantes da DEMANDA

5 Universidade Federal de Juiz de Fora – Determinantes da DEMANDA PREÇO P Q P Q

6 Universidade Federal de Juiz de Fora – Determinantes da DEMANDA PREÇO

7 Universidade Federal de Juiz de Fora – Determinantes da DEMANDA RENDA Y Q Y Q

8 Universidade Federal de Juiz de Fora – Determinantes da DEMANDA PREFERÊNCIAS - conhecimento

9 Universidade Federal de Juiz de Fora – OFERTA – S ou O Quantidade de bens que os vendedores estão dispostos a comercializar em variados níveis de preço. preço qtde ofertada

10 Universidade Federal de Juiz de Fora – EQUILÍBRIO DE MERCADO

11 Universidade Federal de Juiz de Fora – EQUILÍBRIO DE MERCADO CONCORRÊNCIA PERFEITA Equilíbrio – forças de mercado mãos invisíveis

12 Universidade Federal de Juiz de Fora – Concorrência Perfeita características: - Racionalidade; - Numerosos e pequenos ofertantes;

13 Universidade Federal de Juiz de Fora – Concorrência Perfeita – características: - Racionalidade - consumo planejado; - Transparência – S e D; - Numerosos ofertantes, sem poder de mercado; - Produtos homogêneos; - Não há barreiras à entrada e saída. características: - Racionalidade; - Numerosos e pequenos ofertantes;

14 Universidade Federal de Juiz de Fora – Mercados que se aproximam da Concorrência Perfeita características: - Racionalidade; - Numerosos e pequenos ofertantes;

15 Universidade Federal de Juiz de Fora – DETERMINANTES DA DEMANDA POR SERVIÇOS DE SAÚDE PREÇO? RENDA? PREFERÊNCIAS?

16 Universidade Federal de Juiz de Fora – NECESSIDADE

17 Universidade Federal de Juiz de Fora – DEMANDA – serviços de saúde INELÁSTICA

18 Universidade Federal de Juiz de Fora – Mercado Saúde (NECESSIDADE) FALHAS DE MERCADO Intervenção governamental

19 Universidade Federal de Juiz de Fora – Mercado Saúde FALHAS DE MERCADO Necessidade, imprevisibilidade, incerteza A resposta de um mercado saúde não regulado pelo Estado é o desenvolvimento de seguros privados. Perverso para quem não pode pagar. Regulação: saúde pública – SUS - direito.

20 Universidade Federal de Juiz de Fora – Mercado Saúde FALHAS DE MERCADO Assimetria de informações – relação agente S - poder de mercado S controla D

21 Universidade Federal de Juiz de Fora – Mercado Saúde FALHAS DE MERCADO RISCO MORAL (oportunismo) - S e D

22 Universidade Federal de Juiz de Fora – S D Mercado Saúde FALHAS DE MERCADO Risco moral OFERTA Remuneração médicos: - ato/procedimento; - jornada de trabalho; 1/3 - diagnóstico. Regulação: tabela SUS – diagnóstico. Realidade: fratura no indicador. Diagnóstico: multifratura - $. Acrescentam desnutrição.

23 Universidade Federal de Juiz de Fora – Mercado Saúde FALHAS DE MERCADO Risco moral OFERTA Cesariana S D Cesariana - $$$ Regulaçao: $ cesariana = $ parto normal Comodidade.

24 Universidade Federal de Juiz de Fora – Mercado Saúde FALHAS DE MERCADO

25 Universidade Federal de Juiz de Fora – Mercado Saúde FALHAS DE MERCADO

26 Universidade Federal de Juiz de Fora – Mercado Saúde FALHAS DE MERCADO Risco moral OFERTA Concentração em grandes centros, desinteresse por zonas remotas e periferias. Regulação: programa Mais Médicos.

27 Universidade Federal de Juiz de Fora –

28

29 Mercado Saúde FALHAS DE MERCADO Risco moral DEMANDA Seguro saúde público ou privado: - superutilização dos serviços de saúde (ex: consultas desnecessárias). - pouca preocupação com promoção da saúde e prevenção de doenças. O SUS cobre mesmo, o plano de saúde cobre mesmo

30 Universidade Federal de Juiz de Fora – Q*: qtde demandada se os indivíduos tivesse que pagar; Qo: qtde demandada na presença de seguro saúde.

31 Universidade Federal de Juiz de Fora – Mercado Saúde FALHAS DE MERCADO Barreiras à entrada no mercado

32 Universidade Federal de Juiz de Fora – Mercado Saúde FALHAS DE MERCADO EXTERNALIDADES – positivas Regulação: incentivos, subsídios.

33 Universidade Federal de Juiz de Fora –

34 Mercado Saúde FALHAS DE MERCADO EXTERNALIDADES – negativas Regulação: fiscalização, multas e taxações.

35 Universidade Federal de Juiz de Fora – Mercado Saúde NECESSIDADE e DEMANDA

36 Universidade Federal de Juiz de Fora – Mercado Saúde NECESSIDADE DEMANDA Demanda: quantidade de bens e/ou serviços que os indivíduos desejam consumir, em um determinado período de tempo, dadas as restrições orçamentárias. Autonomia. Necessidade: quantidade de serviços médicos que a opinião médica acredita deva ser consumida, em um determinado período de tempo, para que as pessoas possam permanecer ou ficar tão saudáveis quanto seja possível - segundo o conhecimento médico. S D

37 Universidade Federal de Juiz de Fora – Mercado Saúde NECESSIDADE DEMANDA

38 Universidade Federal de Juiz de Fora – CONCORRENCIA PERFEITA X MERCADO SAÚDE RESUMO Concorrência Perfeita Mercado Saúde - Racionalidade, planejamento; - Incerteza, imprevisibilidade; - Inexistência de Externalidades; - Presença da Externalidades; - Transparência; X - Assimetria de informações; - Não há poder de mercado – S. - S induz D, risco moral; - Livre entrada e saída. - Barreiras à entrada. * forças de mercado * intervenção governamental

39 Referências PIOLA, Sérgio Francisco, VIANNA, Solon Magalhães (orgs.) Economia da Saúde: conceitos e contribuição para a gestão da saúde. Brasília: IPEA, CASTRO, Janice Dornelles de. Regulação em saúde: análise de conceitos fundamentais. Sociologias, jan./jun Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF


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