A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal do Espírito Santo Física do Estado Sólido Prof.: Jair C. C. Freitas CASSITERITA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal do Espírito Santo Física do Estado Sólido Prof.: Jair C. C. Freitas CASSITERITA."— Transcrição da apresentação:

1

2 Universidade Federal do Espírito Santo Física do Estado Sólido Prof.: Jair C. C. Freitas CASSITERITA

3 INTRODUÇÃO A Cassiterita (Óxido de Estanho) é um mineral da classe dos óxidos e hidróxidos. Sua formação ocorre pela reação de constituintes voláteis oriundos da cristalização magmática, desgaseificação do interior terrestre ou de reações metamórficas sobre as rochas adjacentes. Nesse processo também podem ser formados topázio, berilo, turmalina, fluorita, wolframita, etc. Na formação da Cassiterita o composto volátil SnF4 reage com vapor d'água de acordo com a reação: SnF4 + 2 (H2O) = SnO2 + 4HF

4 HISTÓRICO A Cassiterita foi descoberta em 1832 por Beudant e seu nome procede do grego KASSITEROS que significa estanho.

5 PROPRIEDADES QUÍMICAS CLASSE: Óxidos e Hidróxidos GRUPO: Rutilo FÓRMULA QUÍMICA: SnO2 Sn: 78,6 % O : 21,4 % ASSOCIAÇÕES: Fe; Ta; Nb; Zn; W; Mn; Sc; Ge; In; Sc; Ga.

6 PROPRIEDADES ÓTICAS É Uniaxial; Possui Birefringência; Poder de Reflexão: 11% Índice de Refração: de 2,00 a 2,09 (alto)

7 CRISTALOGRAFIA É Tetragonal, bipiramidal- ditetragonal. As formas mais comuns são os prismas e as pirâmides. Parâmetros de rede: a = 4,73 c = 3,18 a:c = 1,48 Z = 2 V = 69,99 cm 3 Densidade = 6,99 g/cm 3 A estrutura cristalina da Cassiterita é identica à do RUTILO.

8 Estrutura Cristalina

9 PROPRIEDADES FÍSICAS DUREZA: 6 – 7 (Mohs); COR: Castanho ou Preto; CLIVAGEM: Perfeita em (100) ; HÁBITOS: Prismático; Massivo; Botryoidal; Possui brilho adamantino à submetálico e fosco. Não é magnéticos, porém os que são ricos em ferro possuem propriedades magnéticas

10 OCORRÊNCIA Constituinte originário de rochas ígneas e pegmatitos, encontra-se mais comunmente em veios, associados com o quartzo, nas rochas graníticas ou próximo delas. A maior parte do suprimento mundial provém dos seguintes países: Bolívia; Indonésia; Congo Belga; Nigéria; No Brasil é encontrado no estado de Rondônia

11

12 USO: A Cassiterita é o principal minério de estanho. O uso principal é na fabicação de folha de flandres e latas para acondicionamento de alimentos. A Cassiterita também é usada em cerâmicas (para esmaltes e pinturas)

13 REFERÊNCIAS Journal of Pegmatology (Vol. I N° 1) Manual de Mineralogia Mineralogia descritiva


Carregar ppt "Universidade Federal do Espírito Santo Física do Estado Sólido Prof.: Jair C. C. Freitas CASSITERITA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google