A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Palavra Chave: O Princípio Verso Chave, 1:1 O Fracasso do homem sob todos os aspectos e a salvação de Deus para cada situação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Palavra Chave: O Princípio Verso Chave, 1:1 O Fracasso do homem sob todos os aspectos e a salvação de Deus para cada situação."— Transcrição da apresentação:

1 Palavra Chave: O Princípio Verso Chave, 1:1 O Fracasso do homem sob todos os aspectos e a salvação de Deus para cada situação.

2 1)Existem, na Bíblia, dois livros que o grande inimigo da humanidade odeia de maneira particular e, contra os quais tem usado todo seu poder para os desacreditar: - Gênesis e Apocalipse. 2)Tenta aniquilar Gênesis atacando-o por intermédio dos cientistas e críticos modernos, e procura dar fim ao Apocalipse persuadindo os homens de que é um livro por demais misterioso. 3)Por quê esta aversão? – indagareis. Porque ambos profetizam sua derrota. Gênesis nos mostra quem executaria e Apocalipse fornece os detalhes de sua execução.

3 1)Em múltiplos aspectos é o livro mais importante da Bíblia. Todos os fatos, verdades ou revelações principais, têm seu germe neste livro. Melanthon disse: Todo o livro de Gênesis excede, em doçura, a todos os demais e, Não há livro tão lindo e amável. 2)O Dr. Bullinger disse: Gênesis é o germe de toda a Bíblia e é essencial para uma compreensão real de cada parte. É o alicerce onde se apoia e sôbre o qual se edifica a revelação divina. Gênesis não somente é o fundamento de toda a Verdade, como é, também, o livro da origem e forma parte de toda a inspiração subsequente. Por isso, é o livro dos inícios nas Sagradas Escrituras.

4 1)O livro foi escrito por Moisés. Como conseguiu os elementos? Seria mera coleção de documentos antigos? Examinai as mais antigas relíquias e vereis a impossibilidade de aceitar tal teoria. 2)É uma recordação, escrita, dos ensinos tradicionais? Pensam, assim, muitos, e isso não é tão impossível como alguns imaginam. Milton, no seu Paraíso Ferdido, descreve a cena em que Gabriel relata a Adão as maravilhas da Criação. Isto é pura ficção! Porém, sem dúvida, Deus comunicaria a Adão, esse conhecimento. Adão por sua vez, o transmitiu a Metusalém, este a Noé, naturalmente, Noé a Sem e Sem narrou, o que conhecia, a Abraão que o revelou a Isaque, e, em linha de sucessão, esse conhecimento veio a Moisés. 3)Em Atos 7:37-38 se dissipa toda a dúvida quanto a origem do livro; foi recebido das mãos de Deus por Moisés – nasceu no Monte Sinai. 4)O Dr. Adão Clark escreve: A narração é tão simples, tão semelhante à verdade, tão consistente nos mínimos detalhes, tão correta nas suas datas, tão imparcial nas biografias, tão segura nos pontos filosóficos, tão pura em sua moralidade, tão benévola em seus desígnios que não deixa campo para a menor dúvida quando se afirma que jamais poderia ter origem humana.

5 Foi escrito em prosa, e não como poesia. Isto é importante. A poesia, geralmente, aparece como atavio próprio à mitologia e à lenda, como nos livros antigos. Gênesis não foi escrito em estilo mitológico mas, rigorosamente histórico; pois, é história e fatos e não fábula.

6 1)Poderia dividir-se em onze secções, tendo por princípio de cada secção a expressão a geração de, exceto na primeira. Exemplo: Secção I, cap. 1 a 2:3, Secção II, cap. 2:4 a 4:26, Secção II, cap. 5:1 a 6:8, etc. 2)Para uma análise fácil, tomando o princípio como palavra chave, temos nove secções.

7 DIVISÃO (a) A HISTÓRIA PRIMITIVA ABRANGENDO UM PERÍODO DE MAIS DE 2000 ANOS b) A HISTÓRIA PATRIARCAL Mais de 300 anos (1) O princípio do universo material (2) O princípio da raça humana (3) O princípio do pecado humano (4) O princípio das revelações da redenção (5) O princípio da família humana (6) O princípio da civilização ímpia (7) O princípio das nações do mundo (8) O princípio da confusão das línguas (9) O princípio da raça hebráica 1:1 -251:26 – Cap. 23:1-73:8-244:1 -154:16 – Cap )Verso 1. dá- nosa criação original 2)Isaias 45:18 revela que Deus não a criaou como aprarece no verso 2. 3)Conf. II Pedro 3:5 e 6 4)Os 6 dias foram dias de reconstrução 1)O homem criado, não evoluido 2)Colocado na posse do deserto transformad o Eden é a palavra acadiana para deserto 1)Notar: Mexendo com a Palavra de Deus. A mulher tirou da palavra de Deus e acrescentou algo. 2) Ela Viu tomou comeu deu 1)A primeira promessa dum Redentor; o princípio das revelações subsequent es. 2)Na próxima referência ao querubim não encontramo s a espada por carsa do sangue. Êx. 25:20 1)A primeira família. 2)A primeira contenda familiar originou- se por causa da religião. 3)O original dá o sentido de pecado ser como uma besta feroz, etc. 1)A primeira cidade construid a e a vida de uma cidade iniciada por um homecida. 2)Conf. 4: )Uma secção importante! 2)Temos, aqui, a documenta ção titular das nações. 1)A primeira tentativa de união fora dos princípios de Deus. 2)Esta tentativa de unir a humanidad e em Babel será repetida pelo anti- cristo. V. Apocalipse 17 1)Esta secção é, sobretudo, biográfica. 2)Temos, nela, a história de Abraão, Isaque e Jacó.

8 1) Principal característica: - o fracasso do homem, sob todas as condições, suprido pela Salvação de Deus; 2) Foi necessário que o homem pelo fracasso reconhecesse sua fraqueza e insuficiência, antes de aceitar, voluntariamente, a Deus. 3) Neste livro vemos como o homem falhou: a) num ambiente ideal – Eden b) Sob o reino de sua consciência, - da queda ao dilúvio; c) Sob o Reino Patriarcal, - de Noé a José; Nota: O livro se inicia com Deus e termina com um esquife; 4) A falha humana suprida pela Graça e Atividade divinas; … mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; - Romanos, 5:20.


Carregar ppt "Palavra Chave: O Princípio Verso Chave, 1:1 O Fracasso do homem sob todos os aspectos e a salvação de Deus para cada situação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google