A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EMPREENDEDORISMO Os pilares do ensino empreendedorista são a formação de atitudes e o desenvolvimento de técnicas de planejamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EMPREENDEDORISMO Os pilares do ensino empreendedorista são a formação de atitudes e o desenvolvimento de técnicas de planejamento."— Transcrição da apresentação:

1 EMPREENDEDORISMO Os pilares do ensino empreendedorista são a formação de atitudes e o desenvolvimento de técnicas de planejamento.

2 Muito se fala na figura do empreendedor e sobre a necessidade de empreender, mas pouco se conhece a história do empreendedorismo brasileiro. Como ele começou, quais foram as dificuldades, quem foram os grandes responsáveis pela implantação da inovação e tiveram a ousadia de mudar o cenário brasileiro. Barão de Mauá

3 Conceito Segundo DOLABELA o termo empreendedorismo é uma livre tradução da palavra entrepreneurship, utilizado para designar os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades e o seu universo de atuação. O termo designa uma área de grande abrangência, além da criação de empresas: a geração do auto- emprego, empreendedorismo comunitário, e funcional.

4 Conceito Segundo FILION (2000:17) os pesquisadores do empreendedorismo concordam em dizer que a origem do conceito está nas obras de Cantillon, que era banqueiro no século XVIII e que definia o empreendedor como aquele que comprava a matéria-prima por um preço certo para revendê- la a preço incerto. Ele entendia, que se o empreendedor lucrava além do esperado, isso ocorria porque ele havia inovado: fizera algo de novo e de diferente.

5 SEXTON & KASARDA (1992) EMPREENDEDORISMO o processo de descobrir ou desenvolver uma oportunidade para então, gerar valores através da inovação e, agarrando tal oportunidade sem levar em conta um ou outro recurso (humano e capital), como também, sem levar em consideração a posição do empreendedor dentro da nova ou já existente empresa.

6 Dolabela o empreendedor é alguém que define por si mesmo o que vai fazer e em que contexto será feito. Ao definir o que vai fazer, ele leva em conta seus sonhos, desejos, preferências, o estilo de vida que quer ter. Desta forma, consegue dedicar- se intensamente, já que seu trabalho se confunde com o prazer.

7 Peter Drucker São empreendedores aqueles que criam algo novo, algo diferente; eles mudam ou transformam valores. O espírito empreendedor é uma característica distinta, seja de um indivíduo, ou de uma instituição. Não é um traço de personalidade, mas sim um comportamento e suas bases são o conceito e a teoria, e não a intuição.

8 FILION Empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões.

9 Percebe-se que para se definir empreendedor não basta apenas abrir ou comprar um negócio. Mais do que isso é necessário identificar novas oportunidades, e assim estabelecer novos valores, melhorando e/ou modificando conceitos/produtos e concepções. Nota-se também que nos diversos conceitos de empreendedorismo, se destacam a inovação, a busca de oportunidades, a mudança e a iniciativa. São, portanto, esses conceitos que nortearão o desenvolvimento do trabalho empreendedor.

10 Plano de Negócio É o resultado de uma metodologia de planejamento que permite colocar para funcionar virtualmente, ou no papel uma idéia ou sonho de negócio. Um plano de negócio descreve um empreendimento, projeta estratégias operacionais de produção, de inserção no mercado e faz uma previsão dos resultados financeiros.

11 O plano de negócio é uma ferramenta moderna que potencializa e torna mais tangíveis todos os argumentos de quem precisa demonstrar que sua visão ou sonho pode ser transformada num negócio real e lucrativo. Há uma enorme diferença entre falar com alguém sobre uma idéia e apresentar um bem elaborado plano de negócio provando que a idéia é operacional, tem mercado e é economicamente viável.

12 A estratégia de inserção de um empreendimento no mercado talvez seja a tarefa mais importante e crucial do planejamento de um negócio. Ela é a grande inovação, que em conjunto com modernas técnicas de análise e projeção financeira, transformaram o plano de negócio numa ferramenta de gestão imprescindível tanto para uma micro como para uma mega empresa, tanto para uma empresa a ser criada como para uma empresa madura.


Carregar ppt "EMPREENDEDORISMO Os pilares do ensino empreendedorista são a formação de atitudes e o desenvolvimento de técnicas de planejamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google