A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

S a l m o 3 2 A u t o m a t i c a m e n t e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "S a l m o 3 2 A u t o m a t i c a m e n t e."— Transcrição da apresentação:

1 S a l m o 3 2 A u t o m a t i c a m e n t e

2

3 Exultai no Senhor, ó justos, pois aos retos convém o louvor
Exultai no Senhor, ó justos, pois aos retos convém o louvor. Celebrai o Senhor com a cítara, entoai-lhe hinos na harpa de dez cordas.

4 Cantai-lhe um cântico novo, acompanhado de instrumentos de música, porque a palavra do Senhor é reta, em todas as suas obras resplandece a fidelidade:

5 ele ama a justiça e o direito, da bondade do Senhor está cheia a terra.
Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e pelo sopro de sua boca todo o seu exército.

6 Ele junta as águas do mar como num odre, e em reservatórios encerra as ondas. Tema ao Senhor toda a terra; reverenciem-no todos os habitantes do globo.

7 Porque ele disse e tudo foi feito, ele ordenou e tudo existiu
Porque ele disse e tudo foi feito, ele ordenou e tudo existiu. O Senhor desfaz os planos das nações pagãs, reduz a nada os projetos dos povos.

8 Só os desígnios do Senhor permanecem eternamente e os pensamentos de seu coração por todas as gerações. Feliz a nação que tem o Senhor por seu Deus, e o povo que ele escolheu para sua herança.

9 O Senhor olha dos céus, vê todos os filhos dos homens
O Senhor olha dos céus, vê todos os filhos dos homens. Do alto de sua morada observa todos os habitantes da terra,

10 ele que formou o coração de cada um e está atento a cada uma de suas ações. Não vence o rei pelo numeroso exército, nem se livra o guerreiro pela grande força.

11 O cavalo não é penhor de vitória, nem salva pela sua resistência.
Eis os olhos do Senhor pousados sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua bondade,

12 a fim de livrar-lhes a alma da morte e nutri-los no tempo da fome
a fim de livrar-lhes a alma da morte e nutri-los no tempo da fome. Nossa alma espera no Senhor, porque ele é nosso amparo e nosso escudo.

13 Nele, pois, se alegra o nosso coração, em seu santo nome confiamos
Nele, pois, se alegra o nosso coração, em seu santo nome confiamos. Seja-nos manifestada, Senhor, a vossa misericórdia, como a esperamos de vós.

14 Todos os salmos possuem um certo caráter musical, que determina o modo como devem ser executados.
E assim, mesmo quando o salmo é recitado sem canto, ou até individualmente ou em silêncio, a sua recitação terá de conservar este caráter musical.

15 Na Igreja Católica, os 150 salmos formam o núcleo da oração cotidiana: a chamada Liturgia das Horas, também conhecida por Ofício Divino e cuja organização remonta a São Bento de Núrsia. A oração conhecida por rosário, com as suas 150 Ave Marias, formou-se por analogia com os 150 salmos do Ofício.

16 Os salmos são também poesia, que é a forma mais apropriada para expressar os sentimentos diante da realidade da vida permeada pelo mistério de Deus, o aliado que se compromete com o homem para com ele construir a história. É Deus participando da luta pela vida e liberdade.

17 Dessa forma, os salmos convidam para que também nós nos voltemos com atenção para a vida e a história. Nelas descobrimos o Deus sempre presente e disposto a se aliar, para caminhar na luta pela construção do mundo novo.

18 Os salmos supõem o contexto maior de uma fé que nasce da história e constrói história.
Seu ponto de partida é o Deus libertador que ouve o clamor do povo e se torna presente, dando eficácia à sua luta pela liberdade e vida (Ex 3,7-8). Por isso, os salmos são as orações que manifestam a fé que os pobres e oprimidos têm no Deus aliado

19 Como esse Deus não aprova a situação dos desfavorecidos, o povo tem a ousadia de reivindicar seus direitos, denunciar a injustiça, resistir aos poderosos e até mesmo questionar o próprio Deus. São orações que nos conscientizam e engajam na luta dentro dos conflitos, sem dar espaço para o pieguismo, o individualismo ou a alienação.

20

21

22

23

24


Carregar ppt "S a l m o 3 2 A u t o m a t i c a m e n t e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google