A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A AULA UNIVERSITÁRIA Emília Freitas de Lima UFSCar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A AULA UNIVERSITÁRIA Emília Freitas de Lima UFSCar."— Transcrição da apresentação:

1 A AULA UNIVERSITÁRIA Emília Freitas de Lima UFSCar

2 Lógicas ENSINO A SERVIÇO DA SELEÇÃO ENSINO A SERVIÇO DA APRENDIZAGEM ParadigmasDominanteEmergente OrigemJesuítica (Pedagogia de Inácio de Loyola, centrada na Ratio Studiorum). Construcionista (Piaget, Vygotsky, Paulo Freire, Pedagogia crítico- social dos conteúdos) Conhecimento Concebido como pronto, acabado e sem "raízes; descontextualizado historicamente. Enfocado a partir da localização histórica de sua produção e percebido como provisório e relativo. Idéia chaveA aprendizagem obedecerá ao modelo da curva de Gauss. Há alunos bons, médios e fracos; os dois primeiros serão bem sucedidos e os últimos não; isso é normal. Todos os alunos são capazes de aprender e precisam aprender.

3 Um exemplo O que angustia a angústia manifesta, pois, um nada que não está nenhures... A completa insignificância que se anuncia no nada-e-nenhures não indica uma ausência de mundo, mas adverte, ao contrário, que o estado intramundano perdeu toda importância em si mesmo e que, sobre o fundo dessa insignificância do intramundano, nada mais há a não ser o mundo que ainda possa, em sua mundanidade, se impor (Heidegger, M. - Ser e Tempo). A partir do que você leu, responda: O que aconteceu com o estado intramundano? Resposta:_____________________________________

4 Lógica da Aprendizagem Estimular nos estudantes: dúvida metódica a dúvida metódica gênese a busca de compreensão da gênese contextualização e da contextualização dos conteúdos aprendidos.

5 Uma possibilidade problematizadora Aprendizagem problematizadora Origem: Pedagogia de Paulo Freire Educação libertadora conscientização de direitos e deveres do cidadão. Caráter fortemente político do trabalho pedagógico Postura crítica de educação

6 Os problemas Precisam valer-se de um cenário real São obtidos pela observação da realidade e de suas contradições Criam desafios cognitivos permanentes para estudantes e professores

7 Papel do professor Possibilitar aos estudantes perceberem-se como seres inseridos no mundo; Ensinar, aprender e pesquisar: momentos do ciclo gnosiológico aquele em que se ensina e se aprende o conhecimento já produzido; aquele em que se trabalha a produção do conhecimento ainda não existente.

8 Método do Arco (Maguerez, Bordenave e Pereira, 1980) Etapas: Observação da realidade (problema cenário real); Pontos-chave Teorização Hipóteses de solução Aplicação à realidade.

9 Características Pergunta focal padrão para gerar novas informações Envolve processos de análise e síntese Levanta hipóteses para explicar o problema em estudo Ajuda o aluno a rever seu processo de aprendizagem Promove rupturas com as formas tradicionais de ensino estimula a gestão participativa dos protagonistas dos processos de ensino e de aprendizagem


Carregar ppt "A AULA UNIVERSITÁRIA Emília Freitas de Lima UFSCar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google