A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Emília Freitas de Lima UFSCar

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Emília Freitas de Lima UFSCar"— Transcrição da apresentação:

1 Emília Freitas de Lima UFSCar
A AULA UNIVERSITÁRIA Emília Freitas de Lima UFSCar

2 ENSINO A SERVIÇO DA SELEÇÃO ENSINO A SERVIÇO DA APRENDIZAGEM
Lógicas ENSINO A SERVIÇO DA SELEÇÃO ENSINO A SERVIÇO DA APRENDIZAGEM Paradigmas Dominante Emergente Origem Jesuítica (Pedagogia de Inácio de Loyola, centrada na Ratio Studiorum). Construcionista (Piaget, Vygotsky, Paulo Freire, Pedagogia crítico-social dos conteúdos) Conhecimento Concebido como pronto, acabado e sem "raízes“; descontextualizado historicamente . Enfocado a partir da localização histórica de sua produção e percebido como provisório e relativo. Idéia chave A aprendizagem obedecerá ao modelo da curva de Gauss. Há alunos bons, médios e fracos; os dois primeiros serão bem sucedidos e os últimos não; isso é “normal”. Todos os alunos são capazes de aprender e precisam aprender.

3 Um exemplo O que angustia a angústia manifesta, pois, um nada que não está nenhures... A completa insignificância que se anuncia no nada-e-nenhures não indica uma ausência de mundo, mas adverte, ao contrário, que o estado intramundano perdeu toda importância em si mesmo e que, sobre o fundo dessa insignificância do intramundano, nada mais há a não ser o mundo que ainda possa, em sua mundanidade, se impor (Heidegger, M. - Ser e Tempo). A partir do que você leu, responda: O que aconteceu com o estado intramundano? Resposta:_____________________________________

4 Lógica da Aprendizagem
Estimular nos estudantes: a dúvida metódica a busca de compreensão da gênese e da contextualização dos conteúdos aprendidos.

5 Uma possibilidade Aprendizagem problematizadora
Origem: Pedagogia de Paulo Freire → Educação libertadora → conscientização de direitos e deveres do cidadão. → Caráter fortemente político do trabalho pedagógico → Postura crítica de educação

6 Os problemas → Precisam valer-se de um cenário real → São obtidos pela observação da realidade e de suas contradições → Criam desafios cognitivos permanentes para estudantes e professores

7 Papel do professor Possibilitar aos estudantes perceberem-se como seres inseridos no mundo; Ensinar, aprender e pesquisar: momentos do ciclo gnosiológico → aquele em que se ensina e se aprende o conhecimento já produzido; → aquele em que se trabalha a produção do conhecimento ainda não existente.

8 Método do Arco (Maguerez, Bordenave e Pereira, 1980)
Etapas: → Observação da realidade (problema → cenário real); → Pontos-chave → Teorização → Hipóteses de solução → Aplicação à realidade.

9 Características Pergunta focal → padrão para gerar novas informações
Envolve processos de análise e síntese Levanta hipóteses para explicar o problema em estudo Ajuda o aluno a rever seu processo de aprendizagem Promove rupturas com as formas tradicionais de ensino → estimula a gestão participativa dos protagonistas dos processos de ensino e de aprendizagem


Carregar ppt "Emília Freitas de Lima UFSCar"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google