A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Robotoria SC Carlos Jorge Leite Oliveira Teixeira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Robotoria SC Carlos Jorge Leite Oliveira Teixeira"— Transcrição da apresentação:

1 Robotoria SC Carlos Jorge Leite Oliveira Teixeira Escola Básica 2.3 S. Torcato GUIMARÃES - braga 5+1 8º Ano Ciências Físico-Químicas

2 Construímos um chassis em alumínio , material muito utilizado hoje em dia pelos construtores de automóveis de topo de gama. Para melhorar a estética do veículo aproveitamos restos de brinquedos que encontramos aquando da limpeza duma inundação na nossa área geográfica. O motor, componentes electrónicos e mecânicos foram obtidos desmontando impressoras e alguns pequenos electrodomésticos inutilizados.

3 Devido à falta de verbas da escola só há uma semana recebemos os painéis fotovoltaicos que tinhamos requisitado no início da actividade. Por isso, só tinhamos feitos ensaios com o painel que nos tinha sido fornecido e com dois outros de diferente qualidade que a escola já tinha de anos anteriores. Desta forma, foram feitas medições utilizando o voltimetro e o amperimetro para tentar determinar a possível potência que seríamos capazes de fornecer ao motor. Finalmente, quando recebemos os primeiros painéis, porque ainda estamos à espera de ter mais três, fizemos várias simulações colocando-os em série e em paralelo. Nesta altura, conseguimos obter 14V e 200mA com o material que temos.

4 Colocação dos painéis fotovoltaicos na estrutura superior do veículo
Colocação dos painéis fotovoltaicos na estrutura superior do veículo. Como os ensaios com o veículo tem sido no exterior da escola, vários alunos do nono ano mais conhecedores dos conteúdos de electricidade tem ajudado os seus colegas no esclarecimento de algumas dúvidas O envolvimento dos alunos é fantástico. Nas últimas semanas ficamos as duas tardes livres sempre na escola em trabalho e simulações. A foto ilustra a soldadura do chassis e posterior desgaste abrasivo para aligeirar a carroçaria.

5 Nesta fase do projecto ainda é muito cedo para sonhar com a produção do protótipo. Em termos de aprendizagens adquiridas tem sido fantástico porque abordamos muito cedo e de forma muito prática conteúdos de electricidade, energias renováveis e electrónica. Em termos da comunidade escolar, o que mais salientamos é o entusiasmo e presença dos pais ao final da tarde na escola para acompanhar o desenvolvimento do projecto


Carregar ppt "Robotoria SC Carlos Jorge Leite Oliveira Teixeira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google