A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Maria de Lurdes Silva Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Maria de Lurdes Silva Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais"— Transcrição da apresentação:

1 Maria de Lurdes Silva Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais 3 +1

2 Com o intuito de participar pela primeira vez no concurso Rali Solar elaboramos um forno solar com materiais de fácil obtenção, reutilizando materiais. Para além da construção do forno adquirimos conhecimentos que envolvem as energias renováveis, nomeadamente a energia solar e respectiva conversão em energia térmica. Apenas o vidro e o zinco foram adquiridos.

3 Foi efectuada um pesquisa na internet sobre fornos solares, depois de analisada a informação obtida seleccionou-se o material a utilizar na elaboração do forno. Optou- se sempre que possível por materiais reutilizáveis: - Cartão para a caixa externa; - Zinco para a caixa interna ; - Tiras de papel para isolamento lateral da caixa interna; - Um pouco de lã de rocha para o isolamento do fundo; - Uma placa de zinco pintada para o fundo da caixa interna; - Um vidro de aproximadamente 4 milímetros de espessura.

4 A pesquisa e projecção do forno foi dos alunos. Pesquisaram a maior parte da informação na internet, quanto aos conhecimentos científicos inerentes ao projecto foram explicados pelos professores. Ao longo da actividade os alunos seleccionaram os materiais a utilizar sendo confrontados com as suas decisões. Estes foram orientados/ajudados na consecução do projecto. A principal dificuldade verificada foi obter um material de baixo custo que fosse um bom condutor e absorvedor de calor, optou-se pelo zinco. O projecto foi se desenvolvendo entre o mês de Fevereiro e inicio de Maio, tentando sempre que possível não interferir no horário das disciplinas envolvidas. Devido as condições climatéricas e disponibilidade dos alunos ainda não foi possível testar a temperatura interior que o forno consegue atingir num determinado intervalo de tempo.

5 Este projecto poderia ser disponibilizado as escolas com o intuito de desenvolver nos alunos um gosto pela experimentação e construção de materiais complementares aos conhecimentos adquiridos nas aulas de diversas disciplinas. Com este projecto adquiriu-se essencialmente conhecimentos de transferência e transformação de energia, este projecto foi de encontro aos alguns conceitos do curriculum das disciplinas de Ciências Físico-Químicas, Educação Tecnológica e Ciências Naturais do 7º ano de escolaridade. Para dar a conhecer este projecto na escola e comunidade, iremos elaborar noticias que serão colocadas no jornal e página da escola, e nas actividades de final de período o projecto será apresentado em funcionamento.


Carregar ppt "Maria de Lurdes Silva Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google