A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

António Alves Guerreiro Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "António Alves Guerreiro Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais."— Transcrição da apresentação:

1 António Alves Guerreiro Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais 3 + 1

2 Com o intuito de participar pela primeira vez no concurso Rali Solar elaboramos um barco com materiais de fácil obtenção, tentado ao máximo a reutilizando materiais. Para além da construção do barco adquirimos conhecimentos que envolvem as energias renováveis, nomeadamente a energia solar e respectiva conversão em energia eléctrica que nos levasse a produção de energia mecânica, que seria visível com o movimento do barco. Tentamos sempre que possível utilizar materiais reutilizáveis mas alguns materiais foram adquiridos, como foi o caso das células que foram compradas (sendo uma cedida pelos organizadores do concurso).

3 Foi efectuada um pesquisa na internet sobre barcos solares, depois de analisada a informação obtida seleccionou-se o material a utilizar na elaboração do barco. Optou-se sempre que possível por materiais reutilizáveis: - Poliurtano para os cascos; - Madeira para unir os cascos; -Tinta branca; - Varinhas de metal para os mastros; - Motor(es) de um carrinho de brincar de 4,5 V; - Revestimento impermeabilizante; - Ventoinha. Desenhos elaborado pelos alunos

4 A pesquisa e projecção do protótipo foi dos alunos. Pesquisaram a maior parte da informação na internet, quanto aos conhecimentos científicos inerentes ao projecto foram explicados pelos professores. Ao longo da actividade os alunos seleccionaram os materiais a utilizar sendo confrontados com as suas decisões. Estes foram orientados/ajudados na consecução do projecto. A principal dificuldade verificada foi pôr o barro a andar com a célula e o motor fornecido pela organização, visto que se deduzia que seriam os únicos componentes eléctricos permitidos na montagem do barco, sendo a estrutura deste o mais importante (menor massa possível). Como só tomamos conhecimento da possibilidade de acrescentar mais células e usar outro motor, apenas em Abril é que partimos para essa opção, o que nos levou a estarmos atrasados na consecução do projecto. Tivemos problemas em conseguir uma ventoinha com as características pedidas pela organização, sendo a nossa ligeiramente maior em diâmetro. Ainda estamos a estudar a possibilidade de acrescentar mais um motor e ventoinha, tentando obter uma maior velocidade. O projecto foi se desenvolvendo entre o mês de Fevereiro e inicio de Maio, tentando sempre que possível não interferir no horário das disciplinas envolvidas. O projecto ainda não está completamente finalizado.

5 Este projecto poderia ser disponibilizado as escolas com o intuito de desenvolver nos alunos um gosto pela experimentação e construção de materiais complementares aos conhecimentos adquiridos nas aulas de diversas disciplinas. Com este projecto adquiriu-se essencialmente conhecimentos de transferência e transformação de energia, montagem de circuitos em série e paralelo, medição de grandezas físicas (intensidade da corrente eléctrica e diferença de potencial), este projecto foi de encontro aos alguns conceitos do curriculum das disciplinas de Ciências Físico-Químicas, Educação Tecnológica e Ciências Naturais do 7º ano de escolaridade. Para dar a conhecer este projecto na escola e comunidade, iremos elaborar noticias que serão colocadas no jornal e página da escola, e nas actividades de final de período o projecto será apresentado em funcionamento.


Carregar ppt "António Alves Guerreiro Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google