A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ludgero José Faleiro Serrano EBI/JI de Alcáçovas Alcáçovas - Évora 9º Ano – CFQ - Área de projecto - Ciência Solbarco 5+1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ludgero José Faleiro Serrano EBI/JI de Alcáçovas Alcáçovas - Évora 9º Ano – CFQ - Área de projecto - Ciência Solbarco 5+1."— Transcrição da apresentação:

1 Ludgero José Faleiro Serrano EBI/JI de Alcáçovas Alcáçovas - Évora 9º Ano – CFQ - Área de projecto - Ciência Solbarco 5+1

2 Os alunos desenvolveram vários projectos de barcos na turma e chegaram à conclusão de que o que seria mais eficaz seria o catamaram ou o trimaram. Recorrendo sempre a materiais reciclados, como por exemplo as caixas de fruta e restos de esferovite construiram o seu barco.

3 De acordo com a flutuabilidade do barco, decidiu- se utilizar quatro placas solares. Usaram-se as placas ligadas em série duas a duas e estas por sua vez ligadas em paralelo. Para optimizar o rendimento das placas foi feito um suporte para as mesmas que permite fazer dois movimentos em simultâneo, podendo sempre apanhar a melhor inclinação em relação ao sol.

4 Os alunos decidiram produzir um modelo tipo sustentado por dois flutuadores, procurando informação em vários sites da internet. Surgiu depois o problema em relação ao número de placas e respectivo peso. Os alunos ainda andam a fazer ensaios para decidir se vão usar duas ou quatro placas, neste momento o modelo tem quatro placas associdas em paralelo duas a duas. Neste momento temos utilizado em situação de aula quatro blocos de 45 minutos, no entanto os alunos tem desenvolvido trabalho em casa que não é fácil contabilizar. Este projecto desenvolve-se de uma forma dinâmica e pensamos ir fazendo sempre melhoramentos, quer ao nível da flutuabilidade quer ao nível do nº de da associação de placas solares.

5 Este projecto contribui para mobilizar saberes culturais, cientificos e tecnológicos para compreender a realidade e abordar situações problemas do quotidiano. Permite também realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa, assim como cooperar com os outros em tarefas e projectos comuns. No dominio das ciências físico-químicas foram abordados os seguintes conteudos: -Circuitos em série -Circuitos em paralelo -Potencial -Intensidade da corrente -Rendimento -Associação de geradores em série e paralelo -Densidade No final do ano lectivo haverá uma exposição na escola dos materiais produzidos assim como uma pequena prova.


Carregar ppt "Ludgero José Faleiro Serrano EBI/JI de Alcáçovas Alcáçovas - Évora 9º Ano – CFQ - Área de projecto - Ciência Solbarco 5+1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google