A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RENASCIMENTO Um novo olhar sobre o homem e o Mundo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RENASCIMENTO Um novo olhar sobre o homem e o Mundo."— Transcrição da apresentação:

1 RENASCIMENTO Um novo olhar sobre o homem e o Mundo.

2 Definição Período marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam o final da Idade Média e o início da Idade Moderna. Caracteriza a transição do Feudalismo para o Capitalismo e significando uma ruptura com as estruturas medievais.

3 Chamou-se "Renascimento" em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da Antiguidade Clássica. Exemplos: Humanismo (valorização do homem) Naturalismo (o homem é fruto do meio em que vive).

4 Porque foi um movimento importante ? Porque proporcionou: Valorização do homem Valorização do saber/conhecimento. Individualismo Experimentalismo (ciência) Valorização das áreas de: literatura, música, escultura, artes plásticas.

5 LITERATURA Os autores italianos que maior influência exerceram foram: Dante Alighieri (Divina Comédia) e Bocaccio (Decameron). Os gêneros mais cultivados foram: Lírico (temática amorosa ou bucólica), Épico (seguindo os modelos consagrados por Homero (Ilíada e Odisséia) e Virgílio (Eneida)).

6 CONCLUSÃO Ao abrir o mundo à intervenção do homem, o Renascimento sugeriu uma mudança da posição a ser ocupada pelo homem no mundo (antropocentrismo). Ao longo dos séculos posteriores ao Renascimento, os valores por ele empreendidos vigoraram ainda por diversos campos da arte, da cultura e da ciência. Graças a essa preocupação em revelar o mundo, o Renascimento acendeu valores e questões que ainda se fizeram presentes em outros movimentos concebidos ao logo da História.


Carregar ppt "RENASCIMENTO Um novo olhar sobre o homem e o Mundo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google