A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A REVOLUÇÃO IRANIANA - 1979. A REVOLUÇÃO IRANIANA DE 1979 Evolução histórica; O irã era uma monarquia governada pelo xá Reza Pahlevi que mantinha ótimas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A REVOLUÇÃO IRANIANA - 1979. A REVOLUÇÃO IRANIANA DE 1979 Evolução histórica; O irã era uma monarquia governada pelo xá Reza Pahlevi que mantinha ótimas."— Transcrição da apresentação:

1 A REVOLUÇÃO IRANIANA

2 A REVOLUÇÃO IRANIANA DE 1979 Evolução histórica; O irã era uma monarquia governada pelo xá Reza Pahlevi que mantinha ótimas relações comerciais e diplomáticas com os EUA. O governo do xá reprimia violentamente os opositores do regime. Não existiam liberdades democráticas. Reza Pahlevi estimulou a ocidentalização do país como um meio de promover a modernização do Irã. A inserção de hábitos ocidentais numa sociedade muçulmana do ramo xiita provocou um verdadeiro choque cultural. O petróleo, principal riqueza do país, era controlado por grandes empresas dos EUA e da Inglaterra. Várias multinacionais também se instalaram no país. A ocidentalização do Irã promovida pelo xá Reza Pahlevi chocou os setores mais conservadores da sociedade iraniana. O vestuário, a música, o cinema, as boates, o voto feminino, enfim, várias medidas ocidentalizantes eram tidas como uma traição a religião islâmica e que poderia corromper a população. A abolição do uso do véu por parte das mulheres e a criação do voto feminino assustou o clero islâmico que enxergou nessas medidas atos de emancipação feminina. Ao mesmo tempo a modernização econômica promovida pelo xá aumentou as desigualdades sociais pois beneficiou somente as elites.

3 Irã; no meio do furacão

4 Petróleo, a riqueza do Irã

5 O xá Reza Pahlevi possuia uma coleção de mais de 60 carros

6 O xá, a rainha e o filho em trajes majestáticos

7 A revolução nas ruas

8 Retornando do exílio na França, o aiatolá Khomeini desembarca em Teerã

9 GOVERNO DE AIATOLÁ KHOMEINI: Criação de uma república radical islâmica. Desprezo pelos hábitos, costumes e valores ocidentais. Roupas ocidentais, maquiagem, cinema, música, minissaia, jogo foram banidos do país. Foram reintroduzidos os castigos corporais para quem violasse os preceitos da Sharia (sexo fora do casamento, adultério, consumo de álcool) e implantou-se a pena de morte para prostitutas, homossexuais, marxistas e membros de outras igrejas. O petróleo, que era controlado pelas empresas multinacionais, foi nacionalizado. Os principais representantes do antigo regime foram presos ou mortos.

10 Guerra Irã X Iraque ( ). O temor de que a revolução se espalhasse pelo Oriente Médio.

11 A vida no Irã de Khomeini: não pode, não pode...

12 ...Também não pode. Pode.

13 O Irã hoje: confronto com os EUA e programa nuclear


Carregar ppt "A REVOLUÇÃO IRANIANA - 1979. A REVOLUÇÃO IRANIANA DE 1979 Evolução histórica; O irã era uma monarquia governada pelo xá Reza Pahlevi que mantinha ótimas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google