A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONTEXTO PRÉ-GUERRA Conseqüências da 1ª Guerra: derrota e humilhação alemã. Nacionalismos exagerados e democracias frágeis no continente Crise econômica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONTEXTO PRÉ-GUERRA Conseqüências da 1ª Guerra: derrota e humilhação alemã. Nacionalismos exagerados e democracias frágeis no continente Crise econômica."— Transcrição da apresentação:

1 CONTEXTO PRÉ-GUERRA Conseqüências da 1ª Guerra: derrota e humilhação alemã. Nacionalismos exagerados e democracias frágeis no continente Crise econômica agravada pela quebra da Bolsa de Nova York. Ascensão do NAZISMO (Alemanha) e FACISMO (Itália) aproveitando-se de divisões internas e caos econômico. Disputas geopolíticas (poder, hegemonia e territórios na Europa/Ásia/África) Blocos:EIXO (Alemanha,Itália,Japão) X Tríplice Aliança (Inglaterra, França e URSS)

2 ASCENSÃO NAZISTA Origem: Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, após derrotas, cresce com a crise da Bolsa em 29. Características:NACIONALISMO;TOTA- LITARISMO; ANTICOMUNISMO, ARIANISMO. Princípios: Espaço Vital, rígida disciplina. Tomada de poder: 1933, com a crise do parlamentarismo, Hitler assume inicialmente como chanceler. Organiza uma farsa (incêndio no prédio do Parlamento) e toma o poder definitivo em SS: Sessões de Segurança – polícia política. Gestapo: polícia secreta do Estado.

3 ESTOPIM A Guerra iniciou-se 1° de setembro de 1939, quando as tropas nazistas invadiram a Polônia, utilizando-se das ofensivas- relâmpago (blitzkrieg), com aviões stuka da Luftwaffe e tanques blindados, que, em menos de um mês derrotaram as forças polonesas. A invasão alemã pretendia retomar o "corredor polonês" e o porto de Dantizg, considerado estratégico e um direito alemão. Interessava também à Alemanha a região da Alta Silésia, com importantes reservas carboníferas.

4 FASES DO CONFLITO A periodização tradicional do conflito em duas fases foi resultado já da Guerra Fria que tende a valorizar a entrada dos EUA no conflito com uma divisão em: antes e após Apesar de sua importante participação outras datas poderiam marcar a mudança e a derrocada nazista na Europa: derrota do EIXO na África pelos ingleses ou a Batalha de Stalingrado, feito heróico dos soviéticos, com milhares de mortos.

5 O CONFLITO 1939: Inicio com a invasão da Polônia pelos alemães. 1940: Blitzkrieg (guerra relâmpago) e arrasadora alemã com seus tanques (Panzer) e aviação (Luftwaffe) ocupando: Dinamarca, Noruega, Países Baixos e expulsão de tropas francesas, inglesas e belgas até Dunquerque (Fça). 1940: Ocupação da França (governo pró-alemão com capital em Vichy) 1941: Entrada norte-americana após ataque a Perl Harbor (disputa pela hegemonia no Pacífico entre Japão e EUA) 1941/1942: Derrotas alemãs para inglese e russos (Batalha de Stalingrado)

6 E O BRASIL ? Governo de Getulio Vargas com posição indefinida no inicio. Vargas: posição pessoal mais fascista. 1940: empréstimos de 20 milhões de dólares dos EUA para a construção da usina siderúrgica de Volta Redonda. Brasil: favorável aos ALIADOS. Janeiro de 1942: após afundamento de navios por submarinos alemãs o Brasil entra na Guerra. FEB: Força Expedicionária Brasileira (infantaria 25 mil homens) FAB: Força Aérea Brasileira. Campanha da Itália Desempenho satisfatório apesar das dificuldades

7 TÉRMINO DO CONFLITO Devastação: custo material e humano: mais de 30 milhões de feridos e 50 milhões de mortos. Holocausto matou cerca de 5 milhões de judeus. Conferência de Yalta: criação da ONU e predomínio dos soviéticos sobre o leste europeu. Conferência de Potsdam: divisão da Alemanha (zonas de ocupação) e desnazificação (Tribunal de Nuremberg) Guerra Fria: URSS X EUA. Descolonização da África e da Ásia.


Carregar ppt "CONTEXTO PRÉ-GUERRA Conseqüências da 1ª Guerra: derrota e humilhação alemã. Nacionalismos exagerados e democracias frágeis no continente Crise econômica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google