A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ana Cláudia Richardelli Ana Luísa Moreira Pedro Cursi.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ana Cláudia Richardelli Ana Luísa Moreira Pedro Cursi."— Transcrição da apresentação:

1 Ana Cláudia Richardelli Ana Luísa Moreira Pedro Cursi

2 A Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – é uma instituição sem fins lucrativos, destinada ao fomento e à troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado. A entidade estimula o desenvolvimento de produção científica não apenas entre mestres e doutores, como também entre alunos e recém-graduados em Comunicação, oferecendo prêmios como forma de reconhecimento aos que se destacam nos eventos promovidos pela entidade.

3 Fundado no dia 12 de dezembro de 1977 em São Paulo, o Intercom preocupa-se com o compartilhamento de pesquisas e informações de forma interdisciplinar. Além de encontros periódicos e simpósios, a instituição promove um Congresso Nacional – evento de maior prestígio na área de pesquisa em Comunicação, que recebe média de pessoas anualmente, entre pesquisadores e estudantes do Brasil e do exterior. O evento, sediado em cidade escolhida pelos sócios no ano anterior, é precedido de cinco Congressos Regionais.

4 A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) sediará o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação em Manaus receberá professores, pesquisadores e estudantes de comunicação de todo o país de 4 a 8 de setembro em seu campus universitário. O trabalho de planejamento e organização do evento começou em 2011 com a participação de todos os cursos de comunicação do Amazonas na comissão organizadora.

5 O grande diferencial do Intercom 2013 será o legado deixado pelo trabalho em conjunto dos professores e alunos de comunicação do Amazonas e de outros Estados da Região Norte. O principal objetivo da comissão organizadora é fortalecer a produção científica e experimental da região e realizar um evento que fique marcado pela eficiência e pelo calor humano. Cerca de 4 mil pessoa são esperadas em Manaus ano que vem durante o congresso.

6 Para saber qual Grupo de Pesquisa poderá apreciar e acolher o seu paper consulte as palavras-chave e as ementas dos Grupos de Pesquisa e envie, na forma indicada, seu trabalho à Coordenação que contemple pelo menos uma das palavras-chave do seu paper. Caso não encontre nenhuma das palavras-chave de seu trabalho na lista, consulte também as respectivas seções temáticas, procurando um tema ou área do campo da Comunicação desenvolvidas em algum dos GP, com a qual seu trabalho se possa identificar. Descrição dos eventos GPs Intercom - XIII Encontro dos Grupos de Pesquisa em Comunicação

7 Os Grupos de Pesquisa (GP), agrupados por grandes áreas (Divisões Temáticas), são os seguintes: DT 1 – Jornalismo DT 2 – Publicidade e Propaganda DT 3 – Relações Públicas e Comunicação Organizacional DT 4 – Comunicação Audiovisual DT 5 – Multimídia GP Cibercultura GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas DT 6 – Interfaces Comunicacionais DT 7 – Comunicação, Espaço e Cidadania DT 8 – Estudos Interdisciplinares

8 Divisão temática: Ciberculturas - Ementa O Grupo de Pesquisa sobre Cibercultura tem como objeto o desenvolvimento da Comunicação Mediada por Computador (CMC) e seus efeitos sobre a indústria de Comunicação e a sociedade. Obs: comunicação mediada por computador é aquela que liga dois indivíduos através da transmissão de dados em uma rede de computadores. Seu principal expoente hoje é a internet. Ex: , fórum de discussão, canais de notícias.

9 Internet: Uma primeira seção temática concerne à Internet e analisa a singularidade de seu mecanismo de recepção e emissão, as novas formas de mediação que autoriza e suas características tecnológicas. Hipermídia: A segunda seção concerne à sociabilidade virtual, que analisa grupos de discussão, salas de bate-papo, homepages e privacidade. Sociabilidade virtual: A terceira seção é a Hipermídia, que está focada no esforço social de construir a linguagem própria deste novo meio, analisando a convergência, o hipertexto e a imersão. Tecnologia e cultura: A quarta seção discute abstratamente a relação entre tecnologias de Comunicação e cultura, tomando como base a Comunicação mediada por computador.

10 GOOGLE WAVE: UMA PLATAFORMA PARA A INTELIGÊNCIA COLETIVA. Nellie Rego Santee (Universidade Federal de Goiás) GOOGLE WAVE: UMA PLATAFORMA PARA A INTELIGÊNCIA COLETIVA. Nellie Rego Santee (Universidade Federal de Goiás)Resumo: Como uma reação à liquefação das relações sociais modernas, enfrentamos hoje uma volta ao comunitarismo, mas na forma das comunidades virtuais. As comunidades virtuais são uma forma de Inteligência Coletiva, assim como um meio de colaboração e cooperação em grupo, como é mostrado com o exemplo da plataforma Google Wave. Conclui-se que o Google Wave possui todas as características para estimular e potencializar as inteligências individuais rumo a uma Inteligência Coletiva.

11 O TWITTER COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO COMPLEMENTAR NA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL Valmor Rhoden (Universidade Federal de Santa Maria); Robson Thiago Ferreira (Facvest) TWITTER: EXISTE LIMITE ENTRE POST E CONVERSA? Missila Loures Cardozo (Universidade Municipal de São Caetano do Sul); Aieda Freitas de Sousa(Universidade Municipal de São Caetano do Sul) O TWITTER COMO FONTE E PAUTA DE NOTÍCIAS NA MÍDIA ONLINE DE REFERÊNCIA Gabriela da Silva Zago (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) O IMPACTO DO TWITTER EM BLOGS PESSOAIS AUTO-REFLEXIVOS Erika Oikawa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) O CIDADÃO E O JORNALISMO PARTICIPATIVO POR MEIO DO TWITTER Joannes Lemos Sant'anna (Faculdades Metropolitanas Unidas)

12 PALAVRAS CHAVES DOS ARTIGOS DE CIBERCULTURA DO INTERCOM DE 2012: Internet, comunicação, redes sociais, mídias digitais, interatividade. ARTIGOS: O acre existe? VARIAÇÕES E PERSPECTIVAS MIDIATIZADAS giselle xavier d´avila lucena (pontifícia universidade católica de minas gerais) Palavras-chave: interação, midiatização, representação, acre. O espírito de narciso nas águas do facebook. AS REDES SOCIAIS COMO EXTENSÕES DO EGO E DA SOCIABILIDADE CONTEMPORÂNEA claudio cardoso de paiva (universidade federal da paraíba) Palavras-chave: rede social, facebook, narcisismo, empoderamento, socialidade. Idosos na sociedade em rede?. Autor: Clareana oliveira rodrigues (universidade federal do pará) Palavras-chave: tics, sociedade em rede, idosos, internet, comunicação


Carregar ppt "Ana Cláudia Richardelli Ana Luísa Moreira Pedro Cursi."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google