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Sistema de Alimentação
Sistemas auxiliares dos motores
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Sistema de alimentação
Responsável pelo suprimento de ar e combustível ao motor Circuito de ar Circuito de combustível
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Pré-filtro de ar Localizado antes do filtro de ar
Tem como função reter partículas grandes contidas no ar. Filtro de ar
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Filtro de ar Tem como função reter partículas pequenas contidas no ar
Podem ser de dois tipos: em banho de óleo de papel
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Filtro de ar em banho de óleo
O ar passa por uma camada de óleo antes de atravessar o elemento filtrante. O elemento filtrante não é trocado, devendo ser limpo periodicamente. Ar com impurezas Ar filtrado
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Filtro de ar de papel Nos filtros de papel, também conhecidos como ‘filtro de ar seco’ existem dois elementos filtrantes descartáveis: Primário de papel Secundário de feltro
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Filtro de ar de papel Ar com impurezas Centrifugação do ar Ar filtrado
Ciclonizador Válvula de descarga
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Filtro de ar seco Apresenta dois elementos filtrantes descartáveis:
filtro primário de papel filtro secundário de feltro
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Coletor de admissão Admissão do ar
por meio do vácuo criado pelo movimento descendente do pistão: motor aspirado sob pressão: motor turbinado
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turbocharger, turboalimentador ou turbo
Turbocompressor: o ar é admitido sob pressão. Mesma cilindrada com maior potência turbocharger, turboalimentador ou turbo Maior massa para mesmo volume de ar
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Intercooler: sistema de resfriamento de ar para motores turbinados
Localizado entre a turbina e os cilindros; Contribui para aumentar a massa de ar do volume de admissão.
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Circuito de combustível DIESEL
Funções do circuito de combustível Armazenamento, transporte e filtragem de combustível; Dosagem de combustível de acordo com a posição do acelerador; Injeção de combustível atomizado, sob pressão, no interior da câmara de combustão de cada cilindro segundo a ordem de ignição do motor; Pressão de injeção: kgf.cm-2 = atm.
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Componentes do sistema
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Tanque de combustível O tanque de combustível é fabricado de polietileno de alta densidade; Deve apresentar capacidade suficiente para autonomia de uma jornada de trabalho; Capacidade do tanque de combustível para alguns modelos de tratores agrícolas; Marca Modelo Potência ISO 1585 (cv-kw) Capacidade do tanque, L John Deere 5403 75-55 58 5705 85-63 105 Massey Ferguson 6360 500 265 Advanced 65-47,8 75 Valtra BM 100 100-73,2 106 900 4x4 86-63 79
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Copo de sedimentação Está localizado antes da bomba alimentadora;
Decanta a água contida no combustível; Apresenta na parte inferior um parafuso para drenagem.
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Bomba alimentadora Bomba alimentadora: baixa pressão – bombeamento do combustível do tanque até a bomba injetora
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Filtro de combustível Evita que partículas contidas no combustível atinjam a bomba injetora
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Tubulações Baixa pressão: entre o tanque e a bomba injetora
Alta pressão: entre a bomba injetora e os bicos injetores
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Bomba injetora Localizada entre os filtros e os bicos injetores
Dosagem e controle da injeção de combustível sob pressão
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Bicos injetores Quando ocorre a pulverização do combustível na câmara a pressão é em torno de bar, ou seja, cerca de vezes o valor da pressão atmosférica Os motores diesel podem apresentar controle de injeção eletrônica Controle de injeção eletrônica
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INJEÇÃO ELETRÔNICA DIESEL
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INTRODUÇÃO Surgiu na década de 80
A quantidade e o tempo de pulverização do combustível são mais precisos que no sistema mecânico; Melhor combustão e redução de poluentes; As vantagens do sistema eletrônico em relação ao mecânico são: Maior rendimento do motor; Menor consumo de combustível e emissão de poluente; A dosagem e injeção do combustível são controladas electrônicamente. Unidade de controle eletrônico: computadores e software são utilizados para o controle da injeção.
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Sistemas de injeção eletrônica
Diesel Eletrônico (EDC) : bomba injetora eletrônica Sistema de injeção Unit Injector System (UIS): unidade injetora Sistema de injeção Common Rail(CRS):
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Diesel Eletrônico EDC Neste sistema a injeção é monitorada por sensores; Bomba injetora eletrônica. Conhecida também por “Fly By Wire Electronic Pump”; Não existe nenhuma conexão mecânica entre a bomba e o pedal do acelerador; Foi o primeiro sistema de injeção eletrônica diesel, lançado no mercado pela Bosch em em veículos comerciais.
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Sistema de injeção Unit Injector System (UIS)
Lançado no mercado pela Bosch em 1994; Característica principal é combinar a bomba injetora e o bico injetor em uma única unidade (Unit Injector); Apresenta uma unidade injetora para cada cilindro; Permite variar o período da injeção e pode gerar pressões de injeção de até bar;
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Componentes do sistema UIS
Os principais componentes do sistema de injeção eletrônica diesel UIS são: Unidade injetora (12); Sensor de pressão e temperatura do ar (13); Sensores de temperatura, os quais medem temperaturas em diversos locais do motor (16); Sensor de fase que informa qual cilindro está em compressão; Sensor de rotação do motor (17).
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Sistema de injeção Common Rail(CRS)
Lançado no mercado pela Bosch em 1997; Possui uma única bomba de alta pressão que envia combustível para todos os bicos injetores; Processos de pressurização e injeção são independentes entre si; É possível realizar mais de uma pulverização de combustível durante a fase de expansão; A 1ª Geração do sistema funciona com pressões de bar; Atualmente, a 4ª Geração do sistema funciona com pressão de injeção de bar.
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Componentes do sistema Common Rail
Bomba de alta pressão comprime o diesel até atingir a pressão de injeção (4); Galeria de combustível armazena o diesel sobe pressão (5); Tubos de alta pressão (6); Bomba de baixa pressão transporta o diesel do tanque até a bomba de alta pressão (7); Bico injetor injeta o diesel nos cilindros (8); Válvula reguladora de pressão regula a pressão do diesel nas galerias (9);
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Componentes do sistema Common Rail
Válvula de desativação desativa um cilindro da bomba de alta pressão, evitando superaquecimento (10); Sensor de pressão obtém a pressão do diesel nas galerias (11); Sensor de pressão e temperatura do ar (13); Sensor de fluxo de massa informa ao módulo de controle a massa de ar aspirada pelo motor (14); Sensores de temperatura, os quais medem temperaturas em diversos locais do motor (16); Sensor de fase que informa qual cilindro está em compressão e sensor de rotação do motor (17).
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Unidades usuais de pressão
A unidade internacional é o Pascal, Pa; Unid. Pascal, Pa Bar, bar Atmosfera, atm Torre, mmHg Pound per square inch, psi 1 Pa ≡ 1 N.m-2 10−5 9,8692×10−6 7,5006×10−3 145,04×10−6 1 bar ≡ 106 dyn/cm² 0,98692 750,06 14,504 1 at 98 066,5 0,980665 0,96784 735,56 14,223 1 atm 1,01325 ≡ Pa 760 14,696 1 torr 133,322 1,3332×10−3 1,3158×10−3 ≡ 1 mmHg 19,337×10−3 1 psi 6 894,76 68,948×10−3 68,046×10−3 51,715 torr ≡ 1lbf/in² 1 kgf.cm-2
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