A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA CONCEPÇÃO DA PESQUISA NA INTERNET Fontes utilizadas Blattmann, Ursula (1998), "Curso sobre como pesquisar na internet".

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA CONCEPÇÃO DA PESQUISA NA INTERNET Fontes utilizadas Blattmann, Ursula (1998), "Curso sobre como pesquisar na internet"."— Transcrição da apresentação:

1 FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA CONCEPÇÃO DA PESQUISA NA INTERNET Fontes utilizadas Blattmann, Ursula (1998), "Curso sobre como pesquisar na internet". Pesquisado em 27 de Junho de 2002,.http://www.ced.ufsc.br/bibliote/enebd/minicursos/pesquisa.html#bases Cohen, Laura (2002), "Conducting Research on the Internet". Pesquisado em 14 de Junho de 2002,.http://library.albany.edu/internet/research.html EducNet (2002), "Rechercher sur internet: guide". Pesquisado em 29 de Maio de 2002,.http://www.educnet.education.fr/dossier/rechercher/default.htm Rodrigues, Eloy (1996), "Pesquisar informação na internet". Pesquisado em 20 de Junho de 2002,.http://www-bib.eng.uminho.pt/Pessoal/Eloy/Curso/pesquisa.htm

2 FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA PREOCUPAÇÃO INICIAL I A concepção de uma pesquisa na internet obriga no mínimo a reflectir sobre a pesquisa a partir de duas questões essenciais: 1) O que é que eu procuro exactamente? 2) O que pretendo fazer com o que procuro?

3 FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA PREOCUPAÇÃO INICIAL II O desenvolvimento da pesquisa obriga a tirar notas e a registar procedimentos de modo a permitir uma inquirição sistemática. Esta medida é essencial sempre que: 1) Se efectuam pesquisas complexas. 2) Se efectuam pesquisas para outra pessoa. 3) Se efectuam pesquisas no âmbito de uma formação.

4 FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA O CONTEXTO DA INFORMAÇÃO A PESQUISAR Quem?Perfil do solicitador O quêNatureza da informação Onde?Limites geográficos, lugares-recurso Porquê?Objectivo(s) Como?ferramentas, métodos, estratégias

5 FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA QUEM? Quem necessita da informação? Uma única pessoa? Um grupo específico? Qual o nível de conhecimento sobre o assunto? Qual o nível de formação? Qual o nível de estudos? A que título? Qual o estatuto? Qual a função? Qual o nível de responsabilidade?

6 FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA O QUÊ? Que tipo de informação? Um endereço? Estatísticas? Uma definição? Esclarecimentos sobre um conceito? Artigos de imprensa? Estudos? Pontos de vista de peritos? Instrumentos práticos? Exemplos de experiências? Qual a língua desejada? Em português? Noutra língua? Em várias línguas em simultâneo?

7 FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA Quais os limites geográficos? Em que continente? Em que país? ONDE? A que nível? Nacional? Académico? União Europeia? Lusofonia? Que lugares-recurso? Na internet? Sem ser na internet?

8 FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA QUANDO? Quais os limites temporais? Uma data precisa? Qual o grau de anterioridade? Com que frequência? Trata-se de uma questão pontual ou frequente? Qual o prazo? Quanto tempo disponho para a pesquisa?

9 FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA PORQUÊ Para que serve a informação? Qual o objectivo principal? Quais os objectivos adicionais? Satisfazer uma curiosidade pessoal? Tomar uma decisão? Se sim, qual? Preparar uma aula, uma apresentação, uma intervenção? Se sim, em que contexto?

10 FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA COMO? Com que meios? De que meios disponho? Com que ferramenta(s)? Uma ou várias ferramenta(s)? Uma ferramenta geral ou especializada? Um directório, um indexante ou um metapesquisador? Com que método? Com que palavras-chave? Com que sintaxe? Qual o modo de pesquisa: simples ou avançada?

11 FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA ENCONTRAR AS PALAVRAS-CHAVE ADEQUADAS I Palavras suficientemente precisas a) Evitar os termos excessivamente gerais susceptíveis de originar demasiado "ruído" nas respostas. b) De preferência, escolher termos específicos que podem ser generalizados na sequência da pesquisa.

12 FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA ENCONTRAR AS PALAVRAS-CHAVE ADEQUADAS II Palavras suficientemente genéricas retiradas dos motores (yahoo, lycos, etc.)yahoolycos a) Para encontrar mais facilmente as categorias e para identificar os sítios que agrupam matérias relacionadas com o tema (sobretudo nos directórios). b) Filtrar, com termos mais precisos, na sequência da pesquisa.

13 FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA A LÍNGUA a) A pesquisa torna-se mais produtiva se for efectuada na língua do motor de busca.

14 FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA O TIPO DE PALAVRAS a) De preferência, escolher nomes. b) Utilizar as outras palavras (verbos, adjectivos, advérbios, pronomes) sobretudo nas expressões entre aspas.

15 FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA O NÚMERO DE PALAVRAS a) Quanto maior for o número de palavras, mais se restringe a pesquisa. b) Uma única palavra pode ser suficiente. c) Tentar nunca incluir na equação de pesquisa inicial mais do que três palavras.

16 FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA a) Quais as palavras-chave prioritárias? b) Começar pelas palavras mais importantes (verificar sempre em cada motor a sintaxe aceite para pesquisa). A ORDEM DAS PALAVRAS (NALGUNS MOTORES DE PESQUISA TORNA-SE UM FACTOR RELEVANTE)

17 FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA RUÍDO E SILÊNCIO Restringir a pesquisa "ruído" Alargar a pesquisa "silêncio" a) Afinar a pesquisa utilizando termos mais precisos; a) Alargar a pesquisa utilizando termos genéricos; b) Excluir as palavras que geram mais ruído, empregando o sinal "-" ou a expressão "NOT"; b) Utilizar sinónimos recorrendo à expressão "OR" (OU); c) experimentar restringir através da exclusão de países e línguas; c) Experimentar antónimos recorrendo à expressão "OR";


Carregar ppt "FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA CONCEPÇÃO DA PESQUISA NA INTERNET Fontes utilizadas Blattmann, Ursula (1998), "Curso sobre como pesquisar na internet"."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google