A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Confidential & proprietary. May not be used, disclosed or in any other way referenced without explicit permission from Cap Gemini O Orador Henrique Ahnfelt.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Confidential & proprietary. May not be used, disclosed or in any other way referenced without explicit permission from Cap Gemini O Orador Henrique Ahnfelt."— Transcrição da apresentação:

1

2 Confidential & proprietary. May not be used, disclosed or in any other way referenced without explicit permission from Cap Gemini O Orador Henrique Ahnfelt –AKM Excellence Centre Manager –Mediterranean Advanced Technology Services Cap Gemini –Serviços –5ª maior empresa do mundo - única europeia no top 10 – cérebros, 760 milhões de contos de receitas, 60 de resultados –Comunica através da Galáxia –340 colaboradores em Portugal

3 Confidential & proprietary. May not be used, disclosed or in any other way referenced without explicit permission from Cap Gemini Hoje Objectivos –Rever a valorização das Empresas - onde está a diferença entre o capital accionista / valor dos bens físicos e o valor de mercado? –O conceito de Capital Intelectual –Factores de Diferenciação da Empresa do futuro –Definição (tentativa de...) de Knowledge Management –Forma e Objectivos da aplicação de um programa Knowledge Management

4 Confidential & proprietary. May not be used, disclosed or in any other way referenced without explicit permission from Cap Gemini O Valor de uma Empresa

5 Confidential & proprietary. May not be used, disclosed or in any other way referenced without explicit permission from Cap Gemini O Valor de uma Empresa

6 Confidential & proprietary. May not be used, disclosed or in any other way referenced without explicit permission from Cap Gemini O Valor de uma Empresa PessoasEstruturas X

7 Confidential & proprietary. May not be used, disclosed or in any other way referenced without explicit permission from Cap Gemini Distribuição e Assimilação Captura e Estrutura Negócio Informatizado Empresa de Conhecimento Empresa rica em Dados A tecnologia trás-nos até aqui Para subir a curva é necessário o envolvimento das administrações THEKNOWLEDGEGAP Extracção de Conhecimento Exploração do Conhecimento A epopeia que vivemos

8 Confidential & proprietary. May not be used, disclosed or in any other way referenced without explicit permission from Cap Gemini Diferenciar-se

9 Confidential & proprietary. May not be used, disclosed or in any other way referenced without explicit permission from Cap Gemini Knowledge Management

10 Confidential & proprietary. May not be used, disclosed or in any other way referenced without explicit permission from Cap Gemini …ou seja: Conhecimento é o alicerce das vantagens competitivas sustentáveis únicas a cada empresa Conhecimento é um recurso real que tem de ser gerido - protegido, desenvolvido, explorado A característica chave do conceito de Conhecimento é como base para acção

11 Confidential & proprietary. May not be used, disclosed or in any other way referenced without explicit permission from Cap Gemini Data Intelligence Information Knowledge Conhecimento é acção O papel tradicional: TI ao serviço do negócio Geração e gestão de dados através da tecnologia A apresentação é sumária (demasiado simplificada?) Poder ou não ser útil e utilizada - REACÇÂO Não está implicitamente ligada à performance do negócio Começa do conhecimento ou necessidades de conhecimento das pessoas O conhecimento é o driver directo da performance Trabalha-se a partir do conhecimento para definir os dados que permitem enriquecer e inovar Conhecer onde encontrar ouro é experiência Combina as forças da tecnologia e do ser humano - baseado em TI tradicionais

12 Confidential & proprietary. May not be used, disclosed or in any other way referenced without explicit permission from Cap Gemini CRM, ISCM, KM e IRM

13 Confidential & proprietary. May not be used, disclosed or in any other way referenced without explicit permission from Cap Gemini Conhecimento Interno Conhecimento Externo Mercados Clientes Fornecedores Concorrência Ambiente Pessoas Processos Produtos Serviços Capacidades Projectar imagem e valores positivos - Criar e Influenciar Fornecedores e Clientes conhecem a sua Empresa Assegurar a relevancia continuada das ofertas Sintonizado com os Clientes e à frente dos concorrentes Atento a mudanças nos mercados e tecnologias que geram mudança Maximizando a eficiência das operações O Conhecimento como eixo da Empresa

14 Confidential & proprietary. May not be used, disclosed or in any other way referenced without explicit permission from Cap Gemini Conhecimento Interno Conhecimento Externo Utilizando o Conhecimento de forma melhor Utilizando Conhecimentos Melhores Conhecimento é a base da competitividade Mercados Clientes Fornecedores Concorrência Ambiente Pessoas Processos Produtos Serviços Capacidades

15 Confidential & proprietary. May not be used, disclosed or in any other way referenced without explicit permission from Cap Gemini Internal Knowledge External Knowledge Markets Customers Suppliers Competitors Environment People Processes Products Services Capabilities We can summarise the effects of these flows

16 Confidential & proprietary. May not be used, disclosed or in any other way referenced without explicit permission from Cap Gemini External Knowledge Markets Customers Suppliers Competitors Environment This helps us to see the full picture Systems to provide access and support collaboration Knowledge capture & sharing integral to work processes Reward and recognition for sharing & innovation

17 Confidential & proprietary. May not be used, disclosed or in any other way referenced without explicit permission from Cap Gemini To focus on behaviours we want to influence Anticipating and/or creating new markets, innovating Retaining old and winning new customers Recruiting and retaining the best people, supplier partnerships

18 Confidential & proprietary. May not be used, disclosed or in any other way referenced without explicit permission from Cap Gemini Knowledge Maturity Model Data (Raw, Implicit) Information (Combined, Organised, Interpreted) Intelligence (Explicit, Externalised Insights ) Knowledge (Internalised, Learned, Tacit) Stand-alone (Personal/Small Groups) Distributed (Shared & Communicated) Integrated (Business Process & Orgn) Applied (Benefits Measured & Valued) ONDE ESTAMOS HOJE ONDE ESTAMOS HOJE O QUE FAZEMOS O QUE FAZEMOS A A SEGUIR? Knowledge Capture & Conversion Knowledge Distribution & Take-Up Q: Temos uma intranet - Porque é que não é tão usada quanto esperávamos? A: Talvez não esteja integrada no dia-a-dia das pessoas. A CAMINHO DA VISÃO A CAMINHO DA VISÃO A: Talvez seja necessário aumentar a qualidade do conteúdo.

19 Confidential & proprietary. May not be used, disclosed or in any other way referenced without explicit permission from Cap Gemini Vision 1 - StartEtapa 1 Etapa 3Etapa 4 Etapa 2 Vision 2 - Start Fases para atingir os objectivos de negócio

20 Confidential & proprietary. May not be used, disclosed or in any other way referenced without explicit permission from Cap Gemini Current Vision Competitor SO Winning Experience Industry Expertise K. in peoples heads Knowledge Capture & Conversion Tech. Expertise SO Expertise/ Perform Directory Knowledge Distribution & Take-Up CVs Financial Performance Forecasts Insider/ Cogitas NWTs Galaxy/Intra Kick-offs K - Editors Network Questions Competitor Analysis New Galaxy E- Business Card Combining CG and Gemini Yellow Pages Project Profiles Virtual Office Project Statistics/ performance Leveraged Profiles Case Study Toolkit Reference Library Common Search Platform A Real-Life Example Data (Raw, Implicit) Information (Combined, Organised, Interpreted) Intelligence (Explicit, Externalised Insights ) Knowledge (Internalised, Learned, Tacit) Stand-alone (Personal/Small Groups) Distributed (Shared & Communicated) Integrated (Business Process & Orgn) Applied (Benefits Measured & Valued)

21 Confidential & proprietary. May not be used, disclosed or in any other way referenced without explicit permission from Cap Gemini Support & Evaluation Solution Deployment Solution Development Solution Design Business Readiness Business Vision Business Case/ Strategic Focus Change Management, Leadership & Organisation Design Business Process Information Technology Performance Measurement Content Management Mobilisation & Communication Para cada fase de cada Stream há recomendações, sugestões, avisos e best practices detalhados, bem como indicações de onde encontrar mais recursos Para cada fase de cada Stream há recomendações, sugestões, avisos e best practices detalhados, bem como indicações de onde encontrar mais recursos Fazer Knowledge Management

22 Confidential & proprietary. May not be used, disclosed or in any other way referenced without explicit permission from Cap Gemini Research & Development Research & Development Sourcing Manufacturing Logistics Customer Relationship Mgmt Customer Relationship Mgmt Business Intelligence, Internet/Extranet Groupware, EIS/ERP Integration Intranet, Document Management, Workflow Marketing & Channel Mgmt Marketing & Channel Mgmt Process Innovation Customers: Learning from & Educating Sharing Customer Knowledge Distributing Expertise Exploiting best practice Global Knowledge Sharing Business Intelligence Understanding new Requirements Creative Expertise Performance Modelling Corporate Memory Knowledge & Supply chain A cadeia de valor dá o contexto

23 Confidential & proprietary. May not be used, disclosed or in any other way referenced without explicit permission from Cap Gemini Resumindo O valor das empresas vem do factor multiplicativo que o Capital Intelectual aplica ao capital accionista - como tal é um factor que tem de ser gerido conscientemente Desenvolvimento do Capital Humano ou Capital Intelectual Estruturado, por si só não faz sentido - o Capital Intelectual têm de ser Aplicado A Gestão do Conhecimento é a disciplina que permite colocar: –o conhecimento certo das capacidades da Empresa –no recurso certo –no momento certo –para disponibilizar ao Cliente certo –o produto ou serviço certos A vantagem não reprodutível de cada empresa reside na sua cultura e capacidade colectiva de Agir A aplicação de um programa de Gestão do Conhecimento tem como finalidade apurar a competitividade da Empresa dando-lhe instrumentos para optimizar, reagir e inovar melhor e mais rapidamente que a concorrência

24 Obrigado!


Carregar ppt "Confidential & proprietary. May not be used, disclosed or in any other way referenced without explicit permission from Cap Gemini O Orador Henrique Ahnfelt."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google