A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Tema: Concepção, desenvolvimento e implementação de procedimentos de controlo da qualidade para a componente cartográfica temática de um Plano de Urbanização.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Tema: Concepção, desenvolvimento e implementação de procedimentos de controlo da qualidade para a componente cartográfica temática de um Plano de Urbanização."— Transcrição da apresentação:

1 1 Tema: Concepção, desenvolvimento e implementação de procedimentos de controlo da qualidade para a componente cartográfica temática de um Plano de Urbanização. Enquadramento teórico e metodológico –Âmbito –Objectivos –Normas de referência –Legislação nacional Processos de gestão da qualidade –Pressupostos base –Modelo proposto Procedimentos de verificação e validação –Validação posicional –Validação temática –Validação topológica –Relatórios Metadados Case study - Plano de Urbanização de Rebordosa e Parcial de Lordelo, Vilela e Astromil Principais Conclusões

2 Identificar e caracterizar a informação cartográfica de um plano de urbanização ao nível das especificações, requisitos de qualidade e as respectivas métricas de validação; Estabelecer os parâmetros de conformidade para aceitação e certificação da informação; Definir os métodos estatísticos de avaliação; Estruturar os processos e documentos para reportar os resultados; Definir as estruturas de metadados associadas. Objectivos

3 Enquadramento. Componentes da Qualidade da Informação e Referências Normativas

4 ISO 19113:2002 ISO 19115:2003 Geographic Information – Metadata. ISO 19113:2002 Geographic Information - Quality Principles ISO 19112:2003 Geographic Information – Spatial Referencing by geographic identifiers ISO 19114:2003 Geographic Information - Quality Evaluation Procedures ISO 19111:2003 Geographic Information – Spatial Referencing by coordinates

5 Referencial Metodológico. ISO 19114:2003 Geographic Information - Quality Evaluation Procedures

6 . Aplicação de Métodos Automáticos de Avaliação Directa da Qualidade (ISO 19114:2003)

7 Informação Territorial(PU) Selecção do critério de mensuração/medição Aplicação do método de avaliação Apresentação dos resultados Extracção do conjunto de dados e desagregação dos sub-componentes Nível de conformidade Aferir conformidade Especificações técnicas e requisitos de utilização Relatório quantitativo Relatório qualitativo Aprovado/Reprovado. Avaliação e apresentação de resultados de processos de controlo de qualidade – ISO Geographic Information – Quality Evaluation Procedures

8 Passo 1 – Extracção do conjunto de dados e desagregação dos seus sub-componentes Definição do âmbito do processo e identificação do conjunto de dados a ser testado (em conformidade com as exigências da ISO 19113:2002, Geographic Information – Quality principles); Repetido para os diversos testes impostos pelas especificações técnicas e requisitos de utilização.. Norma ISO 19114:2003 Fases Propostas (I)

9 . Norma ISO 19114:2003 Fases Propostas (II) Passo 2 – Selecção do critério de mensuração/medição Definição para cada teste a efectuar de uma medida, tipo e unidade de valor da qualidade da informação (quando tal for aplicável).

10 . Norma ISO 19114:2003 Fases Propostas (III) Passo 3 – Aplicação do método de avaliação Selecção de um método de avaliação da qualidade da informação para cada medida de qualidade definida.

11 Passo 4 – Apresentação de resultados Apuramento da qualidade da informação; Resultado quantitativo da qualidade da informação associado a um momento temporal.. Norma ISO 19114:2003 Fases Propostas (IV)

12 Passo 5 – Aferição da conformidade Aferição da conformidade sempre que for definido um nível de conformidade da qualidade da informação nas especificações técnicas ou requisitos de utilização; O resultado da comparação das grandezas será do tipo passa-falha.. Norma ISO 19114:2003 Fases Propostas (V)

13 Case Study: Plano de Urbanização de Rebordosa e Parcial de Lordelo, Vilela e Astromil Principais características: –Sistema de Projecção Cartográfica de Gauss; –Elipsóide Internacional (Hayford) – Datum 73; –Marégrafo de Cascais; –Coordenadas Rectangulares, origem ponto central; –Fonte: Levantamento Aerofotogramétrico do Concelho de Paredes, cobertura fotográfica Junho/03

14 14 Bibliografia Perfil Nacional de Metadados para Informação Geográfica (Perfil MIG): snig - Sistema Nacional de Informação Geográfica; INSPIRE, DT Metadata – Draft Implementing Rules for Metadata; Guidance for Geospatial Data Quality Assurance Project Plans – EPA QA/G-5G.


Carregar ppt "1 Tema: Concepção, desenvolvimento e implementação de procedimentos de controlo da qualidade para a componente cartográfica temática de um Plano de Urbanização."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google