A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planeamento da localização de antenas de uma Rede Wireless

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planeamento da localização de antenas de uma Rede Wireless"— Transcrição da apresentação:

1 Planeamento da localização de antenas de uma Rede Wireless
Sandra Maria Nunes Lopes Mestrado em Engenharia Geográfica FCTUC

2 Motivação É cada vez mais comum a utilização de redes sem fios, nomeadamente redes Wireless, por todas as pessoas, quer no trabalho quer em casa, tanto a nível profissional como pessoal. A Câmara Municipal pretende criar uma rede Wireless para disponibilizar o acesso à Internet a todo o cidadão. Na evolução das redes informáticas tornou-se comum a utilização de redes sem fios, nomeadamente redes Wireless. Actualmente é cada vez mais comum a utilização dessas redes sem fios por todas as pessoas, quer no trabalho quer em casa, tanto a nível profissional como pessoal. Salienta-se também que presentemente começa a ser prática usual aproveitar cafés, centros comerciais e espaços que colocam à disposição dos utentes/utilizadores este tipo de serviço para aceder à Internet. A Câmara Municipal pretende criar uma rede Wireless para disponibilizar o acesso à Internet a todo o cidadão residente ou visitante. O cidadão para ter em sua casa Internet de uma forma gratuita, basta adquirir o equipamento necessário.

3 Declaração do Problema
Este trabalho pretende estudar a implantação de uma rede Wireless a um nível local (neste caso, ao nível de um concelho, o concelho de Cantanhede) utilizando tecnologia SIG para a análise espacial. A questão que se coloca é: Onde localizar as antenas de uma rede Wireless para o concelho de Cantanhede?

4 Exemplos Câmara Municipal de Amarante Câmara Municipal de Elvas
Câmara Municipal de São João da Madeira Câmara Municipal do Seixal Junta de Freguesia de Meimão (Penamacor) Planeamento de um sistema Wireless para a cidade de Leiria. Rede Wireless implementada pelo governo do Canada. Amarante Cidade Wireless: Câmara Municipal de Amarante acaba de alargar a cobertura da sua Rede (3.fase) sem fios de acesso gratuito à Internet à freguesia da Madalena, servindo uma área populosa e onde existem equipamentos hoteleiros e de restauração, estabelecimentos de ensino e serviços, com destaque para os da Segurança Social. A Rede sem Fios de Acesso à Internet do Município de Amarante cobriu, na sua primeira fase (inaugurada em Outubro de 2006), o núcleo principal do Centro Histórico. A segunda fase contemplou a cobertura da zona do Campo da Feira. A implementação da Rede Wireless constitui um factor diferenciador no contexto regional, potenciando a atractividade e a competitividade da cidade de Amarante, e insere-se na estratégia do Município para a Sociedade da Informação e do Conhecimento, que inclui a promoção da inclusão e da literacia digitais, procurando-se, simultaneamente, a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento e crescimento económico. A Rede Wireless do Município de Amarante conta, actualmente, com mais de nove mil utilizadores registados, sendo que cerca de quatro mil são utilizadores regulares. A Câmara Municipal de Elvas instalou um sistema que possibilita haver uma rede Wireless, na Praça da República, para acesso à Internet. Com esta possibilidade, qualquer utilizador, que esteja na Praça, com um computador munido de uma placa de acesso à Internet sem fios fica com direito a aceder gratuitamente a esta rede, 24 horas por dia, todos os dias. Com esta medida, além de proporcionar acesso gratuito à Internet por tempo ilimitado, a Câmara Municipal de Elvas pretende continuar a tomar medidas para revitalizar o Centro Histórico da Cidade. Uma das principais apostas da Câmara de S. João da Madeira prende-se com a intensificação da rede de acessibilidades especialmente no sentido tecnológico - melhorando o relacionamento entre a autarquia e os cidadãos pela via digital. O município possui uma infra-estrutura Wireless de Banda Larga de nível elevado de qualidade permitindo ao cidadão acesso à Internet em qualquer local da Cidade. Seixal Serviço Wireless da autarquia, com pontos de acesso em Ourém, Fátima, Caxarias e Freixianda Wireless - Projecto inovador para o Meimão (Penamacor). O Meimão deixará de ser, uma aldeia isolada do interior! Para se tornar numa aldeia de portas abertas para o futuro. Pressupõe-se que um grupo de alunos da ESTG Leiria fez o planeamento de um sistema Wireless para a cidade de Leiria, não tendo muita informação sobre o assunto pensa-se que este projecto ainda não foi executado. (Estudo apresentado na bibliografia) Para possibilitar o acesso à Internet nas zonas isoladas do Canada o governo implementou uma rede Wireless. (Estudo apresentado na bibliografia)

5 Factores do Problema Tipologia das antenas a usar na rede:
modo de emissão de sinal, tamanho, etc.; Desenho da rede: número de pontos e sua distribuição geográfica levando em consideração densidade populacional, centros urbanos, modelo de superfície, visibilidade, etc.; Variação de cotas de 2m (5) a 139 metros (135).

6 Factores do Problema Implementação da rede:
localização das antenas em edifícios públicos (juntas de freguesia, associações, igrejas, etc.) ou em pontos elevados e acessíveis;

7 Descrição Geral do Projecto
Fases do Projecto Identificação das características que favorecem ou prejudicam a localização de uma antena Wireless; Modelação espacial dessas características; Geração de soluções alternativas; Avaliação das soluções geradas e decisão.

8 Bibliografia W-GIS Planeamento de Sistemas Wireless utilizando GIS, trabalho realizado no ano lectivo 2004/5 por alunos finalistas do 3.º ano de Eng. Informática e Comunicações da ESTGLeiria. Analysis of the urban/rural broadband divide in Canada: Using GIS in planning terrestial wireless deployment; M. Sawada, Daniel Cossette, Barry Wellar, Tolga Kurt; Governement Information Quarterly 23 (2006) 454 – 479 Going the last mile: A spatial decision support system for wireless broadband communications; Kevin P. Scheibe, Laurence W. Carstensen Jr., Terry R. Rakes, Loren Paul Rees; Decision Support Systems 42 (2006)


Carregar ppt "Planeamento da localização de antenas de uma Rede Wireless"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google