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Requisitos Iniciais Aeronave de Transporte Comercial Base de certificação FAR 25 Propor Família de Aeronaves: 50 a 120 passageiros Alcance máximo 8000.

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2 Requisitos Iniciais Aeronave de Transporte Comercial Base de certificação FAR 25 Propor Família de Aeronaves: 50 a 120 passageiros Alcance máximo 8000 km (reserva de combustível: 6%) Velocidade de Cruzeiro Mach 0.7 a 0.9 2

3 Metas estabelecidas Conquistar Mercado Baixo custo operacional Fácil manutenção Partes comuns Aeronaves leves Compósitos Motores eficientes Consumo combustível Menor emissão sonoraQualidadeConfortoAlcanceDesignInternoExterno 3

4 Análise de mercado Concorrentes Embraer (EMB 170, EMB 175, EMB 190, EMB 195) Bombardier (CRJ 700, CRJ 705, CRJ 900, CRJ 1000, CS100) Mitsubishi (MRJ 70) Sukhoi (Superjet) Airbus (A318) Boeing (B ) ACAC - China (ARJ ) 4

5 Análise de mercado Futuros clientes Renovação de frota: a partir de 5 anos Novas rotas Mais de 140 empresas de linhas aéreas Tendência: descentralização de rotas Rotas regionais: de 1000 a 2500 km Long range: 3500 km 5

6 Análise de mercado 1000 km 2500 Km 3500 km 6

7 Análise de mercado 7 Número de assentos Maior crescimento relativo: 70 a 110 passageiros Estimativa da categoria: 5000 aeronaves em serviço

8 Missão 8

9 Conceito 9

10 9

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13 9

14 9 Blended Winglets Diminui a intensidade dos vórtices de ponta de asa Diminui consumo combustível – cerca de 3% Diminui custo operacional Melhora desempenho: carga paga / alcance Pouco acréscimo de peso – cerca de 0,5% do peso vazio Sem impactos significantes em manutenção, operações em solo ou em vôo

15 Conceito 10 Uso de materiais compósitos Diminuição de peso da aeronave Liberdade nas formas: aerodinâmica Maior eficiência estrutural Métodos de reparos inovadores Necessidade de desenvolvimento de conhecimento nesta área Dificuldade de homologação Aumento de demanda por compósitos.

16 Conceito 10 Uso de materiais compósitos - Análise Boeing % de economia de combustível em relação aos concorrentes 10% mais barato a milha por passageiro que os aviões da mesma categoria Diminuir 1% no peso do avião diminui em 0,75%-1% o consumo de combustível

17 Conceito 10 Uso de materiais compósitos - Análise Boeing 787

18 Conceito 10 Uso de materiais compósitos

19 Conceito 10 Uso de materiais compósitos

20 Conceito 10 Uso de materiais compósitos Reparabilidade e Manutenção: Utilização de NDT para verificação de fadiga, trincas, etc. -Ultrasom baixa freqüência -CT scan -Termografia Projetar visando simplicidade no reparo. Tecnicas mais comuns de reparo: -non-patch repairs: adequado para pequenos danos -bonded external patch repairs: reparos de laminados compósitos com menos de 2 mm de espessura -bonded scarf repairs: adequado para seções de compósito espessas

21 Conceito 11 Partes comuns

22 Conceito 13 Layout interno

23 Estimativa de Peso 13 Método Raymer – banco de dados Estimativa de W fuel :16,5% Calculo de W payload : Passageiro=77,3 kg Bagagem=26 kg : banco de dados Iterações Número de Assentos10892 MTOW (W 0 ) [Kg]

24 Estimativa de Peso 13 Método Torenbeek Estimativa de W eng Estimativa de W fuel (Banco de Dados) Calculo de W payload Passageiro=77,3 kg Bagagem=26 kg Iterações Número de Assentos10892 MTOW (W 0 ) [Kg]

25 Estimativa de Carga Alar 13 Banco de dados Número de Assentos10892 W/S [Kg/m 2 ]484,2484,8

26 Carga de Potência 13 Método Raymer AtitudeT/W Cruzeiro0,06 Subida0,28 Decolagem0,26

27 Constraint Analysis 13 Método Mattingly Região de Solução

28 Constraint Analysis 13 Comparação

29 Área de Asa 13 Torenbeek S W 0 / (0,5. ρ.V TO 2. C Lmax ) C Lmax = 2,4 (Torenbeek: double sloted flap) V TO = 140 mph = 225 km/h S = 111,3 m 2 Carga alar do banco de dados S W 0 / (W/S) W/S = 484,2 kg/m 2 W 0 = kg S = 108 m 2 Alongamento inicial: 9 Afilamento inicial: 0,5 Envergadura: 31,5 m Corda média aerodinâmica: 3,5 m Corda da ponta: 2,3 m Corda da raiz: 4,7 m

30 Comprimento das fuselagens 13 Método Raymer High Density Pitch poltronas: XX pol

31 Aerodinâmica 13 Aerofólio – Banco de dados Aeronave Aerofólio RAIZPONTA Boeing BAC449/450/451BAC442B Douglas DC-9-30DSMA-433A/434-ADSMA435A/436A Fairchild Dornier 428Do A-5 Embraer ERJ-145Embraer Supercritical YAK-42TsAGI-Sr9 8,5%TSAGI-SR9 6,5% Fokker 100Fokker 12,3%Fokker 9,6% B ,37%10,80% Janes e UIUC

32 Aerodinâmica 13 Aerofólio - Critérios estabelecidos C l max > 1,8 t 12% M crit 0,75 C m > -0,15 C d minimizado C l cruz 0,5

33 Aerodinâmica 13 Aerofólio - Supercrítico Salomon 1 t15% M crit 0,65

34 Aerodinâmica 13 Aerofólio -Dispositivos de Hiper-Sustentação: Double Slotted Flap

35 Aerodinâmica 13 Aerofólio do Leme: Laminar Simétrico Objetivo: Cd mín

36 Aerodinâmica 13 Distribuição de Sustentação - Anderson XXXXXXXXXX

37 Aerodinâmica 13 Análises futuras Estol de ponta de asa Interferência da esteira da asa na empenagem Melhorar o aerofólio Otimização 3D Análise winglets

38 Desempenho 13 Arrasto – HORUS 92 Velocidade de Máximo Planeio = 200 m/s Velocidade de Máximo Alcance = 248 m/s

39 Desempenho 13 Arrasto – HORUS 108 Velocidade de Máximo Planeio = 216 m/s Velocidade de Máximo Alcance = 246 m/s

40 Desempenho 13 Potência requerida – HORUS 92 Altitude [ft]

41 Desempenho 13 Potência requerida – HORUS 108 Altitude [ft]

42 Desempenho 13 Motores: 2 x PW1000 G

43 Desempenho 13 Cálculo de alcance XXXXXXXXXX

44 Desempenho 13 Cálculo de alcance XXXXXXXXXX

45 Desempenho 13 Cálculo de decolagem e pouso XXXXXXXXXX

46 Desempenho 13 Mais coisas feitas pelo Bomba XXXXXXXXXX

47 Desempenho 13 Calculos futuros XXXXXXXXXX

48 Estruturas 13 Pneus XXXXXXXXXX

49 Estruturas 13 Calculos futuros XXXXXXXXXX

50 Estabilidade 13 Volume de cauda

51 Estabilidade 13 Calculo de CG - Raymer

52 Estabilidade 13 Estabilidade estática Cm α = - 0,94

53 Estabilidade 13 Margem estática

54 Estabilidade 13 Trimagem Alpha [º]ih [º]αh [º]δh [º]Margem estática 63,15,04,97,8% 53,14,44,18,1% 43,13,83,38,3% 33,13,32,58,5% 23,12,71,68,0% 13,12,10,86,6% 03,11,605,6%

55 Estabilidade 13 Controle de pane assimétrica

56 Sistemas 13 Piloto XXXXXXXXXX

57 Sistemas 13 Piloto XXXXXXXXXX

58 Horus Aircraft 13 Gráfico de Constrains Analysis

59 Horus Aircraft 13 Motores PW 1000G Baixo consumo Baixo ruído Winglets Melhor desempenho Menor consumo de combustível Materiais compósitos: tecnologia, desempenho e menor custo operacional Aeronave confiável e design bem aceito pelo cliente final: o passageiro Longo alcance: leva o passageiro direto ao seu destino com baixo custo de operação

60 Horus Aircraft 13


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