A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Literacia da Informação João Filipe Matos Madalena Santos Centro de Competência CRIE - FCUL (Novembro 2005)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Literacia da Informação João Filipe Matos Madalena Santos Centro de Competência CRIE - FCUL (Novembro 2005)"— Transcrição da apresentação:

1 Literacia da Informação João Filipe Matos Madalena Santos Centro de Competência CRIE - FCUL (Novembro 2005)

2 Plano da sessão De que falamos? Porquê? Para quê? Quem, na escola? Como? Onde procurar recursos?

3 Literacia de Informação – de que se está a falar? http://www.ciconline.org/aboutcic/publications/threshold.htm http://www.ciconline.org/aboutcic/publications/threshold.htm (abrir Wheres media literacy)

4 == http://en.wikipedia.org/wiki/Media_literacyhttp://en.wikipedia.org/wiki/Media_literacy

5 == http://www.media- awareness.ca/english/resources/educational/teachable_moments/key_concepts_in_action.cfmhttp://www.media- awareness.ca/english/resources/educational/teachable_moments/key_concepts_in_action.cfm

6 == http://www.ciconline.org/Enrichment/MediaLiteracy/default.htmhttp://www.ciconline.org/Enrichment/MediaLiteracy/default.htm

7 Literacia de Informação Porquê?

8 == www.ofcom.org.uk/static/archive/itc/research/what_children_watch.pdfwww.ofcom.org.uk/static/archive/itc/research/what_children_watch.pdf

9

10 == http://www.mediastudies.rutgers.edu/7-Kubey-366-382.pdfhttp://www.mediastudies.rutgers.edu/7-Kubey-366-382.pdf

11 poderosa mas... Internet – Rede veículo/recurso de comunicação não é parte do legado nosso histórico - cultural - social mas já é um média natural para as crianças Desigualdades de acesso reforça as sociais e culturais já existentes Conjunção Criança – Tecnologia

12 Internet – Rede Características dos media e das experiências em rede Hipertextualidade (ligação em rede, descentralizada) Interactividade (máxima conectividade informacional) Do que decorre imprevisibilidade (porque está em movimento) espaço de liberdade e de controlo o que torna necessário atitude reflexiva mas interactiva

13 Tempo e formas do texto

14 = http://www.media-awareness.ca/english/teachers/media_literacy/what_is_media_literacy.cfm Literacia de Informação – Para quê?

15 = http://www.educationarc ade.org/

16 O modo como os media são usados torna-se mais importante do que o seu conteúdo por si Suss, 2001 (em Marlene Barra (2004), Infância e Internet - Interacções na Rede, Autonomia 27 Por isso diz respeito a todos Alunos Professores Funcionários Administração (da escola e da educação) Pais Comunidade e nas várias vertentes da sua actuação individual e colectiva (= na organização)organização Literacia de Informação – Quem, na escola?

17 Literacia de Informação – Como? fontes –> o que é boa informação onde a encontrar? ler criticamente -> como avaliar a informação? ética -> como usar a informação? usufruir e actuar Questões a trabalhar explicitamente

18 == http://www.intime.uni.edu/model/Portuguese_Model/portuguesemodelimage.htmlhttp://www.intime.uni.edu/model/Portuguese_Model/portuguesemodelimage.html Literacia de Informação – como?

19 Graus de confiança e Critérios O que quero ler? Porquê? Para quê? O que me querem dizer? Como o dizem? Como o decifro? Pensar sobre o ler...

20 Desconstrução de uma página Web Texto Os 5 Ws (e um H) do Ciber-espaçoOs 5 Ws (e um H) do Ciber-espaço Com um motor de busca à sua escolha faça uma pesquisa sobre o tema Tsunami. Perante a listagem de sites que surgem escolha um deles e abra-o e procure responder às 6 questões: - Quem é a fonte? - O que estou a obter? Informação? Enviesada? Completa e organizada? - Quando é que o site foi criado? - Onde está sediado? - Porque é que será útil estar aqui? - Como é que o posso descrever?

21 Pensar sobre o dizer... Modos de dizer e Ética O que tenho a dizer? Com quem? Para quê? Porquê? Para quem? Que impactos? Como o posso/devo dizer?

22 Desencorajar o corta e cola Pelas tarefas que propomos: - pesquisas de resposta a necessidades genuínas - que combinem consulta e produção, - que peçam pontos de vista diferentes, suas avaliações - que exijam recursos on-line e off-line Pelos modos de organização que promovemos: - em trabalhos de projecto e/ou colaborativos - que prevejam uma audiência mais ampla que o professor - que envolva vários intervenientes Pelos recursos que disponibilizamos: - que sejam acessíveis a todos (portanto na escola) - com linhas orientadoras claras - com as preocupações éticas explicitamente abordadas

23 http://www.ciconline.org/Enrichment/ThinkingCritically/default.htm http://www.ciconline.org/Enrichment/ThinkingCritically/default.htm (Seleccionar Want to learn more about media literacy?) Literacia de Informação – onde procurar recursos? http://www.seguranet.crie.min-edu.pt/segura/index_profs.htm

24 http://www.media-awareness.ca/english/teachers/media_literacy/

25 http://www.ebsi.umontreal.ca/jetrouve/internet/

26 Os Blogs – espaço de informação

27 Os Blogs - espaço de acção

28 Sites http://www.media-awareness.ca/english/index.cfm http://www.learnthenet.com/english/html/73eval.htm http://www.ithaca.edu/library/training/icyousee.html http://www.ebsi.umontreal.ca/jetrouve/biblio/index.htm http://www.intime.uni.edu/model/Portuguese_Model/index.htm http://ciberjornalismo.com/pontomedia.htm http://www.dapp.min.edu.pt/nonio/newsletter/index.htm http://www.ciconline.org/aboutcic/publications/threshold.htm

29 http://www.weblogg-ed.com/why_weblogs www.comedu.blogspot.com http://educarparaosmedia.blogspot.com/2005_11_01_educarpara osmedia_archive.html http://metablogue.weblog.com.pt/ http://ilusoesnapovoa.blogs.sapo.pt/ http://weblogs.hcrhs.k12.nj.us/georgia/ Blogs


Carregar ppt "Literacia da Informação João Filipe Matos Madalena Santos Centro de Competência CRIE - FCUL (Novembro 2005)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google