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O ESTATUTO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. 1ª SESSÃO – 90m.

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1 O ESTATUTO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

2 1ª SESSÃO – 90m

3 (EXERCÍCIO) O QUE ASSOCIAMOS AO CONCEITO DE CONHECER ? (EXERCÍCIO) conhecimento sabedoria informação sujeito hipótese ignorância desinformação justificação lei sistema método problemasolução objectosrelação acto crença falsidade erropossibilidade previsão experiência prova testemunho demonstração razãoopinião teoria explicação observação verdade 1

4 A RELAÇÃO DO CONHECIMENTO SUJEITOOBJECTO CONHECE É CONHECIDO RACIONALIDADE EMPIRIA Qual a natureza desta relação ? Como se estabelece ? 2 «No conhecimento, há apenas dois pontos a considerar, a saber: Nós que conhecemos e os objectos a conhecer» R. Descartes,Regras para a Direcção do Espírito,XII, p. 66, Editorial Estampa

5 IDEIAIS OBJECTOS FACTUAISAFECCIONAISFICCIONAIS VISÍVEIS INVISÍVEIS O OBJECTO DO CONHECIMENTO Segundo Aristóteles o conhecimento é o estudo do ser enquanto ser, ou seja, tudo o que é, é objecto desse estudo 3

6 DIFERENÇAS ENTRE CONHECIMENTO VULGARCIENTÍFICOFILOSÓFICO Não-sistemático Sistemático Não-metódicoMetódico Superficial Subjectivo Universal Sistemático Metódico RigorosoNão-Rigoroso Reflexivo Empírico Acrítico Particular Crítico Objectivo Aprofundado Teórico-EmpíricoTeórico Crítico Argumentativo Explicativo Sujeito a discussão Universal Não Explicativo Rigoroso 4

7 A EPISTEMOLOGIA E A CIÊNCIA "Scientia" provém de "Scire" que significa "aprender" ou "conhecer". Epistemologia (do grego πιστήμη [episteme], ciência, conhecimento; λόγος logos], discurso) – Ramo da filosofia da ciência que estuda os problemas filosóficos relativos à crença e ao conhecimento. 1.O que é a ciência ? 2.O que separa a ciência das pseudo-ciências ? 3.Como funciona o método científico ? 4.Qual o âmbito da validade das leis científicas ? 5.O que é o conhecimento objectivo ? 6.Qual a relação entre explicar, compreender e prever ? 7.As leis científicas correspondem à realidade ou apenas permitem fazer boas previsões ? 8.O que leva a alterar teorias ? 5

8 AO QUE SE PROPÕE A CIÊNCIA ? 2.Explicar os factos e os fenómenos, como casos particulares, segundo leis e enunciados mais gerais 1.Coligir e organizar informação sistematicamente e que permita compreender os factos e os fenómenos. 3.Prever factos e fenómenos com base em leis, modelos e teorias 6 Como ? Coligindo e seleccionando criteriosamente a informação de acordo com o sentido da investigação ou interpretando e integrando as informações resultantes dessa mesma pesquisa num todo coerente e consistente (toda) a água ferve a 100ºC Lei geral A água deste recipiente foi aquecida à temperatura de 100ºC Facto particular Logo, esta água evaporou-se Fenómeno a explicar

9 2ª SESSÃO – 90m

10 22+=4 MAÇÃS UMA SIMPLES OBSERVAÇÃO EMPÍRICA AS LEIS CIENTÍFICAS 7 Uma lei ou teoria é apenas experimental. (Popper, Conjecturas e Refutações, p. 83)

11 22+=4 PEÇAS DE FRUTA MUDA-SE A EXPLICAÇÃO AS LEIS CIENTÍFICAS 7a Uma lei ou teoria é apenas experimental. (Popper, Conjecturas e Refutações, p. 83)

12 += ?? XY Z FORMULA-SE UMA LEI GERAL AS LEIS CIENTÍFICAS 7b Uma lei ou teoria é apenas experimental. (Popper, Conjecturas e Refutações, p. 83) Lei científica = uma regra que descreve um fenómeno que ocorre com certa regularidade mas que não determina se um facto deve ou não ocorrer apenas verifica a sua ocorrência, analisando as causas e os efeitos relacionados e que se aplica a todas as diferentes ciências. + = Texto_1_Ciência

13 OS MODELOS CIENTÍFICOS 8 O OLHO HUMANO A MÁQUINA FOTOGRÁFICA O HOMEM O ROBÔ A TEORIA S/REALO MODELO Modelo = elemento metodológico (racional ou físico) que constitui uma representação simplificada da realidade, que faz parte de uma teoria e tem como função representar, explicar ou revelar fenómenos ainda não observados

14 AS TEORIAS CIENTÍFICAS 1.Orientam os objectos da ciência (delimitação do campo de investigação); 2.Oferecem um sistema de conceitos (fornecer concepção, vocabulário científico, relação entre factos estudados, etc); 3.Resumem o conhecimento (sintetizar o que já se sabe sobre o objecto de estudo); 4.Prevêm novos factos e relações. 9 Teoria = conjunto de conceitos, definições e proposições logicamente relacionados entre si, que apresentam uma visão sistemática dos fenómenos especificando relações entre variáveis e cujo objectivo é explicativo e predictivo

15 O simples facto de alguém possuir uma dada informação, significa que se está logo de posse de conhecimento ? Sim ? Não ? Porquê ? O facto de alguém possuir informação organizada, significa que está de posse de conhecimento ? Sim ? Não ? Porquê ? O facto de alguém acreditar no que presenciou é garantia de objectividade ? Se um fenómeno ou facto ocorrer na presença de duas testemunhas, o seu relato constituirá só por si prova de conhecimento científico ? Uma explicação ou uma hipótese científicas serão alteráveis ? Explicar bioquimicamente o amor é o mesmo que viver esse sentimento ? Prever que o Sol irá erguer-se no horizonte como sempre sucedeu todas as manhãs é garantia suficiente de que tal sucederá para sempre ? Os dados dos sentidos serão suficientes para fornecer conhecimento fiável ? 10 EXERCÍCIO

16 A DIVISÃO DAS CIÊNCIAS - I TRIVIUM QUADRIVIUM Aritmética Geometria Música Astronomia Lógica/Dialéctica Gramática Retórica ARTES LIBERAIS Idade Média Ciências do discurso Ciências do cálculo Arte dos homens livres 11

17 A DIVISÃO DAS CIÊNCIAS - II Ciências (a priori) Ciências (a posteriori) NATURAIS SOCIAIS/HUMANASLógicaMatemática Geometria FísicaQuímica Biologia Geografia Geologia Astronomia AntropologiaSociologia Psicologia Economia Idade Contemporânea 12 DeduçãoExplicaçãoCompreensão

18 O MÉTODO CIENTÍFICO CLÁSSICO MODERNO 1.O bservação 2.H ipótese 3.E xperimentação 4.A lgum conhecimento científico ou Lei 2.C rítico-Hipotético-Dedutivo 3.C onjecturas-Refutações 1.B aseado em teorias e modelos 13 Método – do grego (μέθοδος) significa caminho para chegar a um fim, i.e., conjunto de regras, procedimentos e de etapas (racionais ou práticas) necessárias à aquisição e demonstração de um conhecimento objectivo.

19 3ª SESSÃO – 90m

20 Sir Karl Raimund Popper ( ) Filósofo austríaco, nascido em Viena e que dedicou grande parte da sua obra à filosofia da ciência. 14

21 OS DOIS DOGMAS EPISTEMOLÓGICOS QUE POPPER TENTOU COMBATER 1- A ciência deve repousar numa base observacional. 2 - A ciência deve utilizar um método indutivo, por oposição ao método especulativo das pseudociências e da metafísica. 15

22 16 A POSIÇÃO POPPER QUANTO À OBSERVAÇÃO 1.Da observação não se pode inferir uma teoria. Pelo contrário é a teoria que antecede qualquer observação, pois a observa- ção é selectiva, orientada por interesses e expectativas racionais. 2.No entanto, a observação pode chegar a refutar uma teoria «não é possível inferir uma teoria de enunciados de observação» K.Popper, Conjecturas e Refutações, p. 83 «isso não afecta a possibilidade de se refutar uma teoria por meio de enunciados de observação» IDEM, Op. Cit., p. 83 «Ao construir uma máquina indutiva, nós, os arquitectos dessa máquina, temos de decidir a priori o que é que constitui o seu mundo; quais são as coisas que nele devem ser tomadas como semelhantes ou iguais; e que espécie de leis pretendemos para nós que a máquina seja capaz de descobrir nesse seu mundo». IDEM, Op. Cit., p. 75

23 A POSIÇÃO DE POPPER FACE AO MÉTODO INDUTIVO 17 1.A impossibilidade de observar ou verificar todos os casos a partir de enunciados universais 2.A base de partida para o conhecimento não são as observações, mas sim as teorias, conjecturas, hipóteses, expectativas. 3.Não se pode basear a ciência num hábito (psicológico), de base empírica que parte da crença de que existe uma regularidade na Natureza. 4.Não se pode basear a ciência na projecção de que tudo se repete na Natureza.

24 O MÉTODO CIENTÍFICO- EXPERIMENTAL CLÁSSICO 1.O bservação 2.H ipótese 3.E xperimentação 18 4.A lgum conhecimento científico 5. Lei

25 SUJEITOR.C.C.OBJECTO OBS HIP EXP LEI Razões de ordem ética: limitação às experiências com seres humanos Razões Instrumentais: lentes, telescópios,etc. Quem observa ? Quem experimenta ? Quem formula hipóteses? Quem formula leis ? Relação de conhecimento nomeadamente o científico O método científico clássico A Natureza não é apenas regular ou uniforme Os sentidos podem enganar (Descartes) A parcialidade do observador Não é possível observar todos os casos O futuro é inobservável e o passado pode ser enganador: estrelas que morreram são inobserváveis embora visível a sua luz Do futuro não há experiência Podem haver regularidades e também singularidades A natureza sofre transformações A NATUREZA DA RELAÇÃO Dinâmica Metódica Problemática O sujeito pode incorrer em erros de observação e em generalizações abusivas (indução) bem como sofrer alterações PUN = Falso (Hume) Lei absoluta e universal = Falso Conclusão 19 MAPA CONCEPTUAL EXECUTADO NA AULA COM OS ALUNOS EXERCÍCIO Só se pode partir de Hipóteses/Conjecturas Eventualmente ? Conhecimento

26 4ª SESSÃO – 90m

27 20 O PROBLEMA DA DEMARCAÇÃO 1. Como se demarca a Ciência das pseudo-ciências ? a Ciência distingue-se da pseudo-ciência – ou da metafísica – pelo seu método empírico, que é essencialmente indutivo, procedendo da observação ou da experiência. (Popper,Conjecturas e Refutações, p. 55) Resposta tradicional: Resposta de Popper: O critério do estatuto científico de uma teoria é a sua falsificabilidade,ou refutabilidade, ou testabilidade. (Popper,Conjecturas e Refutações, p. 60) Texto_II_Popper

28 O CRITÉRIO DE DEMARCAÇÃO Critério da Verificabilidade Critério da Falsificabilidade Uma hipótese ou teoria é científica se puder ser provada, isto é, verificada empiricamente Uma hipótese ou teoria é científica se puder ser falsificada, isto é, se puder ser sujeita a testes e refutada 21 Hipótese consequência Não se verifica a consequência. Logo, a hipótese não é corroborada Hipótese consequência. Verificação da consequência. Logo, a hipótese é válida. PQ Q Logo, P Falácia Ponens PQ ~Q Logo, ~P Modus Tollens

29 22 falsificar O que é portanto falsificar uma teoria ? Um corvo, que não é branco, foi encontrado no espaço x, no tempo y Logo, nem todos os corvos são brancos Todos os corvos são brancos A FALSIFICABILIDADE DE UMA TEORIA Enunciado geral: Enunciado de observação : Não se trata de mentir ou adulterar… P ~Q ~P Q ModusTollens

30 23 MÉTODO DE CONJECTURAS E REFUTAÇÕES Ou seja, o novo método científico proposto por Popper, consiste em, enunciar: 1.O problema, ou fenómeno a explicar 2.A formulação de uma Hipótese, ou conjectura 3.As tentativas de refutação da teoria científica, através de enunciados de observação deduzidos dela, e que conduzem a testes empíricos Texto_II_Popper

31 A proposição universal todos os cisnes são brancos não é verificável, mas é falsificável. A proposição particular existencial há cisnes brancos não é falsificável, mas é verificável. 24 EXERCÍCIO Porquê ? O que é falsificar uma teoria ? (Ex.: Proposição) Um cisne, que não é branco, foi encontrado no espaço x, no tempo y Logo, nem todos os cisnes são brancos A proposição: ou faz chuva ou não chove é falsificável ? Porquê ? O que se segue ?

32 5ª SESSÃO – 90m

33 MÉTODODEDUTIVO PARTE DE UM ENUNCIADO PARA CHEGAR A OUTRO ENUNCIADO ATRAVÉS DE UMA NECESSIDADE LÓGICA MÉTODOS CIENTIFICOS MÉTODOINDUTIVO (Lógica/Matemática Ciências Formais) Ex.: Todo o Homem é animal Sócrates é Homem Logo, Sócrates é animal O metal x 1 expandiu-se quando aquecido na ocasião t 1 O metal x 2 expandiu-se quando aquecido na ocasião t 2 O metal x n expandiu-se quando aquecido na ocasião t n Logo, todos os metais se expandem quando aquecidos Ex.: PARTE DE UM CONJUNTO DE ENUNCIADOS PARTICULARES, FRUTO DE OBSERVAÇÕES DE FENÓMENOS PARA CHEGAR A UM ENUNCIADO UNIVERSAL POR GENERALIZAÇÃO (Ciências Empíricas) PARTE DE HIPÓTESES CIENTÍFICAS E PROCEDE À DEDUÇÃO DAS SUAS CONSEQUÊNCIAS, CONFRONTANDO-AS COM A EXPERIMENTAÇÃO EMPÍRICA. MÉTODOHIPOTÉTICODEDUTIVO Ex.: Hipótese: Todos os répteis são ovíparos; Teste: Confrontam-se espécies particulares de répteis numa experimentação orientada pela hipótese inicial; Resultado: Se as observações estiverem de acordo com a hipótese, ela diz-se corroborada; caso contrário ela diz-se refutada. 25

34 HIPÓTESE III HIPÓTESE II PROPOSTA DE POPPER DO NOVO MÉTODO CIENTÍFICO A partir de uma HIPÓTESE I TESTES RESULTADOS Proceder a: TEORIA (x) Deduz-se Corroborada Refutada Aproximação à verdade Teoria (n) Teoria II Teoria I 26 P 1 TT EE P 2 VEROSIMILHANÇA ( VERA+SIMILE )

35 27 CRITICAS AO FALSIFICACIONISMO 2.Uma teoria pode sempre estar protegida contra falsificações ao deflectir a falsificação para qualquer outra parte da complexa teia de assumpções. Ex.: ( um enunciado pode não ser apropriado para teste ) 3.Uma teoria não pode conclusivamente ser falsificada, pois essa possibilidade não pode ser extraída a partir de alguma parte da complexa situação de teste, senão da própria teoria em teste que é responsável por previsões erróneas. Ex.: ( a questão de saber se o que falha é a parte ou o todo ? ) 4.O falsificacionismo procura mais o progresso do que demonstrar a verdade ou a sua probabilidade. 1.Qual o número necessário de enunciados de teste necessários para falsificar uma teoria ? Ex.: ( quando é que se diz de alguém que é calvo ? )

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37 22+=4 MAÇÃS PEÇAS DE FRUTA ??XY Z UMA SIMPLES OBSERVAÇÃO EMPÍRICA MUDA-SE A EXPLICAÇÃO FORMULA-SE UMA LEI GERAL AS LEIS CIENTÍFICAS 28 Uma lei ou teoria é apenas experimental. (Popper, Conjecturas e Refutações, p. 83) Lei científica = uma regra que descreve um fenómeno que ocorre com certa regularidade mas que não determina se um facto deve ou não ocorrer apenas verifica a sua ocorrência, analisando as causas e os efeitos relacionados e que se aplica a todas as diferentes ciências. SLIDE ANIMADO


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