A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Física - Química e TIC Recursos Virtuais e Actividades Colaborativas Teresa Faria e Teresa Silva Centro de Competência CRIE FCUL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Física - Química e TIC Recursos Virtuais e Actividades Colaborativas Teresa Faria e Teresa Silva Centro de Competência CRIE FCUL"— Transcrição da apresentação:

1 Física - Química e TIC Recursos Virtuais e Actividades Colaborativas Teresa Faria e Teresa Silva Centro de Competência CRIE FCUL Abril e Maio de 2007

2 Reflectir sobre as potencialidades pedagógicas da utilização das TIC em Física e Química Explorar recursos virtuais, por exemplo software simples, applets, simulações que permitam: - elaborar propostas de trabalho com os alunos - envolver os alunos em trabalho colaborativo à distância Planificar a utilização com alunos dos recursos explorados Partilhar as experiências de utilização realizadas Objectivos

3 11 Abril – Explorar recursos + ideias para usar 2 Maio – Explorar recursos + concretizar com alunos ? (data a definir) – Troca de experiências Calendarização

4 Apresentação… expectativas Linhas orientadoras do trabalho no Centro CRIE – FCUL As TIC em Física e Química Porquê? Para quê? Explorar recursos virtuais (applets) Partilhar ideias Planear trabalho futuro Plano da 1.ª sessão

5 TIC na Educação como indutoras de transformação educativa contemplando uma utilização que não se limite à simples melhoria da eficácia do ensino tradicional ou à mera actualização tecnológica da escola valorizando uma formação de professores participada, uma perspectiva interdisciplinar e o trabalho colaborativo no quadro de actividades de projecto Linhas orientadoras

6 Competências onde pode fazer sentido usar TIC (…) análise e discussão de evidências, situações problemáticas, que permitam ao aluno adquirir conhecimento científico (…) (…) realização de pesquisa bibliográfica, observação, execução de experiências,(…), avaliação dos resultados obtidos, planeamento e realização de investigações, elaboração e interpretação de representações gráficas (…) (…) situações de aprendizagem centradas na resolução de problemas, com interpretação de dados, formulação de problemas e de hipóteses, planeamento de investigações, previsão e avaliação de resultados, estabelecimento de comparações, realização de inferências, generalização e dedução. Ciências Físicas e Naturais – Orientações curriculares ensino básico, ME, Dep Educação Básica

7 Simulações - (2ª lei de Newton) - (bola saltitante) - (ácidos, bases e pH) Animações (o elefante e a pena) (paraquedista) Outras aplicações interactivas Exemplos de Applets

8 Escolher e analisar um recurso Público a que se destina (básico/secundário) Correcção científica Áreas/Temas do currículo: onde usar? Tópicos/conceitos que é possível abordar com... Potencialidades Limitações (Não usava porque... Usava mas…) Ideias para usar com alunos (Para quê? Como?) Lista de recursos Tarefa 1

9 Até à próxima sessão Continuar a explorar recursos e equacionar a sua exploração com alunos Partilhar na plataforma do Centro CRIE as suas explorações Tarefa 2

10 Paraquedista


Carregar ppt "Física - Química e TIC Recursos Virtuais e Actividades Colaborativas Teresa Faria e Teresa Silva Centro de Competência CRIE FCUL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google