A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise e compreensão da experiência valorativa. Hierarquia dos valores Cada pessoa estabelece a sua própria escala de valores em função das suas prioridades.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise e compreensão da experiência valorativa. Hierarquia dos valores Cada pessoa estabelece a sua própria escala de valores em função das suas prioridades."— Transcrição da apresentação:

1 Análise e compreensão da experiência valorativa

2 Hierarquia dos valores Cada pessoa estabelece a sua própria escala de valores em função das suas prioridades. Hierarquia – Propriedade dos valores segundo a qual se subordinam uns aos outros em função da valiosidade que cada um tem para o sujeito. Hierarquização dos valores Definição de critérios

3 N. de auto- realização Necessidades de estima Necessidades sociais Necessidades de segurança Necessidades fisiológicas

4 A nível individual, está presente na mobilidade dos valores dentro da escala hierárquica que cada um estabelece em função do momento, das circunstâncias e daquilo que pretende atingir. A nível colectivo, está presente na variabilidade das escalas estabelecidas de acordo com a época histórica, a cultura, o lugar e o grupo civilizacional.

5 Critérios Valorativos Os valores variam em função do grupo social e da cultura. Critérios valorativos não são indiferentes à passagem do tempo. Diversidade de Culturas Variabilidade de Condutas Não- uniformidade dos valores

6 Critérios trans-subjectivos Transcendem o âmbito pessoal e regional. Aldeia Global Procura conjunta, à escala planetária, de resolução para os problemas que a todos afectam.

7 Critério da dignidade humana Quando uma coisa tem preço pode pôr-se, em vez dela, qualquer outra coisa como equivalente; mas quando uma coisa está acima de qualquer preço e, portanto, não permite equivalentes, então ela tem dignidade. Immanuel Kant Declaração Universal dos Direitos do Homem: - Direito à vida e à saúde; - Direito à não-discriminação; - Proibição de tratamentos cruéis e degradantes; - Respeito pela privacidade e pela vida familiar. (alguns exemplos)

8 Segundo este critério, possui valor aquilo em que todos estão de acordo. Objectivo – Chegar a um consenso quanto ao que deve ou não ser feito.

9 Uma sociedade perfeita é uma utopia, logo tem valor aquilo que for compartilhado de modo mais amplo. O valor será o que contribui para o maior bem do maior número de pessoas e provocar menos mal ao menor número delas.


Carregar ppt "Análise e compreensão da experiência valorativa. Hierarquia dos valores Cada pessoa estabelece a sua própria escala de valores em função das suas prioridades."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google