A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cenários de trabalho de natureza curricular com as TIC

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cenários de trabalho de natureza curricular com as TIC"— Transcrição da apresentação:

1 Cenários de trabalho de natureza curricular com as TIC
Madalena Santos e Teresa Faria Centro de Competência CRIE FCUL 8 Novembro 2006 – Agrupamento Ribamar

2 Áreas curriculares e TIC - http://nonio.fc.ul.pt
Plano de sessão Panorama global (grande grupo) Modalidades de trabalho Tipos de actividades Cuidados a ter Vamos começar a planear (pequeno grupo) Áreas curriculares e TIC -

3 Áreas curriculares e TIC - http://nonio.fc.ul.pt
Modalidades de trabalho Ver slide 1 computador e 1 projector (profs mas tb alunos, não expositivo mas problematizador) Todos os alunos com computadores (tirar proveito da diversidade de experiências) Alguns computadores para alguns alunos (trabalho diversificado) Trabalho colaborativo presencial e à distância – na plataforma (Wiki, Glossário) ou no Google (Docs and Spreadsheets) Áreas curriculares e TIC -

4 Áreas curriculares e TIC - http://nonio.fc.ul.pt
Tipos de actividades Ver video Pesquisa (webquest) Recolha de informação Tratamento de informação Experimentação (applets) Dentro e fora da sala de aula (usar sensores, observar registando em tabelas ou com fotos) Apresentações dos trabalhos (para quê) Áreas curriculares e TIC -

5 Áreas curriculares e TIC - http://nonio.fc.ul.pt
Cuidados antes, durante e após Ver video condições físicas, recursos, … propostas, intervenção do prof Onde? (o que permite e o que exige) O quê? (indicação clara do que se espera que façam) Quando? (tempo para planearem, executarem, partilharem) Como? (orientar com questões que ajudam a focar no essencial, abertura ao diferente do previsto, apelar ao contributo positivo mas que expande, fomentar a comparação e análise, discutir questões de ética) Para quê? (fomentar trabalho mais complexo, explorar a diversidade, exigir a comunicação e representação do conhecimento) Para quem? (prever uma audiência mais ampla para quem faça sentido e que seja apelativa – pais, outros alunos fora da turma, população, na net,…) Áreas curriculares e TIC -

6 Áreas curriculares e TIC - http://nonio.fc.ul.pt
Exemplos de questões O que é que fazias diferente do que fizeste? (olhar reflexivo) Razões que podem explicar as diferenças que encontram (analisar épocas, resultados,...) Porque é que escolheste essa imagem para apresentar essa ideia? (chama a atenção para o conteúdo mas também para o modo de o comunicar) Porque é que colocaste o endereço electrónico da imagem ou do texto? (chama a atenção para questões da ética) O que é que eles podiam ter feito de diferente e porquê? (ensina a olhar de modo construtivo para o trabalho dos outros) Chamar a atenção para alguma coisa que parece não fazer sentido obriga a verificar o modo como representaram os dados recolhidos e afina um olhar crítico e reflexivo sobre o que fazem. (O que é pensam sobre isso, já faz mais sentido?) Áreas curriculares e TIC -

7 Áreas curriculares e TIC - http://nonio.fc.ul.pt
Ferramentas Transversal para trabalho colaborativo Wiki (na plataforma) Glossário (na plataforma) Google (Docs and spreadsheets) diversas Google (Maps e Earth) ALEA (Dados estatísticos) Áreas curriculares e TIC -

8 Áreas curriculares e TIC - http://nonio.fc.ul.pt
Tópicos curriculares Matemática Calcular e medir ângulos (é preciso fazer o download) Sólidos construídos por rotação (é preciso ter Shokwave) Padrões (com transformações geométricas) (é preciso ter Shokwave) Estatística (uma webquest num blog) (dados) Cálculo mental (linha numérica) Áreas curriculares e TIC -

9 Áreas curriculares e TIC - http://nonio.fc.ul.pt
Tópicos curriculares Matemática Representação gráfica equações funções (definindo os limites) inequações (precisa instalar) Áreas curriculares e TIC -

10 Áreas curriculares e TIC - http://nonio.fc.ul.pt
Tópicos curriculares Física e Química Ácidos, bases e pH Sobre a cor (também para Educação Visual) Caracterização de ondas (simulador de ondas) (ondas transversais e ondas longitudinais) Software livre para vários temas (faz-se download e usa-se sem internet; experimentar, por exemplo, “queda de graves”) Áreas curriculares e TIC -

11 Educação Visual e Tecnológica
Tópicos curriculares Educação Visual e Tecnológica Explorar formas tri-dimensionais (cortes de volumes) (construção e visualização de volumes) Criar com forma, cor e movimento (com videos) (sobre fotografia) (o global) Outros (geometria descritiva) Áreas curriculares e TIC -

12 Nos Currículos ou nos Projectos
Mat; Hist; Geog; Est do Meio Hist; Geog; Ciências (ver, por exemplo, Art & Ecology – da pintura para o Clima) Vários interactivos com ligações às Artes Áreas curriculares e TIC -

13 Áreas curriculares e TIC - http://nonio.fc.ul.pt
Os portáteis dentro e fora da sala Recursos para imaginar aulas Matemática e Ciências Na escola à procura de evidência da Matemática (fazer o download do plano de lição Download Math Hunt: mathhunt.pdf ) Na praia recolhendo, classificando e experimentando Investigando a qualidade da água de uma ribeira Áreas curriculares e TIC -

14 Áreas curriculares e TIC - http://nonio.fc.ul.pt
Alguns computadores para alguns alunos Non-linear text Áreas curriculares e TIC -

15 Áreas curriculares e TIC - http://nonio.fc.ul.pt
Dentro e fora da aula Temperature and location Áreas curriculares e TIC -

16 Áreas curriculares e TIC - http://nonio.fc.ul.pt
Cuidados Photographing baking Áreas curriculares e TIC -


Carregar ppt "Cenários de trabalho de natureza curricular com as TIC"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google