A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cenários de trabalho de natureza curricular com as TIC Madalena Santos e Teresa Faria Centro de Competência CRIE FCUL 8 Novembro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cenários de trabalho de natureza curricular com as TIC Madalena Santos e Teresa Faria Centro de Competência CRIE FCUL 8 Novembro."— Transcrição da apresentação:

1 Cenários de trabalho de natureza curricular com as TIC Madalena Santos e Teresa Faria Centro de Competência CRIE FCUL 8 Novembro 2006 – Agrupamento Ribamar

2 Áreas curriculares e TIC - Plano de sessão Panorama global (grande grupo) Modalidades de trabalho Tipos de actividades Cuidados a ter Vamos começar a planear (pequeno grupo)

3 Áreas curriculares e TIC - –1 computador e 1 projector ( profs mas tb alunos, não expositivo mas problematizador ) –Todos os alunos com computadores ( tirar proveito da diversidade de experiências ) –Alguns computadores para alguns alunos ( trabalho diversificado ) –Trabalho colaborativo presencial e à distância – na plataforma ( Wiki, Glossário ) ou no Google ( Docs and Spreadsheets ) Google Modalidades de trabalho Ver slideslide

4 Áreas curriculares e TIC - –Pesquisa (webquest)webquest Recolha de informação Tratamento de informação –Experimentação (applets)applets –Dentro e fora da sala de aula ( usar sensores, observar registando em tabelas ou com fotos ) –Apresentações dos trabalhos ( para quê ) Tipos de actividades Ver videovideo

5 Áreas curriculares e TIC - -Onde? ( o que permite e o que exige ) -O quê? ( indicação clara do que se espera que façam ) -Quando? ( tempo para planearem, executarem, partilharem ) -Como? ( orientar com questões que ajudam a focar no essencial, abertura ao diferente do previsto, apelar ao contributo positivo mas que expande, fomentar a comparação e análise, discutir questões de ética ) -Para quê? ( fomentar trabalho mais complexo, explorar a diversidade, exigir a comunicação e representação do conhecimento ) -Para quem? ( prever uma audiência mais ampla para quem faça sentido e que seja apelativa – pais, outros alunos fora da turma, população, na net,… ) antes, durante e após Cuidados Ver videovideo condições físicas, recursos, … propostas, intervenção do prof

6 Áreas curriculares e TIC - Exemplos de questões O que é que fazias diferente do que fizeste? (olhar reflexivo) Razões que podem explicar as diferenças que encontram (analisar épocas, resultados,...) Porque é que escolheste essa imagem para apresentar essa ideia? (chama a atenção para o conteúdo mas também para o modo de o comunicar) Porque é que colocaste o endereço electrónico da imagem ou do texto? (chama a atenção para questões da ética) O que é que eles podiam ter feito de diferente e porquê? (ensina a olhar de modo construtivo para o trabalho dos outros) Chamar a atenção para alguma coisa que parece não fazer sentido obriga a verificar o modo como representaram os dados recolhidos e afina um olhar crítico e reflexivo sobre o que fazem. (O que é pensam sobre isso, já faz mais sentido?)

7 Áreas curriculares e TIC - Ferramentas para trabalho colaborativo Wiki ( na plataforma ) Glossário ( na plataforma ) GoogleGoogle ( Docs and spreadsheets ) diversas Google Google ( Maps e Earth ) ALEA ALEA ( Dados estatísticos ) Transversal

8 Áreas curriculares e TIC - Tópicos curriculares Calcular e medir ângulos nns_itps/calculating_angles/ nns_itps/calculating_angles/ (é preciso fazer o download) Sólidos construídos por rotação (é preciso ter Shokwave) Padrões (com transformações geométricas) (é preciso ter Shokwave) Estatística (uma webquest num blog) (dados) Cálculo mental (linha numérica) Matemática

9 Áreas curriculares e TIC - Tópicos curriculares Representação gráfica equações ?site=quickmath&s1=graphs&s2=equations&s3=basic funções (definindo os limites) inequações ?site=quickmath&s1=graphs&s2=inequalities&s3=basic (precisa instalar) Matemática

10 Áreas curriculares e TIC - Tópicos curriculares Ácidos, bases e pH Sobre a cor (também para Educação Visual) Caracterização de ondas dex.html dex.html (simulador de ondas) (ondas transversais e ondas longitudinais) Software livre para vários temas (faz-se download e usa-se sem internet; experimentar, por exemplo, queda de graves) Física e Química

11 Áreas curriculares e TIC - Tópicos curriculares Explorar formas tri-dimensionais (cortes de volumes) (construção e visualização de volumes) Criar com forma, cor e movimento (com videos) (sobre fotografia) (o global) Outros (geometria descritiva) Educação Visual e Tecnológica

12 Áreas curriculares e TIC - Nos Currículos ou nos Projectos Hist; Geog; Est do Meio sclist.htm Hist; Geog; Ciências Est do Meio (ver, por exemplo, Art & Ecology – da pintura para o Clima) Vários interactivos com ligações às Artes

13 Áreas curriculares e TIC - Recursos para imaginar aulas Na escola à procura de evidência da Matemática (fazer o download do plano de lição Download Math Hunt: mathhunt.pdf )mathhunt.pdf Na praia recolhendo, classificando e experimentando Investigando a qualidade da água de uma ribeira Matemática e Ciências Os portáteis dentro e fora da sala

14 Áreas curriculares e TIC - Alguns computadores para alguns alunos Non-linear text

15 Áreas curriculares e TIC - Dentro e fora da aula Temperature and location

16 Áreas curriculares e TIC - Cuidados Photographing baking


Carregar ppt "Cenários de trabalho de natureza curricular com as TIC Madalena Santos e Teresa Faria Centro de Competência CRIE FCUL 8 Novembro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google