A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cenários de trabalho de natureza curricular com as TIC Madalena Santos e Teresa Faria Centro de Competência CRIE FCUL 8 Novembro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cenários de trabalho de natureza curricular com as TIC Madalena Santos e Teresa Faria Centro de Competência CRIE FCUL 8 Novembro."— Transcrição da apresentação:

1 Cenários de trabalho de natureza curricular com as TIC Madalena Santos e Teresa Faria Centro de Competência CRIE FCUL http://nonio.fc.ul.pt 8 Novembro 2006 – Agrupamento Ribamar

2 Áreas curriculares e TIC - http://nonio.fc.ul.pt Plano de sessão Panorama global (grande grupo) Modalidades de trabalho Tipos de actividades Cuidados a ter Vamos começar a planear (pequeno grupo)

3 Áreas curriculares e TIC - http://nonio.fc.ul.pt –1 computador e 1 projector ( profs mas tb alunos, não expositivo mas problematizador ) –Todos os alunos com computadores ( tirar proveito da diversidade de experiências ) –Alguns computadores para alguns alunos ( trabalho diversificado ) –Trabalho colaborativo presencial e à distância – na plataforma ( Wiki, Glossário ) ou no Google ( Docs and Spreadsheets ) Google Modalidades de trabalho Ver slideslide

4 Áreas curriculares e TIC - http://nonio.fc.ul.pt –Pesquisa (webquest)webquest Recolha de informação Tratamento de informação –Experimentação (applets)applets –Dentro e fora da sala de aula ( usar sensores, observar registando em tabelas ou com fotos ) –Apresentações dos trabalhos ( para quê ) Tipos de actividades Ver videovideo

5 Áreas curriculares e TIC - http://nonio.fc.ul.pt -Onde? ( o que permite e o que exige ) -O quê? ( indicação clara do que se espera que façam ) -Quando? ( tempo para planearem, executarem, partilharem ) -Como? ( orientar com questões que ajudam a focar no essencial, abertura ao diferente do previsto, apelar ao contributo positivo mas que expande, fomentar a comparação e análise, discutir questões de ética ) -Para quê? ( fomentar trabalho mais complexo, explorar a diversidade, exigir a comunicação e representação do conhecimento ) -Para quem? ( prever uma audiência mais ampla para quem faça sentido e que seja apelativa – pais, outros alunos fora da turma, população, na net,… ) antes, durante e após Cuidados Ver videovideo condições físicas, recursos, … propostas, intervenção do prof

6 Áreas curriculares e TIC - http://nonio.fc.ul.pt Exemplos de questões O que é que fazias diferente do que fizeste? (olhar reflexivo) Razões que podem explicar as diferenças que encontram (analisar épocas, resultados,...) Porque é que escolheste essa imagem para apresentar essa ideia? (chama a atenção para o conteúdo mas também para o modo de o comunicar) Porque é que colocaste o endereço electrónico da imagem ou do texto? (chama a atenção para questões da ética) O que é que eles podiam ter feito de diferente e porquê? (ensina a olhar de modo construtivo para o trabalho dos outros) Chamar a atenção para alguma coisa que parece não fazer sentido obriga a verificar o modo como representaram os dados recolhidos e afina um olhar crítico e reflexivo sobre o que fazem. (O que é pensam sobre isso, já faz mais sentido?)

7 Áreas curriculares e TIC - http://nonio.fc.ul.pt Ferramentas para trabalho colaborativo Wiki ( na plataforma ) Glossário ( na plataforma ) GoogleGoogle ( Docs and spreadsheets ) http://www.google.com/ http://www.google.com/ diversas Google Google ( Maps e Earth ) http://www.google.com/ http://www.google.com/ ALEA ALEA ( Dados estatísticos ) http://alea-estp.ine.pt/html/statofic/html/estatofic.html http://alea-estp.ine.pt/html/statofic/html/estatofic.html Transversal

8 Áreas curriculares e TIC - http://nonio.fc.ul.pt Tópicos curriculares Calcular e medir ângulos http://www.standards.dfes.gov.uk/primary/teachingresources/mathematics/ nns_itps/calculating_angles/ http://www.standards.dfes.gov.uk/primary/teachingresources/mathematics/ nns_itps/calculating_angles/ (é preciso fazer o download) Sólidos construídos por rotação http://www.nga.gov/kids/zone/3dtwirler.htm http://www.nga.gov/kids/zone/3dtwirler.htm (é preciso ter Shokwave) Padrões (com transformações geométricas) http://www.nga.gov/kids/zone/wallovers.htm http://www.nga.gov/kids/zone/wallovers.htm (é preciso ter Shokwave) Estatística http://matematica5.blogspot.com/ http://matematica5.blogspot.com/ (uma webquest num blog) http://www.alea.pt/html/probabil/html/cap_02/html/cap2_1_2.html# http://www.alea.pt/html/probabil/html/cap_02/html/cap2_1_2.html# (dados) Cálculo mental http://www.fi.uu.nl/toepassingen/03106/student.htmlhttp://www.fi.uu.nl/toepassingen/03106/student.html (linha numérica) Matemática

9 Áreas curriculares e TIC - http://nonio.fc.ul.pt Tópicos curriculares Representação gráfica equações http://labomath.free.fr/outils/courbes.html http://www.hostsrv.com/webmab/app1/MSP/quickmath/02/pageGenerate ?site=quickmath&s1=graphs&s2=equations&s3=basic funções (definindo os limites) http://labomath.free.fr/outils/yfx.htm inequações http://www.hostsrv.com/webmab/app1/MSP/quickmath/02/pageGenerate ?site=quickmath&s1=graphs&s2=inequalities&s3=basic http://www.cndp.fr/maths/inequations/telechargement.htm http://www.cndp.fr/maths/inequations/telechargement.htm (precisa instalar) Matemática

10 Áreas curriculares e TIC - http://nonio.fc.ul.pt Tópicos curriculares Ácidos, bases e pH http://www.miamisci.org/ph/phpanel.html Sobre a cor (também para Educação Visual) http://www.phy.ntnu.edu.tw/ntnujava/viewtopic.php?t=394 http://www.phy.ntnu.edu.tw/ntnujava/viewtopic.php?t=56 Caracterização de ondas http://www.nationalgeographic.com/volvooceanrace/interactives/waves/in dex.html http://www.nationalgeographic.com/volvooceanrace/interactives/waves/in dex.html (simulador de ondas) http://www.phy.ntnu.edu.tw/ntnujava/viewtopic.php?t=30 (ondas transversais e ondas longitudinais) Software livre para vários temas http://web.rcts.pt/luisperna/soft.htm (faz-se download e usa-se sem internet; experimentar, por exemplo, queda de graves) Física e Química

11 Áreas curriculares e TIC - http://nonio.fc.ul.pt Tópicos curriculares Explorar formas tri-dimensionais http://www.nga.gov/kids/zone/cubits.htm (cortes de volumes) http://www.nga.gov/kids/zone/cubits.htm http://www.fi.uu.nl/rekenweb/en/ http://www.fi.uu.nl/rekenweb/en/ (construção e visualização de volumes) Criar com forma, cor e movimento http://www.nga.gov/kids/zone/flow.htm http://www.artsconnected.org/toolkit/index.htmlhttp://www.artsconnected.org/toolkit/index.html (com videos) http://www.artsmia.org/get-the-picture/index.htmlhttp://www.artsmia.org/get-the-picture/index.html (sobre fotografia) http://www.artsconnected.org/art/browse-adventures.shtmlhttp://www.artsconnected.org/art/browse-adventures.shtml (o global) Outros http://gdonline.blogs.sapo.pt/ (geometria descritiva) http://gdonline.blogs.sapo.pt/ Educação Visual e Tecnológica

12 Áreas curriculares e TIC - http://nonio.fc.ul.pt Nos Currículos ou nos Projectos http://alea-estp.ine.pt/html/statofic/html/estatofic.htmlMat; Hist; Geog; Est do Meio http://www.smith.edu/hsc/museum/ancient_inventions/h sclist.htm Hist; Geog; Ciências Est do Meio http://www.nga.gov/kids/kids.htm (ver, por exemplo, Art & Ecology – da pintura para o Clima) Vários interactivos com ligações às Artes

13 Áreas curriculares e TIC - http://nonio.fc.ul.pt http://www.nsta.org/programs/laptop/lessons/subject.htm Recursos para imaginar aulas Na escola à procura de evidência da Matemática http://www.nsta.org/programs/laptop/lessons/e4.htm http://www.nsta.org/programs/laptop/lessons/e4.htm (fazer o download do plano de lição Download Math Hunt: mathhunt.pdf )mathhunt.pdf Na praia recolhendo, classificando e experimentando http://www.nsta.org/programs/laptop/lessons/e1.htm Investigando a qualidade da água de uma ribeira http://www.nsta.org/programs/laptop/lessons/i5_p.htm Matemática e Ciências Os portáteis dentro e fora da sala

14 Áreas curriculares e TIC - http://nonio.fc.ul.pt Alguns computadores para alguns alunos http://samples.embc.org.uk/primary/ Non-linear text

15 Áreas curriculares e TIC - http://nonio.fc.ul.pt Dentro e fora da aula http://samples.embc.org.uk/primary/ Temperature and location

16 Áreas curriculares e TIC - http://nonio.fc.ul.pt Cuidados http://samples.embc.org.uk/primary/ Photographing baking


Carregar ppt "Cenários de trabalho de natureza curricular com as TIC Madalena Santos e Teresa Faria Centro de Competência CRIE FCUL 8 Novembro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google