A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Católica de Pelotas Programa de Aperfeiçoamento Docente 2 o Encontro A identidade católica na vivência do professor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Católica de Pelotas Programa de Aperfeiçoamento Docente 2 o Encontro A identidade católica na vivência do professor."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Católica de Pelotas Programa de Aperfeiçoamento Docente 2 o Encontro A identidade católica na vivência do professor

2 Programa do 2 o Encontro Abertura Abertura Padre Reges – A identidade católica da UCPel Padre Reges – A identidade católica da UCPel Intervalo (café) Intervalo (café) Atividades para os professores Atividades para os professores Atividades de encerramento Atividades de encerramento

3 Categorias utilizadas nos depoimentos do 1 o Encontro A docência fundamenta-se nos saberes oriundos: - da história de vida dos professores - do conhecimento científico da área - da prática que realizam como professores - da formação profissional para o magistério - daquilo que é valor entre seus pares.

4 Dados do 1 o Encontro Pareceres Gerais muito válido muito válido excelente excelente positivo positivo necessário necessário compensador compensador desafiador desafiador acolhedor acolhedor revitalizador revitalizador boa iniciativa boa iniciativa

5 Temas sugeridos 1 - Identidade universitária (pólo de educação permanente, identidade católica) missão – visão – valores - diretrizes missão – visão – valores - diretrizes integração PDI-PPI (Plano de Desenvolvimento Institucional-Projeto Pedagógico Institucional) integração PDI-PPI (Plano de Desenvolvimento Institucional-Projeto Pedagógico Institucional) políticas – Instituição/Escola políticas – Instituição/Escola 2 - Currículo Acadêmico: Processo ensino-aprendizagem

6 Sugestões antecipação do horário de início/maior disponibilidade de tempo antecipação do horário de início/maior disponibilidade de tempo depoimentos breves e vivenciais/novos relatos depoimentos breves e vivenciais/novos relatos maior aprofundamento maior aprofundamento comunicação antecipada da duração comunicação antecipada da duração momento avaliativo ao final de 2006 momento avaliativo ao final de 2006 caracterização da graduação por ações como esta; incentivo ao professor para que escreva e divulgue sua história de vida (abertura de espaço no site para história de vida) caracterização da graduação por ações como esta; incentivo ao professor para que escreva e divulgue sua história de vida (abertura de espaço no site para história de vida)

7 Sugestões convite a palestrantes de projeção nacional convite a palestrantes de projeção nacional realização de seminários de excelência em docência e em educação a distância realização de seminários de excelência em docência e em educação a distância criação de grupos permanentes de discussões diversificadas criação de grupos permanentes de discussões diversificadas alavancar o pensamento crítico (situar no ensino superior) alavancar o pensamento crítico (situar no ensino superior) continuidade à proposta continuidade à proposta

8 Sugestões abertura de maior espaço para o trabalho individualizado por escola/instituto abertura de maior espaço para o trabalho individualizado por escola/instituto continuidade/permanência da proposta continuidade/permanência da proposta promoção de palestras sobre: a correlação ensino/pesquisa/extensão, relatos/teorizações sobre docência universitária promoção de palestras sobre: a correlação ensino/pesquisa/extensão, relatos/teorizações sobre docência universitária participação mais ativa dos professores sobre como avaliar o ensino participação mais ativa dos professores sobre como avaliar o ensino

9 Ressalvas alguma dispersividade alguma dispersividade falta de objetividade falta de objetividade tempo curto tempo curto não-abordagem do tema: articulação ensino/pesquisa/extensão não-abordagem do tema: articulação ensino/pesquisa/extensão temas muito técnicos temas muito técnicos temas muito pedagógicos temas muito pedagógicos dinâmica inadequada dinâmica inadequada

10 PERFIL DOCENTE: construção e síntese das Escolas e Institutos

11 Escola de Medicina e Fisioterapia O professor deve: ter um bom domínio do conteúdo da sua área ter um bom domínio do conteúdo da sua área reconhecer a necessidade de buscar novos conhecimentos reconhecer a necessidade de buscar novos conhecimentos reconhecer suas limitações, buscando sempre superá- las reconhecer suas limitações, buscando sempre superá- las ter em mente sempre o perfil do profissional que está sendo formado ter em mente sempre o perfil do profissional que está sendo formado mostrar no seu exemplo diário uma convivência harmônica com os demais profissionais mostrar no seu exemplo diário uma convivência harmônica com os demais profissionais mostrar pelo exemplo (atitudes e ações) no cotidiano de assistência e ensino, o profissionalismo, tornando prático realmente o que realmente se ensina mostrar pelo exemplo (atitudes e ações) no cotidiano de assistência e ensino, o profissionalismo, tornando prático realmente o que realmente se ensina evitar a dicotomia entre o ensino e a prática evitar a dicotomia entre o ensino e a prática motivar para que seja posta em prática a missão da universidade e os valores de verdade, liberdade justiça, apontados pela instituição. motivar para que seja posta em prática a missão da universidade e os valores de verdade, liberdade justiça, apontados pela instituição.

12 Instituto de Filosofia Questões específicas do Instituto de Filosofia: grande dilema atual: ser professor e pesquisador (prática da extensão) grande dilema atual: ser professor e pesquisador (prática da extensão) postura pedagógica que leve em conta o mundo, a realidade dos alunos, levando-os a ampliar seus horizontes. Levar os alunos a uma postura crítica, autônoma diante da realidade. postura pedagógica que leve em conta o mundo, a realidade dos alunos, levando-os a ampliar seus horizontes. Levar os alunos a uma postura crítica, autônoma diante da realidade. Questões comuns a todas as escolas e institutos: relacionar teoria e prática: levar o aluno a refletir sobre seu mundo, teoricamente, a partir dos conceitos teóricos elaborados, reelaborando sua concepção comum, a fim de que, ao termo, seja um sujeito epistemologicamente crítico e autônomo. relacionar teoria e prática: levar o aluno a refletir sobre seu mundo, teoricamente, a partir dos conceitos teóricos elaborados, reelaborando sua concepção comum, a fim de que, ao termo, seja um sujeito epistemologicamente crítico e autônomo.

13 Instituto de Cultura Religiosa capacidade de conviver testemunhando os valores cristãos capacidade de conviver testemunhando os valores cristãos favorecer o colegium do saber enquanto diálogo interdisciplinar favorecer o colegium do saber enquanto diálogo interdisciplinar capacidade de propor a fé cristão sem impor, na fidelidade às diretrizes da Universidade. capacidade de propor a fé cristão sem impor, na fidelidade às diretrizes da Universidade.

14 Escola de Ciências Ambientais comprometido com a VIDA, o MEIO e a missão da UCPel: atendimento aos alunos, responsável, disponível comprometido com a VIDA, o MEIO e a missão da UCPel: atendimento aos alunos, responsável, disponível apto a lidar com a complexidade apto a lidar com a complexidade sensível às questões ambientais e sociais sensível às questões ambientais e sociais estudioso, pesquisador e extensionista estudioso, pesquisador e extensionista queira crescer junto. queira crescer junto.

15 Escola de Educação O que somos? professores abertos ao diálogo, apaixonados pelo fazem professores abertos ao diálogo, apaixonados pelo fazem professores que sentem necessidade de refletir sobre novas teorias, sobre sua prática professores que sentem necessidade de refletir sobre novas teorias, sobre sua prática professores articulados e articuladores no contexto social professores articulados e articuladores no contexto social professores comprometidos com a atualidade do conhecimento professores comprometidos com a atualidade do conhecimento professores responsáveis pela formação de professores professores responsáveis pela formação de professores O que queremos atingir? desenvolver um posicionamento de educador que nos distinga como profissionais pela excelência desenvolver um posicionamento de educador que nos distinga como profissionais pela excelência desenvolver a ética, constantemente, em novo ambiente de trabalho. desenvolver a ética, constantemente, em novo ambiente de trabalho.

16 Escola de Serviço Social alinhado com os anseios da população na defesa dos direitos alinhado com os anseios da população na defesa dos direitos alinhado ao projeto pedagógico e que este seja o fio condutor de todo o processo alinhado ao projeto pedagógico e que este seja o fio condutor de todo o processo compromisso ético-profissional compromisso ético-profissional competência técnico-operativa e ético-política competência técnico-operativa e ético-política capaz de realizar o exercício interdisciplinar. capaz de realizar o exercício interdisciplinar.

17 Escola de Ciências Econômico-Empresariais Este docente necessita de muitos atributos, dentre esses podemos citar: comunicador comunicador criativo, motivado criativo, motivado atualizado atualizado facilitador da construção do conhecimento facilitador da construção do conhecimento possuidor de visão sistêmica, interdisciplinar possuidor de visão sistêmica, interdisciplinar dinâmico na execução do plano de ensino e na forma de transmitir o conhecimento dinâmico na execução do plano de ensino e na forma de transmitir o conhecimento contribuir na transposição do conteúdo da teoria para a prática contribuir na transposição do conteúdo da teoria para a prática motivar o aluno motivar o aluno instigar o aluno à pesquisa e ao raciocínio crítico instigar o aluno à pesquisa e ao raciocínio crítico ético e esclarecedor da responsabilidade social. ético e esclarecedor da responsabilidade social.

18 Escola de Direito visão sistemática e interdisciplinar do Direito visão sistemática e interdisciplinar do Direito capacidade de motivar o aluno para a aprendizagem capacidade de motivar o aluno para a aprendizagem visão crítica da realidade e da prática pedagógica visão crítica da realidade e da prática pedagógica flexibilidade diante das diferenças flexibilidade diante das diferenças capacidade de estimular o aluno a complementar a aprendizagem de classe, através de leituras, pesquisas e extensão capacidade de estimular o aluno a complementar a aprendizagem de classe, através de leituras, pesquisas e extensão estimular a autonomia intelectual dos alunos estimular a autonomia intelectual dos alunos estimular a capacidade do aluno para pesquisa de iniciação e para extensão estimular a capacidade do aluno para pesquisa de iniciação e para extensão estimular a formação ética dos alunos estimular a formação ética dos alunos percepção de importância do papel docente percepção de importância do papel docente capacidade de articulação com os colegas capacidade de articulação com os colegas sintonia com a missão da UCPel, suas diretrizes e normas. sintonia com a missão da UCPel, suas diretrizes e normas.

19 Escola de Informática conhecer e valorizar os princípios da UCPel conhecer e valorizar os princípios da UCPel conhecimento específico na sua área de competência conhecimento específico na sua área de competência caráter humanitário comprometido com a ética caráter humanitário comprometido com a ética posicionamento crítico ante o contexto social, científico e tecnológico em que se insere sua atuação e a do profissional de informática posicionamento crítico ante o contexto social, científico e tecnológico em que se insere sua atuação e a do profissional de informática provocar o pensamento crítico, tornando o aluno um agente transformador provocar o pensamento crítico, tornando o aluno um agente transformador considerar relevante na sua prática docente a integração entre ensino, pesquisa e extensão. considerar relevante na sua prática docente a integração entre ensino, pesquisa e extensão.

20 Escola de Psicologia atualizado, flexível, crítico, responsável com o conteúdo, sem descuidar dos aspectos relacionados: o centro deve ser a aprendizagem contextualizada na prática atualizado, flexível, crítico, responsável com o conteúdo, sem descuidar dos aspectos relacionados: o centro deve ser a aprendizagem contextualizada na prática alguém que acompanhe as relações valorativas de um mundo em mudança alguém que acompanhe as relações valorativas de um mundo em mudança uma postura de eterno aprendiz, relacionado ao perfil de aluno e ao da escola uma postura de eterno aprendiz, relacionado ao perfil de aluno e ao da escola rediscutir o tema na escola em postura de processo contínuo. rediscutir o tema na escola em postura de processo contínuo.

21 Escola de Farmácia professor motivado em trabalhar o conhecimento científico (ensino-pesquisa- extensão) juntamente com a relação humanística entre docente e discente, trabalhando a vinculação entre o conhecimento e a realidade. professor motivado em trabalhar o conhecimento científico (ensino-pesquisa- extensão) juntamente com a relação humanística entre docente e discente, trabalhando a vinculação entre o conhecimento e a realidade.

22 Escola de Engenharia um docente com conhecimento das áreas de saber, teórico e prático, com capacidade de interação interdisciplinar, respeito às individualidades nos relacionamentos interpessoais e comprometimento com a qualidade do ensino um docente com conhecimento das áreas de saber, teórico e prático, com capacidade de interação interdisciplinar, respeito às individualidades nos relacionamentos interpessoais e comprometimento com a qualidade do ensino prática e vivência profissional prática e vivência profissional nível de formação compatível com a complexidade das disciplinas. nível de formação compatível com a complexidade das disciplinas.

23 Escola de Comunicação Social compromisso com o conhecimento e com a prática universitária (querer ser professor) compromisso com o conhecimento e com a prática universitária (querer ser professor) compromisso com as diretrizes da UCPel (apenas ser professor na UCPel) compromisso com as diretrizes da UCPel (apenas ser professor na UCPel) competência epistemológica (não basta querer, é preciso poder ser um professor) capacidade de refletir competência epistemológica (não basta querer, é preciso poder ser um professor) capacidade de refletir capacidade de estabelecer relacionamentos (socialização do conhecimento, diálogos, relações interdisciplinares) capacidade de estabelecer relacionamentos (socialização do conhecimento, diálogos, relações interdisciplinares) habilidade em relacionar teoria e prática habilidade em relacionar teoria e prática predisposição para enfrentar desafios e aceitar inovações e mudanças de paradigmas. predisposição para enfrentar desafios e aceitar inovações e mudanças de paradigmas.

24 Síntese das Escolas e Institutos Comprometido permanentemente com a missão da Universidade, na construção de sua identidade, como referencial contínuo a todas as suas ações. O docente da UCPel terá de ser possuidor das seguintes características e condições:

25 fidelidade às diretrizes da Instituição fidelidade às diretrizes da Instituição testemunho dos valores e princípios cristãos testemunho dos valores e princípios cristãos comprometimento com a dimensão ético-profissional de seu trabalho comprometimento com a dimensão ético-profissional de seu trabalho

26 capacidade de: capacidade de: manter coerência entre o seu ensino, a postura e o discurso adotados manter coerência entre o seu ensino, a postura e o discurso adotados relacionar teoria e prática, ciência e vida relacionar teoria e prática, ciência e vida reconfigurar práticas, questionando teorias reconfigurar práticas, questionando teorias dominar conhecimentos gerais e específicos pertinentes à área de formação que atua dominar conhecimentos gerais e específicos pertinentes à área de formação que atua conviver segundo princípios de fraternidade e solidariedade na comunidade acadêmica conviver segundo princípios de fraternidade e solidariedade na comunidade acadêmica visão sistêmica. visão sistêmica.


Carregar ppt "Universidade Católica de Pelotas Programa de Aperfeiçoamento Docente 2 o Encontro A identidade católica na vivência do professor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google