A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nomes: Carlos Eduardo, Thiago F., Nathalia F. e Lucas. Turma: 202. Professor: Arlindo. Disciplina: Química.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nomes: Carlos Eduardo, Thiago F., Nathalia F. e Lucas. Turma: 202. Professor: Arlindo. Disciplina: Química."— Transcrição da apresentação:

1 Nomes: Carlos Eduardo, Thiago F., Nathalia F. e Lucas. Turma: 202. Professor: Arlindo. Disciplina: Química.

2 Haletos orgânicos são compostos orgânicos que em suas moléculas apresentam os seguintes halogêneos: Cl = Cloro Br = Bromo F = Flúor I = Iodo

3

4

5 Benzene Hexachloride É um produto que combate pragas na lavoura e ao entrar em contato com a pele tem efeito cumulativo, causando danos irreverssíveis ao sistema nervoso central. Dicloro-Difenil-Tricloroetano É o primeiro pesticida moderno, tendo sido largamente usado após a Segunda Guerra Mundial para o combate aos mosquitos causadores da malária e do tifo.

6 Nomenclatura dos Haletos: Nome do Halogêneo + Nome do HC Se tiver + de 1 halogêneo, é por ordem alfabética.

7

8 Os Haletos orgânicos estão presentes nos agrotóxicos. Agrotóxicos são geralmente utilizados nas lavouras, na pecuária e até mesmo em ambiente doméstico. Ex: inseticidas. Podem ser solventes, como por exemplo tintas e produtos de limpeza.

9 Muitos agrotóxicos são tóxicos para os seres humanos e podem também prejudicar o meio ambiente.

10 O haleto mais importante usado como solvente é o CCl4, tetracloreto de carbono, muito tóxico. O BHC de fórmula molecular C6H6Cl6 é usado como inseticida O clorofórmio CCl3 foi muito usado como anestésico desde 1847, na Inglaterra. Hoje, já não é usado para esta finalidade porque é muito tóxico.

11 Esse é o famoso agente laranja...

12 Toda a embalagem de agrotóxico possue uma tarja colorida com números romanos para indicar o seguinte: I – Tarja vermelha: extremamente tóxico. II – Tarja laranja: altamente tóxico. III – Tarja azul: medianamente tóxico. IV – Tarja verde: pouco tóxico.

13 A exposição da população ao produto causou muitos problemas, como: câncer de pele, pulmão, além de incapacidade mental, deformidades no organismo e abortos. Hoje, pelo menos 3 milhões de pessoas possuem alguma deformidade ou doença. O agente laranja ganhou esse nome por causa da embalagem que tinha uma faixa laranja em volta. Contém dioxina, substância cancerígena, uma das mais perigosas.

14

15

16

17

18

19

20

21 Infelizmente, muitos estragos são causados pelos agrotóxicos. Mas, vendo por outro lado... Os Haletos podem salvar vidas: Os haletos são substâncias que podem até mesmo substituir o sangue (uma delas é o perfluorodecalina), e por isso, nos Estados Unidos elas tem sido administradas de maneira que os seguidores da religião Testemunhas de Jeová não morram por falta de sangue, quando necessitarem de transfusões, uma vez que esta religião não permite a transfusão de sangue.

22 Percebemos assim que os Haletos orgânicos apresentam um importante papel dentro da química orgânica e aprendemos que eles desempenham muitas coisas dentro de nosso dia a dia... Tenha sempre cuidado ao mexer com produtos tóxicos.

23 ulasPub_1.pdf ulasPub_1.pdf


Carregar ppt "Nomes: Carlos Eduardo, Thiago F., Nathalia F. e Lucas. Turma: 202. Professor: Arlindo. Disciplina: Química."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google