A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Jeferson C. de Souza Existem os seguintes estratos: Herbáceo: formado principalmente por gramíneas;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Jeferson C. de Souza Existem os seguintes estratos: Herbáceo: formado principalmente por gramíneas;"— Transcrição da apresentação:

1

2 Prof. Jeferson C. de Souza

3

4 Existem os seguintes estratos: Herbáceo: formado principalmente por gramíneas;

5 Arbustivo: Arbustivo: constituído por árvores de pequeno porte, até 15 metros;

6 Arbóreo-arbustivo: constituído por árvores de médio porte, entre 15 e 20 metros;

7 Arbóreo: constituído por árvores de grande porte, acima de 20 metros.

8

9 Ombrófila Densa; Grande biodiversidade; Latifoliada; Intensa evapotranspiração Clima= equatorial

10 Evidência aponta (...) bomba biótica de umidade (...) consegue devolver rapidamente a água para o ar, mantendo ciclos de evaporação e condensação que fazem a umidade chegar a milhares de quilômetros no interior do continente.

11 a) convecção diurna e final de tarde; ZCIT: Zona de Convergência Intertropical

12 b) chuvas orográficas;

13 c) entrada de sistemas frontais vindos da região S/SE do Brasil * Friagens: efeito destas invasões de ar polar na Amazônia durante os meses de maio à agosto

14 A floresta amazônica pode ser dividida em três níveis, em função de suas características pedológicas, topográficas, climáticas e botânicas.

15 Solos alagados em terrenos baixos / hidrófilas. Aparecem muitos arbustos e cipós. Surgem as epífitas (se fixam sobre uma árvore hospedeira).

16 Terrenos periodicamente alagados; Variedade de acordo com inundação; São típicas a seringueira e o pau-mulato.

17 90% da área total; são altas, carregadas de epífitas e cipós lenhosos; são compactas, perenifólias e higrófilas. Arbóreas nobres! Embuia, mogno, cedro

18 A ocupação humana desordenada na Região Norte, pelas frentes pioneiras agrícolas, pela mineração e pelo garimpo, produziram vários impactos ambientais à floresta amazônica.

19 I. Pavimentação de rodovias para levar a soja até o rio Amazonas, por onde será escoada. II. Apoio à produção de fármacos, extratos e couros vegetais. III. Orientação para a expansão do plantio de soja, atraindo os produtores para áreas já desmatadas e atualmente abandonadas. ? Considerando as características geográficas da Amazônia, aplicam- se às macrorregiões: () Amazônia Ocidental, () Amazônia Central e () Arco do Povoamento Adensado, respectivamente, as estratégias

20 Polígono das Secas;

21 Arbóreo-arbustivo; Gramíneas secas; Xerófitas;

22 Pecuária extensiva; cultivo de subsistência; Fruticultura irrigada;

23 O clima é o tropical típico; Sujeita a fogo sazonal Obs. É o domínio mais Ameaçado atualmente no Brasil!!!

24 Fogo natural ou antrópico Arbóreas tortuosas de pequeno porte raízes profundas, cascas e folhas grossas, Tropófila (variação de umidade)

25 MATA GALERIA OU CILIAR: vegetação que ocorre em áreas de menor declividade do relevo ou ao longo dos rios. No Brasil, é típica da área de cerrado e de campos.

26 Ser "celeiro do Brasil" devasta o Cerrado. Enquanto o país bate recordes de produção e exportação de grãos, cursos d'água são contaminados, animais entram em listas de extinção e uma área do tamanho do Estado de Alagoas é desmatada, anualmente, no Cerrado. Fonte:

27 Clima tropical úmido Ombrófila Densa; Perenes e latifoliada; 3 estratos: Arbóreas (Ipê, Pau Brasil...) Arbustos e epífitas; Herbáceas;

28 Situação da mata atlântica quando da descoberta do Brasil

29 Clima subtropical; Acicufoliada; Planaltos + de m; Solo fértil de terra roxa

30 Clima subtropical; Acicufoliada; Planaltos + de m; Solo fértil de terra roxa

31 Problemas! Indústria madeireira e celulose

32


Carregar ppt "Prof. Jeferson C. de Souza Existem os seguintes estratos: Herbáceo: formado principalmente por gramíneas;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google