A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rodrigo Dias Especialista de Infra-estrutura Microsoft Brasil Nível 300 Melhor Gerenciamento Através de Governança de TI.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rodrigo Dias Especialista de Infra-estrutura Microsoft Brasil Nível 300 Melhor Gerenciamento Através de Governança de TI."— Transcrição da apresentação:

1 Rodrigo Dias Especialista de Infra-estrutura Microsoft Brasil Nível 300 Melhor Gerenciamento Através de Governança de TI – Parte II

2 Relembrando… Tecnologia = regras de uso + instrumentos tecnológicos Instrumentos tecnológicos da TI são os produtos e serviços que adquirimos e/ou implantamos. Eles são os recursos de TIInstrumentos tecnológicos da TI são os produtos e serviços que adquirimos e/ou implantamos. Eles são os recursos de TI As Regras de Uso da TI são os BOKs (Bodies of Knowledge) que orientam o uso dos instrumentos tecnológicos. Elas são as disciplinas.As Regras de Uso da TI são os BOKs (Bodies of Knowledge) que orientam o uso dos instrumentos tecnológicos. Elas são as disciplinas. O objetivo mínimo da TI é: Ter um Catálogo de Serviços (Portfolio) Associar a cada Serviço os Processos da organização que os utilizam ou utilizarão, com uma atribuição de importância (criticidade) Atribuir a cada Serviço uma Política de Desempenho divulgada (SLA) Se comunicar!

3 Precisamos alinhar nossas estratégias ao negócio Para mudar a percepção e o papel da TI dentro da organizaçãoPara mudar a percepção e o papel da TI dentro da organização Elevar o ROIElevar o ROI Setar expectativasSetar expectativas Ser percebido como investimento e não custo!Ser percebido como investimento e não custo!

4 Agenda Assessment: Nós realmente sabemos o que temos?Assessment: Nós realmente sabemos o que temos? Como fazer o alinhamento estratégico?Como fazer o alinhamento estratégico? Iniciando o alinhamentoIniciando o alinhamento FerramentasFerramentas FrameworksFrameworks

5 Assessment em 3 níveis PLANEJAMENTOPLANEJAMENTO EXCECUÇÃOEXCECUÇÃO CONTROLECONTROLE ProcessoProcesso MudançaMudança OperaçãoOperação Estamos fazendo as coisas certas? Estamos fazendo as coisas de maneira correta? Estamos implementando certo o que fazemos? Estamos mantendo implementado corretamente o que fazemos? Estamos tendo os benefícios esperados?

6 Competências para Mudança ANALÍTICAANALÍTICA POLÍTICAPOLÍTICA FINANCEIRAFINANCEIRA O que mudar? Devemos mudar? (Considerar cultura organizacional!) Com que mudar? (Crítico, precisamos justificar!) TECNOLÓGICATECNOLÓGICA Como mudar?

7 Framework básico para alinhamento Valor de TI Conhecimento Do Negócio Governança de IT Processos e Ferramentas Pessoas Objetivos de Negócio Ter em mãos os objetivos da área de negóciosTer em mãos os objetivos da área de negócios Elaborar proposta de valor com o conjunto de:Elaborar proposta de valor com o conjunto de: –Processos –Sistemas –Pessoas

8 Dinâmica Como TI pode atuar na performance do business Competências de TI Peformance do Business TI mais preparado influencia o crescimento Produtividade Planos & Controles Empresas com o melhor TI têm: Funcionários mais produtivos Melhores planos e controles sobre os seus negócios Produtividade e Planos & Controles impulsionando o crescimento O fortalecimento de infra-estrutura e pessoas de TI são elementos para a produtividade dos funcionários Planos & Controles dependem de operacionações, sistemas e boas práticas de gestão de TI Drivers Operacionais de TI Fonte: Enterprise IT Capabilities and Business Performance – White Paper Harvard Business School and Keystone Strategy Inc. March 2006

9 Mapa Estratégico de TI 1.Organizar para o futuro (Empresa + TI) 2.Alinhamento e detalhamento dos aspectos de TI 3.Estabelecer metas específicas 4.Prever orçamento de uma forma mais precisa 5.Visibilidade da realidade da TI frente a requisitos externos 6.Dar base para o planejamento de capacidade Já sabemos o que se deve fazer, mas como o faremos?

10 As 3 dimensões da Gestão de TI Gestão de Serviços Gestão de Portfolio Gerência do Amb. de Negócios Externo Gestão de Processo de Software Gestão de Tecnologia Gerência do Amb. de Negócios Interno Gestão de Recursos Humanos Gestão do Conhecimento Gestão da Qualidade e do Desempenho Gestão de Padrões e Políticas Gerência da Infra-EstruturaOrganizacional

11 Orientação para Serviços Visibilidade Externa (mais fácil de vender!)Visibilidade Externa (mais fácil de vender!) Maior facilidade de Definir, Entender e Medir os Indicadores de DesempenhoMaior facilidade de Definir, Entender e Medir os Indicadores de Desempenho Visualiza a Manutenção como Melhoria Contínua (Programas de Qualidade) – Incentiva a definição de padrões de entrega e execução.Visualiza a Manutenção como Melhoria Contínua (Programas de Qualidade) – Incentiva a definição de padrões de entrega e execução. Visualiza os Sistemas de Informação como um Macro-Processo da OrganizaçãoVisualiza os Sistemas de Informação como um Macro-Processo da Organização Permite uma definição lógica, independente da Tecnologia implementada!

12 Entrega de Serviço: Processo Contínuo Onde você quer chegar ? Como você irá chegar ? Onde você chegou ? Onde você está agora ? Negócios IT Drivers Scorecard Progresso Métricas ITIL, CMM, CobIT, Six Sigma Governança, Maturidade, Qualidade Compatível ISO20000, ISO17799, ISO9000 Guias de Gerenciamento de Serviços Programa de melhoria De serviços Estudos de Gerenciamento De Serviços

13 Ferramentas Frameworks de melhores práticasFrameworks de melhores práticas Bodies of Knowledge (BOK). Ex: PM BOKBodies of Knowledge (BOK). Ex: PM BOK Normas de QualidadeNormas de Qualidade Balanced Score Cards (BSC)Balanced Score Cards (BSC) Regulamentações que impactam TI (Gestão de Risco Operacional): SOX e Basiléia IIRegulamentações que impactam TI (Gestão de Risco Operacional): SOX e Basiléia II

14 Frameworks: ITIL Information Technology Infrastructure Library (ITIL)Information Technology Infrastructure Library (ITIL) Conjunto de melhores práticas de IT (separados em livros)Conjunto de melhores práticas de IT (separados em livros) Livros mais utilizados são os: Service Delivery e Service SupportLivros mais utilizados são os: Service Delivery e Service Support Não é metodologia, e sim uma estrutura flexível que pode ser adaptada às necessidades de cada companhia.Não é metodologia, e sim uma estrutura flexível que pode ser adaptada às necessidades de cada companhia. Mais focado nas camadas táticas e operacionais!Mais focado nas camadas táticas e operacionais! Abordagem orientada a processos.Abordagem orientada a processos. Base para a BS e ISO 20000Base para a BS e ISO Melhorias no lado estratégico com a v3.0Melhorias no lado estratégico com a v3.0

15 Frameworks: ITIL Pilares do ITIL Suporte a ServiçosSuporte a Serviços Entrega dos ServiçosEntrega dos Serviços Gerenciamento de Infra-estruturaGerenciamento de Infra-estrutura A Perspectiva do NegócioA Perspectiva do Negócio Gerenciamento de AplicaçõesGerenciamento de Aplicações

16 Frameworks: ITIL Principais Processos do ITIL SERVICE SUPPORT SERVICE DELIVERY

17 Frameworks: ITIL Nova organização com v3.0!!! Estratégia de ServiçosEstratégia de Serviços Design de ServiçosDesign de Serviços Transição de ServiçosTransição de Serviços Operação de ServiçosOperação de Serviços Melhorias Contínuas de ServiçosMelhorias Contínuas de Serviços

18 Frameworks: MOF Microsoft Operations FrameworkMicrosoft Operations Framework Baseado no ITILBaseado no ITIL Identifica e constrói melhores práticas nos produtos Microsoft habilitando o bom gerenciamentoIdentifica e constrói melhores práticas nos produtos Microsoft habilitando o bom gerenciamento Provê guias para melhorias contínuas no gerenciamento de TIProvê guias para melhorias contínuas no gerenciamento de TI Ferramentas de assessment on-line para avaliar o nível de maturidade da empresa.Ferramentas de assessment on-line para avaliar o nível de maturidade da empresa.

19 Frameworks: MOF Modelo Processo Modelo Risco LearnLearn ControlControl Track AnalyzeAnalyze PlanPlan IdentifyIdentify Modelo Time OperationsOperations Partner ReleaseRelease InfrastructureInfrastructure Support Service Security

20 Frameworks: CobIT Control Objectives for Information and related Technology) Conjunto de melhores práticas de IT (separados em livros)Control Objectives for Information and related Technology) Conjunto de melhores práticas de IT (separados em livros) Focado mais em práticas gerenciais, toca com maior abrangência as camadas estratégica e táticaFocado mais em práticas gerenciais, toca com maior abrangência as camadas estratégica e tática Conjunto de 34 objetivos de controles internos de TI (13 relacionados com ITIL)Conjunto de 34 objetivos de controles internos de TI (13 relacionados com ITIL) Provê ferramentas mais precisas para alinhamento estratégico e nível de maturidadeProvê ferramentas mais precisas para alinhamento estratégico e nível de maturidade Pilares:Pilares: 1.Alinhamento Estratégico 2.Avaliação de Performance 3.Gestão de Recursos 4.Gestão de Risco 5.Entrega de Valor (para o negócio)

21 Frameworks: CobIT Governança e Maturidade representadas em 3 Dimensões

22 Resumo Gerenciamento –Frameworks de processos –Métricas Relevantes –Integração como processos operacionais de TI Ferramentas –Medição de performance –Gestão de projeto e portfolio –Integração com sistemas do ITSM –Infra-estrutura –Integração com sistemas de gerenciamento Decidir Medir Definir Metas Alocar PPMO Inicativas e Mudanças ITSM Service Delivery Gov TI Gerenciamento

23 Mais informações Academia de Gerenciamento do TechnetAcademia de Gerenciamento do Technet Blog: ITSMF Capítulo Brasil Capítulo Brasil ITGI ISACA

24

25

26

27

28

29 © 2006 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. O propósito desta apresentação é apenas informativa. Microsoft não faz nenhuma garantia expressa ou implícita nesta apresentação. Seu potencial. Nossa inspiração. MR


Carregar ppt "Rodrigo Dias Especialista de Infra-estrutura Microsoft Brasil Nível 300 Melhor Gerenciamento Através de Governança de TI."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google