A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BOM DIA, Campanha Paraná sem corrupção Campanha nacional o que você tem a ver com a corrupção? Porque o Ministério Público? O QUE É O MINISTÉRIO PÚBLICO?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BOM DIA, Campanha Paraná sem corrupção Campanha nacional o que você tem a ver com a corrupção? Porque o Ministério Público? O QUE É O MINISTÉRIO PÚBLICO?"— Transcrição da apresentação:

1

2 BOM DIA, Campanha Paraná sem corrupção Campanha nacional o que você tem a ver com a corrupção? Porque o Ministério Público? O QUE É O MINISTÉRIO PÚBLICO?

3 Uma das funções do Ministério Público é Investigar e combater os casos de corrupção. Uma das alternativas que se criou, foi tentar prevenir ou seja, atuar para que a corrupção seja combatida desde o início. Porque a parceria com a Secretaria da Educação e com os alunos e professores? O estudo da ética, da moral. Do que é certo e errado devem fazer parte de nosso dia a dia na escola. Educando e formando cidadãos honestos teremos mais chances para combater casos de corrupção e até mesmo evitar que aconteçam.

4

5

6 O Movimento Paraná Sem Corrupção pretende envolver toda a sociedade no combate à corrupção. Todo cidadão pode participar, incentivando práticas e atitudes positivas, que contribuam para o fortalecimento da honestidade do povo paranaense. No dia a dia, na comunidade, na escola, no trabalho... nos mais diferentes grupos e lugares, é possível dizer não à corrupção, fazendo simplesmente o que é correto e melhor para todos. Nesse movimento, a sua atitude conta muito!

7

8

9 Precisamos mudar a ideia de que o mais esperto sempre se dá bem. Quem se dá bem é quem tem a consciência tranquila, que sabe diferenciar o que é certo e o que é errado. Para fiscalizar as pessoas que desviam o dinheiro do povo, devemos também nos policiar para não fazermos a mesma coisa no nosso dia a dia.

10

11

12 O QUE É CORRUPÇÃO O termo corrupção pode ser definido, numa visão ampla, como a ação e o efeito de corromper ou corromper-se. A corrupção-malversação-propina ocorre quando a atividade do servidor público ou agente político não se fundamenta na promoção do interesse geral. É usar o dinheiro público como se fosse particular; é tirar dinheiro da merenda, do remédio, da obra e usar para outros fins que não de interesse público; é usar o cargo público para beneficiar interesses privados.

13 Por que os alunos do ensino médio? Muitos de vocês nas eleições municipais irão realizar o 1º voto. Então um dos objetivos é o voto consciente. Pois uma forma de evitar a corrupção na política é no momento do voto, escolhermos bons políticos. Pessoas comprometidas com a população que tem ciência de suas responsabilidades.

14 Quem escolhe os governantes e parlamentares? O povo, pelo voto direto da população. Segundo a Constituição, todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituição, conforme prevê o parágrafo único do art. 1º da Carta Política.

15

16 O que é um voto consciente? É o voto livre, soberano e independente, que recai sobre um candidato que o eleitor considere capacitado técnica, ética, política e moralmente para representá-lo, Os candidatos devem merecer o apoio e voto por seus compromissos de campanha e, no caso dos que já detêm mandato, por suas gestões, atitudes, comportamentos e votos no exercício das funções públicas. Beleza, uma boa conversa ou distribuição de favores, bens ou dinheiro não podem, nem devem orientar o voto consciente.

17 Para escolher bem, não devemos vender nosso voto em troca de um favor, de um benefício ou de uma promessa absurda. Todos sabemos que se existe corrupto é também porque existe corruptor. Assim, não devo pedir para que o candidato pague minha festa de formatura, meu baile, etc. Não votar no candidato que não conhece a realidade e as necessidades de seu bairro.

18

19

20

21 Então é muito importante o voto consciente. Sabendo a função do prefeito e do vereador. PREFEITO é chefe que pode executivo escolhido para administrar uma cidade. Ele escolhe os chefes de cada secretaria do município, administra todos os funcionários públicos municipais. Administra o orçamento do município, ou seja, como, um pai de família, ele administra no que devem ser aplicados os recursos do município.

22

23

24

25 Apresentamos algumas características do bom eleitor (cartilha CNBB): 1 É uma pessoa honesta Não vende seu voto, nem troca por benefícios pessoais (dinheiro, gasolina, favores, qualquer tipo de bens materiais, cargos, emprego e outros), nem por Prometo-lhe dez votos! benefícios concedidos à família, ao grupo ou comunidade. 2 Pensa no bem de todos Tem consciência comunitária e sabe que se todos vão bem ele também estará bem. 3 Respeita os adversários políticos Embora tenha suas convicções pessoais, respeita o fato de que outros possam pensar diferente; dialoga, não impõe seu pensamento; na vitória é discreto não precisando apelar para a provocação ou humilhação dos adversários. 4 Deixa liberdade de escolha Não obriga seus empregados, familiares, amigos e colegas a votar em seu candidato; não se serve de chantagens, mentiras ou pressões.

26 5 É racional, ponderado Avalia, analisa a pessoa do candidato (seu perfil) e quem o acompanha ou apoia e não se deixa influenciar por promessas eleitoreiras ou por difamações baratas. 6 Tem coragem de denunciar Quando tem provas, denuncia ações de partidos ou candidatos que desrespeitem a Lei Eleitoral. 7 Compromete-se com a comunidade Interessa-se pelo bem do município e dos cidadãos. Não apenas cumpre com seu dever de votar, mas procura acompanhar os eleitos no exercício do mandato. Faz críticas construtivas oferecendo sugestões e mobilizando-se na cobrança de ações políticas que favoreçam o bem comum.

27

28 POR ISSO É IMPORTANTE QUE CADA UM FAÇA SUA PARTE. CADA GESTO CADA ATITUDE É IMPORTANTE.

29

30


Carregar ppt "BOM DIA, Campanha Paraná sem corrupção Campanha nacional o que você tem a ver com a corrupção? Porque o Ministério Público? O QUE É O MINISTÉRIO PÚBLICO?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google