A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISCUTINDO SOBRE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NO SERVIÇO PÚBLICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISCUTINDO SOBRE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NO SERVIÇO PÚBLICO"— Transcrição da apresentação:

1 DISCUTINDO SOBRE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NO SERVIÇO PÚBLICO
3 CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DISCUTINDO SOBRE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NO SERVIÇO PÚBLICO “Um ambiente desfavorável no emprego é um fator de risco para 60% das doenças não transmissíveis” Ban Ki-Moon Prof. Serigne Ababacar Cissé Ba Brasília- DF 04 e 05/12/2012 Profª Eliete Bernal Arellano

2 Agenda de Trabalho 1. Mutações no mundo do trabalho 2
Agenda de Trabalho 1. Mutações no mundo do trabalho 2. O indivíduo nas organizações 3. A qualidade 4. O serviço público: realidades e descompassos 5. A Qualidade de Vida no Trabalho - QVT

3 Dados alarmantes 1. Entre 2000 e 2010, o segmento de supermercados, bancos e industrias de ponta dobrou o faturamento, com 10% menos gente trabalhando; 2. Há metade das pessoas trabalhando o dobro para produzir o triplo; 3. Apenas 50% dos executivos chegam ao final da semana com a sensação de dever cumprido. Efeito workaholic; 4. O Brasil ocupa o 2º lugar no ranking de países onde os profissionais mais desenvolvem doenças devido à tensão do trabalho; 5. 1/3 dos brasileiros sofre de problemas de saúde por causa do estresse no trabalho.

4 7. A pressão por resultados e sobrecarga aumentam consumo de drogas e álcool: há organizações em que 5% dos funcionários são dependentes químicos; 8. Os gastos com saúde representam a segunda maior despesa das organizações; ,5% dos executivos declaram-se insatisfeitos com o trabalho – o excesso de tarefas é um dos principais geradores de tensão O que as organizações tanto públicas como privadas precisam fazer para atender às necessidades dos funcionários? Certamente não é instalar academias no local de trabalho nem assinar convênios com farmácias!

5 O Homem e o Trabalho Jeremy Rifkin

6 Introdução da Psicologia nos Estudos organizacionais
1889 – Em Modena, Itália, Luigi Patrizi montou um laboratório para estudo da fadiga; Advento da Psicodinâmica do trabalho Christophe Dejours (1994); Reconsideração do Indivíduo nas organizações: dimensões esquecidas – Jean François Chanlat (1990).

7 A evolução da visão das necessidades que o Trabalho atende:
Etimologia: Segundo Albornoz (2002), tripalium é o instrumento feito de três paus aguçados, algumas vezes ainda munidos de pontas de ferro, no qual os agricultores batiam o trigo, as espigas de milho, o linho, para rasgá-los e esfiapá-los. Função Econômica: fonte de sustento; Função Social: traz uma coesão social; Função Psicológica: ocupa a mente.

8 A qualidade no serviço público
Exigência crescente na reforma do estado; Público informado (LAI, Portal da transparência); Cumprimento de metas (Ex. das comarcas); Prêmios de inovação (CNMP, AGU, BB, etc.); Promoções com base na meritocracia (Goiás); Etc..

9

10

11 Definição de Qualidade de Vida no Trabalho
Qualidade de Vida no Trabalho tem como objetivo principal a busca do equilíbrio psíquico, físico e social dos empregados, dentro do contexto organizacional considerando as pessoas como seres integrados nessas três dimensões, através de ações que refletem em um aumento na produtividade e na melhoria da imagem da empresa tanto no contexto interno, como externamente, levando a um crescimento pessoal e organizacional. (Arellano, 2003)

12 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
BEM ESTAR PRODUTIVIDADE

13 Um modelo de QVT Walton (1976), propõe um modelo conceitual para avaliar a QVT nas organizações através de oito categorias: Remuneração justa e adequada (trabalho x pagamento) 2. Segurança e salubridade no trabalho (riscos mínimos) 3. Oportunidade de uso e desenvolvimento das capacidades humanas (autonomia, perspectivas, tarefas completas) 4. Oportunidade de Crescimento e Segurança no emprego 5. Integração Social na Organização (preconceitos, igualitarismo) 6. Constitucionalismo (equidade, privacidade, processo justo) 7. O Trabalho e o espaço total da vida (equilíbrio entre vidas) 8. Relevância social do trabalho na vida (auto-estima)

14 Outros modelos de QVT WESTLEY DAVIS & WERTHER Hackman & Oldham
Variedade de Habilidades Identidade da tarefa Significado da tarefa Autonomia Feedback do próprio trabalho (intrínseco) Injustiça Insegurança Isolamento Anomia Elementos: Organizacionais Ambientais Comportamentais Temos ainda os modelos de Westley (1979); Davis & Werther e Hackman & Oldham

15 Práticas Premiadas em Programas de Qualidade de Vida no Brasil
ABB LTDA Avon Cosméticos Ltda Banco Itaú Holding Financeira S/A BMS-Arcelor Brasil Celulose Nipo-Brasileira S. A. - CENIBRA Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo-SABESP Condomínio Conjunto Nacional CPFL Energia CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos Dow Brasil S.A EDITORA ABRIL S/A ELEKTRO Eletricidade e Serviços S/A EMATER - Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte EMPRESA BRASILEIRA DE TELECOMUNICAÇÕES S.A. – EMBRATEL Givaudan do Brasil Ltda INMETRO- Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial MOTOROLA INDUSTRIAL LTDA Nestlé Brasil Ltda PHILIPS DO BRASIL LTDA Prefeitura Municipal de Curitiba Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S.A Serasa S/A SIEMENS Ltda TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 1.a REGIAO (MOSTRAR A RESULTADO DO DIAGNÓSTICO) TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3.a REGIAO ThyssenKrupp Bilstein Brasil Molas e Componentes de Suspensão Ltda Votorantim Celulose e Papel AS

16 Práticas Premiadas em Programas de Qualidade de Vida no Brasil

17 Práticas Premiadas em Programas de Qualidade de Vida no Brasil
Ações desenvolvidas por Órgãos Públicos

18 Modelo conceitual explicativo da QVT: Diálogo entre a ergonomia e a psicodinâmica do trabalho (Mendes e Ferreira, 2003, 2007) Danos físicos e psicossociais Cultura Organizacional Doenças ocupacionais Fracasso Contexto de trabalho e Custo humano do trabalho Condições de Trabalho Estratégias de mediação Saúde Mental no Trabalho Prazer-sofrimento no trabalho Organização do Trabalho Sucesso Relações Socioprofissionais Saúde e QVT

19 Etapas para Implantação de um Programa de QVT
1. Definir a concepção e a política de QVT (Preventiva e/ou curativa) 2. Realização periódica de Pesquisa Diagnóstica; 3. Apresentação das pesquisas e debates das ações com especialistas e os próprios servidores; 4. Criação de um Comitê ou Grupo de Trabalho;(CQVT ou GQVT) 5. Implantação e gestão das ações pelo comitê.

20 Papel e Importância deste Congresso: uma ação de QVT
1. Reflexão coletiva, debates e participações dos atores sobre concepções de QVT; 2. Reflexão sobre diretrizes e propostas de ação; 3. Criação de perspectivas e desafios; 4. Esse evento e as propostas que dele decorrerão consistem em um avanço positivo para reforçar o bem-estar coletivo, o desenvolvimento pessoal e profissional dos servidores e o exercício da cidadania no cargo público.

21 Referências Bibliográficas
Arellano, E.B. Práticas Premiadas em Programas de Qualidade de Vida no Brasil in Prêmio Nacional de Qualidade de Vida – A trajetória de uma década, Lombardi, T.M et al. (orgs.), SP: ABTD, 2007. Arellano, E.B. Qualidade de Vida no trabalho: Como a nutrição está inserida nos programas de QVT. Dissertação para obtenção de grau de mestre, FCF/FEA/FSP/USP, 2003. JENKINS, R. Lifting the Global burden of Mental Disorders, Behavioral Healthcare Tomorrow, 6 (4), August, 1997. Limongi-França, A.C; Arellano, E.B., Qualidade de Vida no Trabalho in Fleury. M.T.L. (org.), As Pessoas na Organização, SP: Gente, 2002.

22 Aplicação de Dinâmica Distribuir a primeira parte do instrumento;
Dar 5 mn para o preenchimento (23 questões); Discussão final; Agradecimentos.

23 Seja m Felizes!!


Carregar ppt "DISCUTINDO SOBRE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NO SERVIÇO PÚBLICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google