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© 2006 Cisco Systems, Inc. All rights reserved.Cisco ConfidentialPresentation_ID 1 Voz sobre IP (VoIP) Telefonia IP André Koide da Silva Goldnet TI S/A.

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3 Agenda Definindo conceitos Encapsulamento de voz em pacotes IP Compressão de cabeçalho RTP Requisitos de voz em redes IP Voz sobre IP (VoIP) vs. Telefonia IP Telefonia IP – PABX Mobilidade em IP CallManager vs. CallManager Express Cisco Unity: Solução de mensagens

4 Definindo conceitos Componentes básicos de uma rede de telefonia convencional Edge devices Local loops CO switches Trunks

5 Definindo conceitos Central Office Switches (CO)

6 Definindo conceitos O que é um PABX?

7 Definindo conceitos O que é um PABX? Versão menor e privada dos switches CO Suportam, tipicamente, entre 20 a usuários Implementam um conjunto de recursos para as chamadas Principais componentes: Terminal interface Switching network Control complex

8 Definindo conceitos Setup básico das chamadas

9 Definindo conceitos Modulação por código de pulso (PCM) Passos para digitalização de um sinal analógico: 1. Amostragem regular do sinal analógico 2. Quantização das amostras 3. Codificação em valores binários 4. (Opcional) Compressão das amostras para redução da largura de banda utilizada

10 Encapsulamento de voz em pacotes IP Real-Time Transport Protocol (RTP) Implementa conexão fim-a-fim na rede IP para serviços sensíveis a atraso, e dados em tempo real, como voz e vídeo Trabalha com filas para priorizar o tráfego de voz em relação aos demais Serviços inclusos: Identificação do tipo de dado (payload) Sequenciamento Time-stamping Entrega monitorada

11 Compressão de cabeçalho RTP Reduz a utilização da largura de banda em links WANs por intermédio da compressão do cabeçalho RTP

12 Requisitos de voz em redes IP Características da rede IP Não orientada a conexão Múltiplos caminhos entre origem e destino

13 Requisitos de voz em redes IP Perda de pacotes Perda de pacotes degrada severamente uma aplicação de voz Atraso Aplicações de voz toleram, tipicamente, até 150 ms de atraso sem que a qualidade da chamada seja degradada Jitter Variação entre a chegada prevista para um pacote IP e o tempo em que este efetivamente foi recebido

14 Requisitos de voz em redes IP Perda de pacotes Good m--ning, --w are you? Atraso Good morning, how are you? Jitter Good morning, how.. are you?

15 Requisitos de voz em redes IP Utilização da largura de banda vs. diferentes codecs Um dos mais importantes fatores a ser considerado durante a implementação das redes de voz é o planejamento da capacidade Cada um dos diferentes codecs requer uma determinada largura de banda para cada chamada que será estabelecida

16 Voz sobre IP (VoIP) vs. Telefonia IP

17 Telefonia IP – PABX Máximo X linhas e N slots Número de telefones depende do mix módulos ramais/troncos e da capacidade do gabinete Máximo X telefones IP Número de telefones IP depende apenas da plataforma (memória/CPU) e da quantidade de servidores na rede

18 PABX IP: Processamento centralizado CallManager apenas na matriz e filiais com telefones IP Administração centralizada Alta escalabilidade

19 PABX IP: Redundância geográfica Ponto único de administração Mobilidade Transparência de facilidades Plano de numeração unificado

20 PABX IP: SRST Exige um servidor CallManager para operação normal Em caso de falha no link WAN, o IOS com a facilidade SRST (Survivable Remote Site Telephony) assume os telefones IP, que podem fazer chamadas pela STFC (Sistema de Telefonia Fixo Comutado)

21 Inserção de novas localidades Na solução com PABX IP, novas localidades não exigem um investimento adicional na aquisição de um PABX

22 Operação da Rede Gerenciamento, configuração e manuntenção do PABX IP podem ser realizadas remotamente Redução dos custos de viagens e deslocamentos Maior rapidez na ativação do serviço

23 Mobilidade em IP Diretório único para administração Registro dinâmico dos telefones Alimentação via cabo ethernet (PoE) Configuração de VLAN e QoS Endereço IP estático ou via DHCP Registro dinâmico de usuários Autenticação do usuário no próprio telefone (perfil e ramal) Tecnologia ideal para sistemas de baias móveis

24 Ramal 2000 ?IP= IP= São PauloCampinas STFC WAN IP= Userid Senha Userid Senha Mobilidade em IP

25 São PauloCampinas STFC WAN Ramal 2000 ?IP= IP= Mobilidade em IP

26 # of Phones per Site Pequenos ou médios sitesHQ Funcionalidades CallManager Express: Pequenos escritórios: paging, intercomunicador etc. Solução baseada no roteador (sem servidores) CallManager: Suporta até usuários em um cluster Aplicações: IP Contact Center, MeetingPlace, IP IVR, Extension Mobility Solução baseada em servidores Cisco Unified CallManager Cisco Unified CallManager Express Médios e Grandes sites CallManager vs. CallManager Express

27 Gerenciamento Conexão de dados (Internet) Conexão com a rede pública ou com PABX Opção ideal para pequenos escritórios ou filiais ROTEADOR CISCO CallManager Express Uma plataforma para dados e voz Aproveita os roteadores existentes e adiciona a capacidade de telefonia IP Gerenciamento via interface gráfica Web

28 Alta disponibilidade (upgrade) Cluster alta capacidade Primário Secundário Tel. IP < Tel. IP > Tel. IP Terciário Escalabilidade do CallManager

29 Cisco Unity: Solução de mensagens Unity mensagens unificadas Fax, correio de voz, Opera com o Cisco CallManager Compatível com MS-Exchange Compatível com domíno Unity correio de voz Correio de voz Possível migração para UM Opera com Cisco Call Manager

30 Correio de voz Fax Único repositório Comunicações Unificadas

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